Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. ... 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).
São aqueles que substituem os substantivos, indicando diretamente as pessoas do discurso. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou às pessoas de quem fala.
Eles são I (eu), you (você), he (ele), she (ela), it (ele/ela/isto), we (nós) e they (eles). Eles são usados no lugar dos nomes (substantivos) e como sujeito de uma sentença.
- o indefinido certo, antes de substantivo é pronome indefinido, depois do substantivo é adjetivo....Pronomes Indefinidos e Interrogativos.
Variáveis | Invariáveis |
---|---|
Certo, certa, certos, certas | Alguém |
Vário, vária, vários, várias | Ninguém |
Quanto, quanta, quantos, quantas | Outrem |
Tanto, tanta, tantos, tantas |
Pronomes indefinidos são aqueles que se referem à 3ª pessoa do discurso de modo vago, genérico e impreciso. ... Quando um grupo de palavras desempenha função de pronome indefinido, recebe o nome de locução pronominal indefinida. Exemplos: qualquer um, cada qual, todo aquele que etc.
♦ Pronomes pessoais: subdividem-se em pronomes pessoais do caso reto, pronomes pessoais oblíquos e pronomes pessoais de tratamento; ♦ Pronomes possessivos: indicam relação de posse, algo que pertence a uma das pessoas do discurso.
Destas, seis são variáveis, ou seja, sofrem flexão quanto ao gênero, número e grau. É o caso do pronome, o foco deste texto. O pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), definindo-lhe os limites de significação.
Palavras que podem atuar como pronomes demonstrativos: o, a, os, as, mesmo, mesma, mesmos, mesmas, próprio, própria, próprios, próprias, tal, tais, semelhante, semelhantes; ♦ Pronomes interrogativos: são utilizados para interrogar, isto é, para formular perguntas de modo direto ou indireto.
Pronomes de Tratamento. Os pronomes de tratamento são formas de se dirigir às pessoas do discurso (com quem se fala) de um modo educado. Eles são usados de acordo com o cargo ou a função que exercem. Exemplo: O senhor precisa de ajuda? Sua Magnificência, reitor desta universidade, fará o discurso de abertura da formatura.
Para que servem os índices de lucratividade rentabilidade?
O que gasta mais energia máquina de lavar ou chuveiro?
É possível reverter a esteatose hepática?
Quanto tempo vive um mosquito?
Quais são os resíduos de fontes especiais?
Quais os benefícios do Muay Thai para o corpo?
Qual órgão desintoxicar o corpo?
Por que algumas palavras não são acentuadas?
Como fazer o pagamento do licenciamento pela internet?
O que é uma descrição objetiva?
Como ligar o microfone via Bluetooth?
Como funciona a devolução dos 40%?
Qual a origem da palavra erudita?