Como ser aprovado no mestrado? Veja 11 dicas úteis
Depois da graduação você pode escolher entre uma pós-graduação lato sensu ou um mestrado, que, como dissemos, é também uma pós-graduação, mas do tipo stricto sensu.
Não é preciso ter concluído uma pós para fazer mestrado. Qualquer pessoa que tenha se graduado pode fazer esse curso. ... Além disso, em ambos os casos, o curso dura em média dois anos e exige muito do aluno dentro e fora da sala de aula.
7. Posso fazer mestrado ou doutorado sem ter feito especialização? Sim. Qualquer aluno pode candidatar-se a um curso de mestrado após o término da graduação.
Em princípio é indicado para os profissionais que queiram lecionar e crescer no meio acadêmico como pesquisador e professor. No entanto, profissionais que atuam no mercado também podem fazer mestrado. O profissional pode ver no mestrado acadêmico meios de se aprimorar e adquirir competências relevantes para a sua profissão e aperfeiçoamento.
Apesar de a legislação educacional não exigir o mestrado para o ingresso no doutorado, a maioria das instituições acaba exigindo. Além do mais, como a seleção é feita por análise de currículo, e a concorrência é grande, as instituições acabam dando preferência aos candidatos que já fizeram mestrado anteriormente.
Além disso, não são todas as instituições de ensino que podem oferecer a modalidade remota. Apenas as melhores, que tenham obtido, no mínimo, nota 4 no Índice Geral de Cursos (ICG) do MEC. Assim como no presencial, o mestrado a distância também tem, em média, dois anos de duração.
É preciso fazer mestrado antes do doutorado? Pela lei não, mas na prática, sim. Apesar de a legislação educacional não exigir o mestrado para o ingresso no doutorado, a maioria das instituições acaba exigindo.