A pediculose pubiana, também conhecida como Chato, é a infestação da região do púbis por piolhos da espécie Pthirus pubis, também conhecida como piolho-da-púbis....Principais sintomas
→ O que é: a pediculose pubiana, conhecida popularmente como chato, é uma doença contagiosa causada pelo inseto parasita Phthirus pubis, chamado também de piolho-da-púbis. A pediculose pubiana é uma infecção semelhante à que ocorre no couro cabeludo quando infestado por piolhos.
Os chatos também são chamados de pediculose pubiana ou mesmo de piolhos pubianos. Basicamente, trata-se de uma contaminação por pequenos piolhos da espécie Pthirus pubis, que afeta a região pubiana e os pelos pubianos do paciente.
Doença contagiosa que resulta da infeção por um parasita, o Phthirus pubis (chatos), que infeta os pelos do púbis e coxas, podendo atingir outros pelos do corpo como os das axilas, tronco, barba ou mesmo pestanas.
Para prevenir a pediculose, o ideal é evitar o compartilhamento de roupas, toalhas, acessórios de cabelo e outros objetos de uso pessoal, bem como evitar o contato direto cabeça com cabeça ou cabelo com cabelo de pacientes infestados. Limpeza exagerada e uso de inseticidas no ambiente domiciliar são desnecessários.
Também conhecido como chato e pediculose pubiana, a doença sexualmente transmissível (DST) é causada pela infestação de piolho-da-púbis, da espécie Pthirus pubis, na região pubiana.
É uma IST crônica progressiva, causada pela bactéria Klebsiella granulomatis. Acomete preferencialmente a pele e mucosas das regiões da genitália, da virilha e do ânus.
A pediculose pubiana ou chato é uma doença sexualmente transmissível que ocasiona prurido intenso em virtude da presença de piolhos. A pediculose é uma infestação da pele por insetos conhecidos popularmente como piolhos.
Uso de antiparasitário em comprimido, como a Ivermectina, o que é mais indicado em casos de infecções extensas ou graves. Um bom tratamento natural para a pediculose pubiana é aplicar vaselina ou dimeticona na região afetada, porque eles têm propriedades asfixiantes que ajudam a eliminar os piolhos.
O nome piolho-do-púbis não surgiu à toa, pois o Phthirus pubis é um inseto parasita da mesma família do Pediculus humanus capitis, o famoso piolho que infesta o couro cabeludo. Pediculus humanus capitis: o piolho que infecta o couro cabeludo. Pediculus humanus humanus: um tipo de piolho que infecta os pelos do corpo.
Caracterizada por coceira, urticária, manchas cinza-azuladas na pele, e presença de lêndeas e indivíduos adultos no púbis, esta doença é transmitida também pelo uso de roupas, lençóis e toalhas de um indivíduo infestado.
Apesar de afetar preferencialmente a região púbica, o piolho-do-púbis pode estar presente em outras áreas com pelos no corpo, como axilas, barba, cílios e sobrancelhas. O Pthirus pubis não costuma afetar áreas que não são cobertas por pelos. O tempo de vida da fêmea deste piolho é de 4 semanas, período em que chega a pôr cerca de 30 ovos (lêndeas).
O que significa estar frustrado?
Como é formado o circuito elétrico?
Como se forma o manto hidrolipídico no couro cabeludo e do que é composto?
Como se formam as cumulonimbus?
Como tirar boas fotos com tripé?
O que causa um ciclone subtropical?
Como substituir o verbo haver?
Como usar o tônico capilar Ekos patauá?