Desde a independência, em 1822, o Brasil já teve nove trocas de padrão monetário e sete moedas. Dos réis ao real, o motivo de tantas trocas era um só: a inflação.
Ao criar o Cruzeiro, o governo realizou o corte de zeros e estabeleceu que cada Cruzeiro equivaleria a mil réis.
Vários foram os nomes dados à moeda brasileira: Reis, Cruzeiro, Cruzeiro Novo, Cruzado, Cruzado Novo, Cruzeiro Real e, em 1994, foi implantada a atual moeda: o Real.
Saiba como surgiu o dinheiro no mundo e como ele era antigamente. No passado, as pessoas produziam coisas somente para o seu próprio sustento, como arroz, feijão e outras mercadorias. Quando produziam determinados produtos em excesso, elas resolviam trocar, entre a comunidade, o excedente. Por exemplo, eu produzi muito arroz e você muito milho.
Veja abaixo uma breve história do dinheiro do Brasil e os nomes das moedas que circularam em nosso país. Na época colonial, circulavam poucas moedas pelo território brasileiro. A economia era baseada principalmente a base de trocas, usando produtos de valor (algodão, açúcar e fumo). As poucas moedas que circulavam aqui eram cunhadas em Portugal.
Na sociedade ocidental moderna o dinheiro é essencialmente um símbolo – uma abstração. Atualmente as notas são o tipo mais comum de dinheiro utilizado. No entanto bens como ouro e prata mantêm muitas das características essenciais do dinheiro.
Atualmente as notas são o tipo mais comum de dinheiro utilizado. No entanto bens como ouro e prata mantêm muitas das características essenciais do dinheiro. Reconstituição de antigo processo para cunhagem de moedas.
Como saber qual a memória do meu Xbox?
Como se usa um transferidor redondo?
Como saber qual a melhor abordagem do psicólogo para mim?
Como saber metragem do imóvel pelo IPTU?
Como saber minha conta e agência Banco do Brasil?
Tem como assistir TV em um projetor?
Como saber as coordenadas de um lugar no Google Maps?
Tem como roubar dados pelo WhatsApp?
Como saber se está na hora de fazer o motor?
O que é a bússola e como funciona?