A conservação do solo é um conjunto de princípios e técnicas agrícolas que visa o manejo correto das terras cultiváveis, evitando a erosão em todas suas formas. Seu objetivo é aproveitar ao máximo a terra por unidade de área plantada. Assim, evita-se a degradação física, química e biológica do solo.
O processo de degradação do solo consiste em sua destruição gradual ou completa, os quais sofrem modificações em sua natureza, seja ela física, química ou biológica, em consequência de alterações climáticas causadas por fatores naturais ou em decorrência de ação antrópica.
Acidificação – processo químico caracterizado pela redução do pH do solo, aumento do alumínio tóxico e diminuição da saturação por bases. Degradação biológica: Diminuição da matéria orgânica do solo – processo que favorece a emissão de gases de efeito estufa pela redução do estoque de carbono do solo.
O processo de origem e constituição dos solos é chamado de pedogênese. Nesse sentido, a formação dos solos na natureza levou milhões de anos, apresentando, quase sempre, aspectos relacionados com o seu material de origem e as interferências naturais e antrópicas proporcionadas sobre eles.
Os principais elementos que atuam na formação do solo são: a) Apenas elementos da natureza (clima, relevo, água e seres vivos), pois as atividades humanas não exercem nenhuma influência na formação do solo.
Porque a gravidez é contada a partir da última menstruação?
Qual a diferença entre quartzo e quartzito?
Quais queijos não precisam de refrigeração?
Porque a mandioca fica azulada?
Quem tem diabete pode comer chocolate sem açúcar?
Como dar entrada no processo de inventário?
Quantos caminhões foram vendidos no Brasil em 2020?
Quais as classificações das lutas explique?
Quantos seguidores tinha a Carla Diaz?
Quais as vantagens de usar uma VPN?
Qual a classificação da cerveja Amstel?
Como limpar o fígado remédio caseiro?
Qual foi a Primeira República do mundo?