Conheça os 8 maiores poluentes da água e saiba como eles podem contribuir para a sua escassez.
Os principais poluentes da água incluem bactérias, vírus, parasitas, fertilizantes, pesticidas, medicamentos, nitratos, fosfatos, plásticos, resíduos fecais e até substâncias radioativas. Estes elementos nem sempre tingem a água, de tal forma que a poluição hídrica é invisível muitas vezes.
Os principais agentes poluidores são: esgotos, resíduos industriais, lixo e fertilizantes agrícolas.
É considerada poluição toda ação que altera as características físicas, químicas e biológicas de um rio que podem gerar desequilíbrios ambientais e sanitários. Desse modo, depositar lixo nos rios também podem causar problemas para sua “sobrevivência”.
Entre os principais fatores que levam a contaminação de rios e mares está o esgoto doméstico, petróleo, metais pesados e o lixo. Sendo que o homem é o maior responsável pela emissão desses poluentes, que provocam a degradação física e química do ambiente.
Exemplos de contaminantes químicos incluem nitrogênio, soda cáustica, sais, pesticidas, metais, toxinas produzidas por bactérias e medicamentos humanos ou animais. Biológico: estes contaminantes são caracterizados pela presença de organismos na água, tais como bactérias, fungos, vírus, protozoários e parasitas.
A demanda bioquímica de oxigênio é utilizada para determinar o nível de poluição das águas. Consideram-se poluídas as águas que apresentam uma baixa concentração de oxigênio dissolvido, portanto, com alta DBO, já que essa substância é utilizada na decomposição de compostos orgânicos.
Os humanos são a principal causa da poluição da água, que é desencadeada de várias formas: pelo despejo de resíduos industriais; pelo aumento da temperatura, que causa a alteração da água ao reduzir o oxigênio em sua composição e devido ao desmatamento, que faz com que sedimentos e bactérias apareçam sob o solo e, ...
Petróleo, matais pesados, esgoto domésticos e o lixo.
Esgoto doméstico e industrial; Compostos orgânicos sintéticos; Plásticos; Metais pesados.
Os esgotos domésticos possuem uma grande variedade de poluentes que se encontram dissolvidos e suspensos. Para além disso, retêm materiais orgânicos que são derivados do desperdício alimentar e vegetal.
Em pesquisa recente divulgada pelo IBGE, o esgoto doméstico não tratado e descartado inadequadamente aparece como causa de 65% das internações de crianças com idade abaixo de 11 anos.
Igualmente a sepultura de concreto, lacrada e sem contato do corpo com a terra aumenta a poluição. É que a falta de oxigênio faz com que a decomposição seja mais lenta, gerando assim crescimento de poluentes. Para prevenir a poluição da água, na Europa já existem os chamados cemitérios ecológicos.
Saiba mais sobre a poluição da água, problema sério de degradação ambiental. Conheça o que é a demanda bioquímica de oxigênio e saiba importância desse fator indicativo para medir a poluição das águas.
Como se dividia o feudo explique a função de cada uma das partes do feudo?
Como se escreve cabelo castanho?
Como ver se estou na lista negra?
Como declarar fundos imobiliários no Imposto de Renda?
Quando meu filho precisa de fonoaudiólogo?
Como saber se o gato não gosta de você?
O que significam em inglês as siglas CD e DVD?
O que é formado pelo cérebro cerebelo e bulbo?
Como escrever um artigo científico em inglês?
O que saber antes de cursar Psicologia?
O que fazer quando o marido não te olha mais?
Como pronunciar a letra Z em espanhol?