Além do VDRL, outro teste não treponêmico utilizado é o RPR (teste de reagina plasmática rápido), que utiliza partículas de carvão. Ambos, quando positivos, demonstram atividade de doença, sendo utilizados no diagnóstico inicial e no controle de cura da sífilis, por meio de titulação.
Testes não treponêmicos
São testes que detectam anticorpos não específicos para T. pallidum, mas que são encontrados em pacientes com sífilis. São exemplos de metodologias utilizadas: Floculação: VDRL, RPR, USR e TRUST.
Testes não treponêmicos
São testes que detectam anticorpos não treponêmicos, anteriormente denominados anticardiolipínicos, reagínicos ou lipoídicos. Esses anticorpos não são específicos para Treponema pallidum, porém estão presentes na sífilis.
A diferença principal é que os testes não treponêmicos detectam anticorpos que não são específicos contra Treponema pallidum e os testes treponêmicos detectam anticorpos específicos para antígenos de T. pallidum. Podem ocorrer em diferentes situações e tendem a apresentar títulos baixos nos testes não treponêmicos.
FTA-ABS ou VDRL
O FTA-ABS é um teste mais específico e sensível que o VDRL. A sua janela imunológica é mais curta, podendo estar positivo já após alguns dias depois do aparecimento do cancro duro. O FTA-ABS ou o TPHA também apresentam menores taxas de falso positivo que o VDRL.
21 curiosidades que você vai gostar
A sorologia treponêmica (FTA-abs, TPHA, imunofluorescência) corresponde a testes específicos, úteis para confirmação diagnóstica. A sensibilidade dos testes treponêmicos na sífilis adquirida é de 84% na fase primária, de 100% nas fases secundária e latente, e de aproxmadamente 96% na sífilis terciária.
O exame FTA-ABS IgG serve para a identificação um pouco mais tardiamente, mas ainda na fase aguda da sífilis.
Outros testes treponêmicos utilizados são o FTA-Abs (anticorpo treponêmico fluorescente com absorção) e a hemaglutinação (TPHA). Ambos são utilizados com testes confirmatórios nos fluxogramas diagnósticos de sífilis.
Infecção com Treponema pallidum, doenças associadas: várias formas de sífilis. O diagnóstico da Sífilis é baseado nos achados clínicos de acordo com o estágio da doença, na detecção microscópica do agente infeccioso (campo escuro) e detecção sorológica de anticorpos anti-Treponema pallidum.
A sífilis é classificada em quatro tipos:A sífilis adquirida recente (com menos de 1 ano de evolução), com tres fases: primária (Também chamada de crânco duro), secundaria e latente recente.Sífilis adquirida tardia (com mais de 1 ano de evolução), com duas fases: latente tardia e terciária.
O VDRL é considerado positivo quando seu título for igual ou superior a 1/16. Títulos inferiores são considerados falso-positivos quando os testes treponêmicos forem negativos. Entretanto, algumas condições estão associadas com VDRL reagente e ELISA não reagente, sem história prévia de sífilis.
O resultado é considerado positivo quando possui título a partir de 1/16. Esse título significa que mesmo diluindo o sangue em 16 vezes ainda é possível identificar anticorpos, sendo fundamental nesses casos que o médico seja consultado para que o tratamento seja iniciado rapidamente.
Reagente Reagente Podem significar sífilis ativa, sífilis latente ou sífilis tratada. Para esclarecer o caso, deve-se analisar a história do indivíduo (dados clínicos e epidemiológicos). Reagente (geralmente em títulos baixos) Não reagente Provavelmente é uma reação cruzada e esse resultado um falso-positivo.
A reação de FTA-abs é uma técnica de imunofluorescência indireta (IFI). Essa técnica utiliza Treponema pallidum (da cepa Nichols) fixado em áreas demarcadas de lâminas de vidro em que são feitas as reações.
Se o seu exame de FTA-ABS IgG e IgM vieram negativos ou não reagentes, você nunca teve sífilis. Após o contato sexual de risco, este exame ficará positivo em 10 dias. Solicite ao seu médico exames para descartar as outras infecções sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite B e C. Converse com o seu médico.
Infecção com Treponema pallidum, doenças associadas: várias formas de sífilis. O diagnóstico da Sífilis é baseado nos achados clínicos de acordo com o estágio da doença, na detecção microscópica do agente infeccioso (campo escuro) e detecção sorológica de anticorpos anti-Treponema pallidum.
O IgG reagente demonstra que o seu organismo está entrando na fase tardia da doença e possivelmente desenvolvendo imunidade contra o antígeno. Como o IgM continua reagente, é essencial seguir as orientações do seu médico e manter o distanciamento de outras pessoas.
Após o tratamento, o IgG FTA-ABS pode negativar ou permanecer positivo. O IgM FTA-ABS desaparece após fase aguda, sendo útil para indicar infecção congênita.
O FTA-ABS IgG e IgM significam que você tem ou teve sifilis. Enquanto o IgM representa uma infecção mais recente, o IgG significa uma infecção tardia. Após ter sífilis, mesmo que o tratamento tenha sido realizado corretamente, o FTA-ABS IgG poderá ficar sempre positivo.
VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) é um exame de sangue, que tem como objetivo diagnosticar a sífilis e fazer o acompanhamento de pacientes que sofrem com esse problema.
- VDRL positivo e FTA-ABS positivo confirmam o diagnóstico de sífilis. - VDRL positivo e FTA-ABS negativo indicam outra doença que não sífilis. - VDRL negativo e FTA-ABS positivo indicam sífilis em fase bem inicial ou sífilis já curada ou sífilis terciária.
FTA ABS – Anticorpos IgG - R$32,00 - Labi Exames.
Resumindo, o teste treponêmico FTA-ABS é o que positiva mais precocemente e isso acontece no minimo 20 dias após o contato mas pode demorar mais de 3 meses para positivar.
VDRL reagente 1/2
Portanto, se o resultado for 1/2, quer dizer que foi possível identificar o anticorpo mesmo após 2 diluições no sangue. Este é o título não caracteriza diagnóstico. O resultado é caracterizado como diagnóstico somente a partir de valores maiores de 32 diluições, ou seja, 1/32.
O VDRL reagente 1:1 indica que provavelmente a pessoa já teve sífilis e houve cura, seja espontânea (pode acontecer) ou por consequência de tratamento adequado. Outra possibilidade seria um falso-reagente.
Como o Homem Aranha ganhou seus poderes?
Como instalar o tapete de dança na TV?
Foi liberado a redução de jornada?
Por que o Brasil é grande consumidor do gás natural boliviano?
Como praticante de Kung-fu deve entender a presença das armas na luta?
Quando chegou o presbiterianismo no Brasil?
Qual é o poder do segundo Hokage?
Quais as consequências que o mau uso da internet pode causar?
Pode ligar chuveiro elétrico na tomada?
Como preparar uma solução Molar?
O que precisa para fazer um chá de fraldas?
Qual a integração entre a família e a escola?
Como se faz o chá de Cana do Brejo?
Quantas colheres de café para uma pessoa?
Para que serve o Nan Sensitive?
O que é um esfregaço bacteriano?
Como se faz chá de mil homens?