Os sistemas de criação e manejo de galinhas poedeiras podem ser clas- sificados em: intensivos (em gaiolas ou sobre o piso, em galpões abertos ou fechados), sendo o convencional, ou de granja, o mais comum; e extensivos ou alternativos (free range, orgânico, colonial ou tipo caipira).
As aves caipiras são mais resistentes que as industriais, mesmo assim devem receber uma ração balanceada para se manterem sadias, com uma ótima conversão alimentar, melhores resultados para ganho de peso e produção de ovos.
O sistema de produção de ovos predominante no Brasil é o intensivo, com gaiolas convencionais em galpões abertos, principalmente nas granjas verticalizadas. O sistema conhecido como convencional é caracterizado, na sua maioria, pela produção em gaiolas convencionais (95%).
Já a avicultura de postura se destina a criação de galinhas para produção de ovos, também conhecidas como poedeiras. A produção pode se dividir entre ovos para a reprodução e a para o consumo. A diferença que se faz entre uma e outra é a presença do galo.
Podemos diferenciar três sistemas de exploração para criação de aves: extensivo, semi-intensivo e intensivo. As aves são criadas completamente soltas, sem maiores cuidados com a alimentação e abrigo.
Bem-estar. Em decorrência da crescente pressão dos consumidores sobre o bem-estar animal, essa é uma área que tem apresentado forte tendência de crescimento. Na produção de aves destaca-se ações que visem a coleta de sêmen, preservando o bem-estar das aves e técnicas voltadas para a postura em sistemas cage-free.
O Sistema de Criação de Galinhas Caipiras tem como objetivo melhorar o desempenho da atividade tradicional de criação de galinhas na agricultura familiar. ... O sistema de produção descreve estratégias para a utilização de materiais que podem ser encontrados nas propriedades, até mesmo recicláveis.
Estas aves possuem bico pequeno, crista carnuda, pernas escamosas e asas curtas e largas. A galinha tem uma enorme importância para o ser humano, sendo o animal doméstico mais difundido e abundante do planeta e uma das fontes de proteÃna mais baratas. Além de sua carne, as galinhas fornecem ovos.
De acordo com o professor Tadeu Cotta, coordenador do curso Produção de Frangos de Corte, a avicultura de corte no Brasil adota três sistemas de produção, cada um com seu modo de criação. Tais sistemas são: sistema de integração, sistema cooperativo e sistema independente.
O frango caipira é abatido entre 80 e 90 dias de vida. Apesar da ave caipira ser menor e com menos carne, por outro lado, tem um sabor diferenciado. Já o frango da granja é criado com mais controle e supervisão, em um ambiente com temperatura, umidade e espaço favoráveis para seu desenvolvimento.
Tipicamente, as poedeiras consomem 100 gramas de ração por dia. Ofereça todo o alimento necessário de uma vez, preferivelmente durante a manhã. Sempre verifique os nÃveis de ração para garantir que as galinhas tenham o suficiente.
Como escolher as galinhas para começar a criação? Escolha entre aquelas aves já existen- tes no seu quintal ou na vizinhança, mas observe a idade, os hábitos, a mansidão, a produção, a beleza e a saúde. Selecione fêmeas de 6 a 24 meses de idade que nunca tenham adoecido e que sejam: Boas poedeiras ou filhas de boas poedeiras.
No Brasil, a criação de galinhas caipiras é uma tradição. Mesmo em áreas urbanas, em improvisados galinheiros, a criação dessas aves é meio de obtenção de carne e ovos, geralmente para o próprio consumo familiar. Criar galinhas é sonho de muitos brasi-leiros.
O que fazer quando não tem nada pra fazer de madrugada?
Como ter uma mente descansada?
Como se preparar para engravidar aos 38 anos?
O que é ser teletransportado?
O que pode substituir o sal na pipoca?
Como ter uma boa vida acadêmica?
O que acontece quando furar o radiador?
Quais os cuidados de enfermagem com PVC?
Porque a tapioca fica quebrada?
O que fazer para ter organização?
Como temperar uma panela antiaderente?
Como fazer para corrigir falhas nas sobrancelhas?
Qual o feno ideal para coelho?