Dentre as principais indústrias, estão as do ramo alimentício, calçadista e vestuário. A migração de empresas para a região se deve principalmente pelo fato do Nordeste possuir abundante mão-de-obra e de baixo custo, sem contar que muitos Estados oferecem incentivos fiscais para as empresas interessadas.
“Já no caso do Norte e Nordeste, a expansão da capacidade industrial está relacionada com investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do programa Minha Casa Minha Vida, que foram catalisadores para atrair investidores privados”, destaca Monteiro.
Indústrias de automóveis, petróleo, alimentação, confecção, metais e gesso são algumas das vertentes em que o nordeste lidera. Enquanto Recife é responsável por quase 95% da produção de gesso para todo o país, o Rio Grande do Norte produz os mesmos 95% de sal marinho para todo o Brasil.
A indústria pernambucana se desponta na produção de alimentos, metalurgia, produtos químicos, produção de álcool e refino de petróleo. As principais áreas industriais do Nordeste se concentram em Recife, Salvador e Fortaleza.
Geografia do Brasil As principais atividades que marcam a economia do Nordeste são agricultura, pecuária, produção de mercadorias industrializadas e o turismo.
Segundo a pesquisa, a região é a origem de 66,9% da receita de prestação de serviços no Brasil (647,3 bilhões de reais); 67,2% dos salários; e 60,3% do pessoal ocupado (6,4 milhões). ... Juntos, os três responderam por 81,2% do faturamento das empresas de serviços.
A Região Nordeste vive um franco processo de industrialização. O Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado na cidade de Ipojuca, em Pernambuco, a 40 km ao sul da cidade do Recife, é um dos principais polos de investimentos do país.
Hoje, os principais setores em que as empresas multinacionais atuam são o de produção de automóveis, farmacêutico, de material elétrico, eletroeletrônico, químico entre outros. O Brasil também tem indústrias multinacionais com filiais no exterior. O setor mineral é muito importante para a economia brasileira.
As principais áreas industriais do Nordeste se concentram em Recife, Salvador e Fortaleza. Apesar do incremento na produção industrial da região, ...
No seguimento industrial nordestino há uma hierarquia entre os principais produtores, sendo que o Estado da Bahia é o primeiro, respondendo nacionalmente por 3,8%, seguido por Pernambuco com 2,2% e depois Ceará com 1,8%.
No setor de extração, o Nordeste se destaca na produção de petróleo, e gás natural, produzidos na Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará. Na Bahia é explorado no litoral e na plataforma continental. O Rio Grande do Norte produz 95% do sal marinho consumido no Brasil. Pernambuco é responsável por 95% do total do gesso brasileiro.
Leia também: Recôncavo Baiano. A atividade turística do Nordeste é um fator importante para a economia da região.
Qual o poder de cura do limão?
Como informar a Vivo que a conta foi paga?
Quanto tempo dura manta asfáltica adesiva?
Quais são os indicadores de desempenho mais comuns na indústria?
Onde podemos aplicar pesquisa operacional?
O que causa uma inflamação no pâncreas?
Qual a melhor cachaça para se tomar?
Qual cotação usar compra ou venda?
Como é feito o cálculo de gratificação?
Como dar boot no notebook da Samsung?
Quais KPIs são importantes e como mensurá los?
Quais os cuidados que devemos ter com o peixe beta?
Quais são os 5 picos mais altos do Brasil?
Onde o dia é mais longo no Brasil?