Dentre as principais indústrias, estão as do ramo alimentício, calçadista e vestuário. A migração de empresas para a região se deve principalmente pelo fato do Nordeste possuir abundante mão-de-obra e de baixo custo, sem contar que muitos Estados oferecem incentivos fiscais para as empresas interessadas.
“Já no caso do Norte e Nordeste, a expansão da capacidade industrial está relacionada com investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do programa Minha Casa Minha Vida, que foram catalisadores para atrair investidores privados”, destaca Monteiro.
Indústrias de automóveis, petróleo, alimentação, confecção, metais e gesso são algumas das vertentes em que o nordeste lidera. Enquanto Recife é responsável por quase 95% da produção de gesso para todo o país, o Rio Grande do Norte produz os mesmos 95% de sal marinho para todo o Brasil.
A indústria pernambucana se desponta na produção de alimentos, metalurgia, produtos químicos, produção de álcool e refino de petróleo. As principais áreas industriais do Nordeste se concentram em Recife, Salvador e Fortaleza.
Geografia do Brasil As principais atividades que marcam a economia do Nordeste são agricultura, pecuária, produção de mercadorias industrializadas e o turismo.
Segundo a pesquisa, a região é a origem de 66,9% da receita de prestação de serviços no Brasil (647,3 bilhões de reais); 67,2% dos salários; e 60,3% do pessoal ocupado (6,4 milhões). ... Juntos, os três responderam por 81,2% do faturamento das empresas de serviços.
A Região Nordeste vive um franco processo de industrialização. O Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado na cidade de Ipojuca, em Pernambuco, a 40 km ao sul da cidade do Recife, é um dos principais polos de investimentos do país.
Hoje, os principais setores em que as empresas multinacionais atuam são o de produção de automóveis, farmacêutico, de material elétrico, eletroeletrônico, químico entre outros. O Brasil também tem indústrias multinacionais com filiais no exterior. O setor mineral é muito importante para a economia brasileira.
As principais áreas industriais do Nordeste se concentram em Recife, Salvador e Fortaleza. Apesar do incremento na produção industrial da região, ...
No seguimento industrial nordestino há uma hierarquia entre os principais produtores, sendo que o Estado da Bahia é o primeiro, respondendo nacionalmente por 3,8%, seguido por Pernambuco com 2,2% e depois Ceará com 1,8%.
No setor de extração, o Nordeste se destaca na produção de petróleo, e gás natural, produzidos na Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará. Na Bahia é explorado no litoral e na plataforma continental. O Rio Grande do Norte produz 95% do sal marinho consumido no Brasil. Pernambuco é responsável por 95% do total do gesso brasileiro.
Leia também: Recôncavo Baiano. A atividade turística do Nordeste é um fator importante para a economia da região.
Como identificar e conquistar um talento?
Como podemos identificar um circuito integrado?
Como identificar um superóxido?
Como identificar picos de crescimento?
Como testar termopar com multímetro?
Como instalar um refletor com fotocélula?
Como identificar estereoisômeros?
Como é feita a especificação de um rebolo?
Como identificar a trama é o urdume?
Como reconhecer um pé de goiaba?
Como configurar o Skype for Business no iPhone?
Como faço para habilitar um ponto de rede?
Como instalar um refletor LED com sensor de presença?
Como instalar Playplus na Smart TV Samsung?
Como instalar o receptor digital da Multilaser?