Os mais conhecidos e utilizados há muitos anos são o ferro, cobre, estanho, chumbo, ouro e a prata. Os metais podem ser separados em dois grandes grupos: os ferrosos, compostos por ferro, e os não-ferrosos.
Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87. Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.
As principais características dos metais são: maleabilidade, ductibilidade, condutibilidade e brilho. Mercúrio: o único metal líquido. Um metal pode ser definido como sendo um aglomerado de átomos com caráter metálico em que os elétrons da camada de valência fluem livremente.
Os metais são classificados em:elementos essenciais: sódio, potássio, cálcio, ferro, zinco, cobre, níquel e magnésio;micro-contaminantes ambientais: arsênico, chumbo, cádmio, mercúrio, alumínio, titânio, estanho e tungstênio;
Metais: a maioria apresenta-se no estado sólido, com exceção do mercúrio (Hg) que é líquido, possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade e são maleáveis (facilmente moldados). Não metais: alguns são líquidos, não são bons condutores de calor e eletricidade, e nem são passíveis de moldagem.
42 curiosidades que você vai gostar
Os metais em geral possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade, são maleáveis e dúcteis (facilmente moldados em fios). Ametais: podem se apresentar na forma líquida, gasosa ou sólida. Os ametais não são bons condutores de calor e eletricidade, e não podem ser moldados.
Os metais são uma classe de elementos químicos que possuem caraterísticas singulares (como a tendência de se tornar cátion) e diversas formas de obtenção.
Metais essenciais
São aqueles os quais necessitamos para melhor funcionamento vital dos órgãos, porém, o excesso é prejudicial tanto quanto os metais tóxicos.
Mercúrio: proveniente de mercúrio metálico (já foi bastante usado em termômetros e amalgama dentária), sais orgânicos e inorgânicos, sendo esta última fonte a mais perigosa, já que cerca de 90% da quantidade ingerida é absorvida.
Metal nobrerutênio.ródio.paládio.prata.ósmio.irídio.platina.ouro.
Entre essas propriedades temos: raio atômico, energia de ionização, eletroafinidade, eletronegatividade, densidade, temperatura de fusão e ebulição e volume atômico. Os elementos químicos da tabela periódica podem ser classificados em três grupos principais: metais, ametais e semimetais.
Os metais estão divididos em dois grupos principais: os metais alcalinos e os metais alcalinoterrosos. Todos os elementos de transição são metais, como vimos na tabela acima.
Ametais ou Não metais: são os 11 elementos indicados na Tabela acima pela cor rosa: Carbono (C), Nitrogênio (N), Fósforo (P), Oxigênio (O), Enxofre (S), Selênio (Se), Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At).
Os metais são a grande maioria dos elementos, conforme é possível visualizar no texto Metais. Os ametais ou não metais são os onze elementos químicos mostrados acima, isto é, carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio, enxofre, selênio, flúor, cloro, bromo, iodo e astato. Não pare agora...
Os principais metais tóxicos encontrados nos mineralogramas são:Arsênico,Chumbo,Cádmio,Mercúrio,Alumínio.
A toxina botulínica é considerada a substância química mais tóxica, com base no fato de que uma quantidade muito pequena dela – na ordem de nanogramas – mata um ser humano.
Uma equipe internacional de pesquisadores publicou um documento confirmando a existência do elemento químico de número 117, o ununséptio. Este é o metal mais pesado já criado: cada átomo pesa 40% a mais que o chumbo. Ele já tem espaço (quase) garantido na tabela periódica.
Já no meio siderúrgico, são separados em:metais ferrosos.metais não ferrosos.metais pesados.
Os elementos químicos normalmente incluídos no grupo dos metais pesados são: arsênio, cádmio, cobre, estanho, antimônio, chumbo, bismuto, prata, mercúrio, molibdênio, índio, ósmio, paládio, ródio, rutênio, cromo, níquel e vanádio.
Se destacam o carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio. Também são importantes o cálcio, fósforo, enxofre, sódio, potássio e cloro.
A primeira delas é que, enquanto o ferro, conhecido como “Fe” na tabela periódica é um metal puro, o aço é a “mistura” do ferro (Fe) com o carbono (C). Desta forma, é possível dizer que o aço é uma mistura que utiliza o ferro em sua composição e por isso estão relacionados.
Não-Metais: São os mais abundantes na natureza e, ao contrário dos metais, não são bons condutores de calor e eletricidade, não são maleáveis e dúcteis e não possuem brilho. Gases Nobres: São no total 6 elementos e sua característica mais importante é a inércia química.
Exemplos de não-metais: Enxofre (S), Cloro (Cl), Bromo (Br). Semimetais: as características desta classe ficam entre as dos metais e ametais: condutibilidade elétrica intermediária, brilho metálico moderado, temperatura de fusão elevada e podem se fragmentar.
Não conduzem corrente elétrica; Não conduzem calor; Apresentam baixos pontos de fusão e ebulição; Podem ser encontrados nos três estados físicos da matéria.
Os elementos clássicos normalmente se referem aos conceitos de terra, água, ar, fogo e (depois) éter, que foram propostos para explicar a natureza e a complexidade de toda a matéria em termos de substâncias mais simples.
Que dia acaba as aulas 2021 SC?
O que é valor recuperável de um ativo?
Como é doce de leite em inglês?
Quando o advogado não junta procuração?
Quais são os choques considerados distributivos e porquê?
Como era a vida das pessoas que viviam na Idade Média?
Quais são os impactos da inteligência artificial na educação?
O que é preciso para fazer o primeiro emplacamento?
Como tomar o antibiótico Clavulin?
O que significa tatuagem de lobo no mundo do crime?
Qual a distância mais longa do mundo?
Quais as funções do Windows Server?
O que é acolhimento na educação?