Estudo longitudinal é um método de pesquisa que visa analisar as variações nas caraterísticas dos mesmos elementos amostrais ao longo de um longo período de tempo - frequentemente vários anos. Os estudos longitudinais são muito usados na Psicologia, Medicina, e também na Economia e Sociologia.
O que é um estudo longitudinal? Da mesma forma que o estudo transversal, um estudo observacional em que os dados da mesma amostra são coletados repetidamente durante um período prolongado de tempo. O estudo longitudinal pode durar alguns anos, chegando até décadas, dependendo do tipo de dados que se deseja coletar.
A investigação longitudinal é um estudo observacional que coleta dados qualitativos e quantitativos e é responsável pelo uso de medidas contínuas ou repetidas para rastrear indivíduos por um período prolongado de tempo, geralmente anos ou décadas. ... A diferença entre os dois estudos é a linha do tempo e a variável.
ROUQUAYROL, 1994, assim define a pesquisa transversal: é o estudo epidemiológico no qual fator e efeito são observados num mesmo momento histórico e, atualmente, tem sido o mais empregado. A pesquisa longitudinal ou horizontal se classifica em retrospectiva e prospectiva. Na retrospectiva estudam-se casos e controles.
A principal vantagem do estudo longitudinal é a sua capacidade de detectar mudanças resultantes da medição repetida das mesmas variáveis.
32 curiosidades que você vai gostar
Estudo longitudinal é um método de pesquisa que visa analisar as variações nas caraterísticas dos mesmos elementos amostrais (indivíduos, empresas, organizações, etc.) ao longo de um longo período de tempo - frequentemente vários anos.
Vantagens do estudo transversalRelativamente rápido.Todas as variáveis são coletadas em um único momento.Vários resultados podem ser investigados simultaneamente.A prevalência de todos os fatores podem ser medida.Bom para análise descritiva.Pode ser usado como um trampolim para futuras pesquisas.
Pesquisas transversais, também conhecidas como pesquisas preventivas, são frequentemente planejadas com o objetivo de realizar uma investigação epidemiológica. ... Os principais usos das pesquisas transversais são: Gerar uma hipótese para conduzir um estudo.
Os estudos longitudinais podem ser prospectivos ou retrospectivos. São estudos em que a exposição ao fator ou causa está presente ao efeito no mesmo momento ou intervalo de tempo analisado.
Qual a diferença entre recurso de apelação e recurso em sentido estrito?
Como saber se minha TV Samsung tem Android?
Qual o medicamento para cisto no ovário?
O que é um biomaterial bioativo?
Como fazer licenciamento Online 2021?
O que não pode comer um dia antes de fazer exame de sangue?
O que acontece se você comer macarrão todos os dias?
Como podemos modificar a densidade de um objeto?
É possível a cor natural do cabelo mudar?
Qual vai ser a próxima novela das 9?
Quais são os princípios das políticas públicas?
Quais são as tradições culturais?
Quais impostos podem ser retidos no Simples Nacional?