Em farmacologia, a dose também apresenta subdivisõesDose de ataque. É a dose de um medicamento capaz de elevar rapidamente a concentração de um fármaco na corrente sanguínea, a fim de que se obtenha o resultado terapêutico mais rapidamente.Dose de manutenção. ... Dose mínima. ... Dose máxima. ... Dose tóxica. ... Dose letal.
Dosagem é a quantidade de substância ativa existente no medicamento, por unidade de administração, volume ou massa. Há também a posologia, que é o estudo farmacológico a respeito da frequência da administração das dosagens regulamentares dos medicamentos e fármacos, assim como restrições e outras indicações.
Um miligrama (cuja abreviação é mg) corresponde à milésima parte do grama ou 1/1.000 g.
EC50 é a potência do fármaco ou a concentração em que o fármaco produz 50% de seu efeito máximo. Nesta figura, o Fármaco A é mais potente do que o Fármaco B, visto que produz metade do efeito máximo numa concentração mais baixa do que o Fármaco B. Os Fármacos A e B exibem a mesma eficácia (resposta máxima ao fármaco).
O índice terapêutico (razão da concentração tóxica mínima para a concentração média efetiva) ajuda a determinar a eficácia e a segurança do fármaco. O aumento da dose de um fármaco com um índice terapêutico pequeno amplia a probabilidade de toxicidade ou ineficácia do fármaco.
21 curiosidades que você vai gostar
Potência, eficiência e eficácia
Por exemplo, se 5 mg do medicamento A aliviam a dor com a mesma eficácia que 10 mg do medicamento B, o medicamento A é duas vezes mais potente que o medicamento B. A eficiência é a capacidade do medicamento de produzir um efeito (como redução da pressão arterial).
Em geral, quanto menor a potência de um fármaco, e maior a dose necessária, maior a probabilidade de que outros sítios de ação, diferentes do sítio primário, ganhem importância. A ligação de uma molécula de um fármaco a um receptor pode ou não resultar na ativação desse receptor.
Quando comparada com a via oral, a via sublingual permite uma entrada mais rápida do fármaco no organismo. É ideal para a rápida absorção de pequenas doses, pois a região sublingual apresenta muitos vasos sanguíneos e uma mucosa pouco espessa, o que facilita o mecanismo.
O que é dose efetiva 50% (DE50 ou ED50)?
É a dose capaz de produzir 50% do efeito desejado. Está relacionada à potência.
O EC50 de uma curva de dose-resposta graduada representa a concentração do composto para qual 50% do efeito é observado. ... Para ensaios de ligação competitiva e ensaios de agonistas funcionais, o IC50 é a medição sumária mais comum da curva de dose-reposta.
50 gotas é 5 mg e não 5 mls. Cada ml tem em geral 20 gotas dependendo do frasco, logo seria 100 gotas que vale 5 mls que corresponde a 10 mg. Mas o mais provavél é a prescrição em Mg mesmo.
Basta dividir o número de miligramas pela densidade (mg/ml) e dividir o resultado por 5 para descobrir a medida de qualquer substância em colheres de chá.
Geralmente, a quantidade do medicamento em cada forma de apresentação (comprimido, ampola, etc.) é referida em gramas (g) ou miligramas (mg). As quantidades dos medicamentos não se apresentam em números decimais, por exemplo: paracetamol, comprimidos de 500 mg e não 0,5 g.
Posologia: é a forma de utilizar os medicamentos, isto é, o número de vezes e a quantidade de medicamento a ser utilizada a cada dia. Exemplo: Paracetamol 100mg/ml, via oral, um frasco, tomar 20 gotas de 8 em 8 horas por três dias.
1 comprimido até 4 vezes ao dia, para adultos e adolescentes acima de 15 anos. Se o efeito de uma única dose for insuficiente ou após o efeito analgésico ter diminuído, a dose pode ser repetida respeitando-se a posologia e a dose máxima diária, conforme descrito acima.
Usando amoxicilina (Amoxil e outros) como exemplo, se a ordem for “Administrar 20 mg por kg de amoxicilina a cada 12 horas” para uma criança que pesa 15 kg, a enfermeira multiplicaria 20 mg por 15 (kg) para chegar a uma dose de 300 mg. O medicamento é fornecido em suspensão de 250 mg por 5 mL.
Uma informação muito utilizada é aquela denominada Dose Letal 50 – DL50 que é a quantidade de uma substância química que quando é administrada em uma única dose por via oral, expressa em massa da substância por massa de animal, produz a morte de 50% dos animais expostos dentro de um período de observação de 14 dias ( ...
Volume da distribuição
O volume de distribuição aparente é o volume de líquido teórico em que o total do fármaco administrado teria de ser diluído para produzir a concentração no plasma.
Já a concentração letal média (CL50) refere- se à concentração de um produto químico no ar ou na água que leva à morte de 50% dos indivíduos num tempo pré-estabelecido (QUEIROZ, 2015).
1) Via Parenteral
A ação é mais rápida e segura, não provocando irritação gástrica nem vômito. Pode ser utilizada para pacientes inconscientes, não há probabilidade de interferência pelos alimentos ou sucos digestivos e o fármaco não passa pelo fígado.
A administração de medicamentos por via oral é a mais utilizada, segura e econômica, além de ser bastante confortável, sem apresentação de dor, por exemplo.
Conheça um pouco mais sobre algumas das vias de administração de medicamentos que podem ser adotados pelo enfermeiro:Via oral. ... Vias de administração de medicamentos parenterais. ... Via sublingual. ... Via retal. ... Via ocular. ... Via otológica. ... Via cutânea. ... Via transdérmica.
A capacidade do fármaco em afetar um determinado receptor relaciona-se à afinidade do fármaco (probabilidade de ocupar um receptor a qualquer instante) e à eficácia intrínseca (atividade intrínseca — grau em que o ligante ativa receptores e conduz à resposta celular).
Os fármacos são classificados em grupos em cinco níveis diferentes. Os fármacos são divididos em 14 (catorze) grupos principais (1º nível), com dois sub-grupos terapêutico/farmacológico (2º e 3º níveis). O nível 4 é um sub-grupo terapêutico/farmacológico/químico e o nível 5 é a substância química.
Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.
Qual o santo que é seu Obaluaê?
Porque Maria Bethânia canta descalço?
Quanto tempo demora para queloide sumir?
Qual que é a serra mais perigosa do mundo?
Quais são os tipos de design gráfico?
Quais são os instintos do homem?
Qual o valor do auxílio emergencial para o mês de agosto?
Quem tem problema de fígado pode tomar ômega 3?
Quando se aplica o Código penal militar?
Quem é pré diabético pode comer banana?
Como se determina o vencedor de uma luta no boxe?
Por que o Zoro tem uma cicatriz no olho?
Como fazer uma apelação novo CPC?
Pode-se trabalhar 7 dias consecutivos?