A liberdade pressupõe a natureza e a recíproca é verdadeira. Então, uma educação adequada, segundo Rousseau, é aquela que busca conservar no ser humano, as qualidades que lhe são indispensáveis para que seja verdadeiramente humano, ou seja, os atributos próprios de sua natureza mesma.
Dessa maneira, são apresentados quatro princípios didático- pedagógicos, são eles: inclusão, diversidade, complexidade e adequação ao aluno.
Rousseau defende totalmente a educação natural ou primeira, porque a lei sempre está preocupada somente com os bens e tão pouco com as pessoas, por terem como objetivo a paz e não a virtude, assim é a família que transmiti ao filho os verdadeiros valores de um bom cidadão, apesar que é a sociedade que molda as crianças ...
Rousseau pensava a educação guiada não pelo divino e nem pelo destino e sim pela razão. Ele propunha uma educação que tomasse conhecimento do homem como essência e ao mesmo tempo ética, ou seja, um homem ideal para a sociedade que deveria integrar-se.
Ele elabora toda uma teoria sobre o Ser Humano a partir de uma proposta pedagógica capaz de prepará-lo para viver na sociedade corrompida, partindo dos pressupostos seguintes: os primeiros movimentos da natureza são sempre retos; agir bem é agir de acordo com a natureza; o Ser Humano é naturalmente bom – porém foi ...
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Na linha de seu pensamento político e social, Rousseau realiza uma grande contribuição para a pedagogia com o seu pensamento filosófico sobre a educação. Assim, em Emílio, ou da Educação, ele propõe uma evolução natural da criança e do homem, que ele afirma serem nobres por natureza.
O paradigma holonômico visa uma concepção fática de educação, que por sua vez visa a criatividade dos grupos e à ação cultural. Essa concepção é correlata de uma concepção de auto-organização.
Pestalozzi também absorveu de Rousseau a ideia de que uma boa educação é aquela que forma o indivíduo para “os bens e males desta vida”. Por isso, a educação deve consistir mais de exercícios do que de preceitos. Ela deve ser o resultado especialmente de práticas, muito mais do que de exposições teóricas.
Jean Jacques Rousseau (1712-1778) foi um importante intelectual do século XVIII para se pensar na constituição de um Estado como organizador da sociedade civil assim como se conhece hoje. Para Rousseau, o homem nasceria bom, mas a sociedade o corromperia.
Jean-Jacques RousseauAs injúrias são as razões dos que não tem razão. ... Na juventude deve-se acumular o saber. ... Quem mais demora a fazer uma promessa é quem a cumpre mais rigorosamente. ... A alma resiste muito mais facilmente às mais vivas dores do que à tristeza prolongada.
O filósofo chamou o procedimento de educação negativa, que consiste, em suas palavras, não em ensinar a virtude ou a verdade, mas em preservar o coração do vício e o espírito do erro. Desse modo, quando adulto, o ex-aluno saberá se defender sozinho de tais perigos.
Para Durkheim, a educação teria como função substancial transmitir o legado sociocultural de um determinado contexto, tendo como resultado um processo de socialização que possibilitaria a constituição do que ele denomina de “ser social”.
Princípios fundamentais da pedagogia de Rousseau
Essencialmente, Rousseau defendia a ideia de um sistema de ensino que fosse pausado no ciclo evolutivo natural. Para ele, era fundamental que no começo da vida a educação fosse passiva, com a criança sendo deixada para aprender livremente.
AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
Princípios didácticos são aspecto gerais, normas, regras, ou ainda pontos de partidas e todas as condições didácticas-pedagogico-psicologicas que expressam os fundamentos teóricos de orientação de todo trabalho docente-educativo.
Os princípios e valores que devem fundamentar a Educação Física Escolar são: Universalização, inclusão, diversidade, individualidade e cidadania.
Foi considerado um dos principais filósofos do Iluminismo e um precursor do Romantismo. Suas ideias influenciaram a Revolução Francesa. Em sua obra mais importante "O Contrato Social" desenvolveu sua concepção de que a soberania reside no povo.
Ele defendia a igualdade total entre todos os homens como ponto fundamental de uma boa sociedade. Junto disso, defendeu a tese igualitarista de que todos deveriam ser tratados da mesma maneira, tanto politicamente quanto socialmente.
Rousseau destaca que para adquirir conhecimento o aluno deve ser “livre”, deixar que adquira experiência naturalmente. Para ele Criança deve ser criança, porém é importante que convivam com razão, assim se tornaram adultos equilibrados.
Pestalozzi inovou os recursos metodológicos, foi o primeiro a usar lousas, giz e lápis, usava também cartões de madeira com as letras do alfabeto, tudo para estimular a observação sensorial dos alunos, além do que colocou em prática o método de instrução em classe.
O paradigma holonômico visa uma concepção fática de educação, que por sua vez visa a criatividade dos grupos e à ação cultural. Essa concepção é correlata de uma concepção de auto-organização.
Uma das novas teorias apresentadas ultimamente que chamou muita atenção dos educadores são os paradigmas holonômicos. Complexidade e holismo são palavras cada vez mais ouvidas nos debates educacionais. Algumas das categorias dos paradigmas holonômicos são: decisão, projeto, ruído, ambiguidade, escolha e síntese.
É um paradigma construtivista porque compreende o conhecimento como estando sempre em processo de construção, transformando-se mediante a ação do indivíduo no mundo, da ação do sujeito sobre o objeto, de sua transformação.
Rousseau foi um filósofo contratualista. A ideia de contrato social parte do pressuposto de que há um estado de natureza. O estado de natureza é um estado hipotético em que não há nenhum tipo de intervenção moral, política ou social. O fim do estado de natureza se dá com a formação de um contrato ou pacto social.
Embora o trabalho de Rousseau seja fruto de seu tempo, ele deixou contribuições chave para a teoria e a prática da política moderna. Uma questão esteve no centro de seu pensamento: Como o homem pode viver livremente dentro da sociedade? O pensamento de Rousseau surgiu de sua noção sobre a natureza humana.
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