Os monossacarídeos mais comuns são as pentoses, como é o caso da ribose e da desoxirribose, e as hexoses, que podem ser representadas pela glicose, frutose e galactose.
Existem cerca de 20 tipos de monossacarídeos que ocorrem naturalmente e cerca de 50 formados sinteticamente. Alguns dos mais conhecidos são glicose, frutose e galactose.
Os carboidratos podem ser classificados em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os monossacarídeos são açúcares muito simples, e seus principais representantes são a glicose (fabricada pelos vegetais durante a fotossíntese), a frutose (encontrada no mel) e a galactose (presente no leite).
Chamados também de glicídios, hidratos de carbono e açúcares, essas substâncias são encontradas geralmente em alimentos de origem vegetal, como batatas e feijão, e apresentam em sua composição o carbono, hidrogênio e oxigênio.
Você sabia que existem diferentes tipos de carboidratos? Eles são divididos em três classificações quanto ao tamanho: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
Os três dissacarídeos mais conhecidos são: sacarose, maltose e lactose.
Os monossacarídeos mais simples são as trioses, as quais possuem três carbonos em sua molécula. Após as trioses, temos as tetroses (quatro carbonos), pentoses (cinco carbonos), hexoses (seis carbonos) e assim por diante. Os principais monossacarídeos são as pentoses e as hexoses.
Olá! Uma Aldose é um monossacarídeo (um carboidrato simples) cuja molécula contém um grupo aldeído, isto é, um carbonila no seu final. ... Um exemplo da Aldose é a glicose. A cetose é um monossacarídeo com um grupo cetona por molécula.
Carboidratos são normalmente formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. ... Os carboidratos são também chamados de açúcares, glicídios ou hidratos de carbonos. Os carboidratos possuem função energética, função estrutural e participam da formação dos ácidos nucleicos.
Conheça, abaixo, os carboidratos mais estudados em Ciências e Biologia:
Monossacarídeos são carboidratos não polimerizados, por isso, não sofrem hidrólise. Possuem em geral entre três e sete átomos de carbono. O termo inclui aldoses, cetoses, e vários derivados, por oxidação, desoxigenação, introdução de outros grupos substituintes, alquilação ou acilação das hidroxilas e ramificações .
Os mais comuns são os dissacarídeos, dos quais se des- tacam a sacarose (açúcar da cana) e a lactose (açúcar do leite), ambos representados na Figura 2. A sacarose é hoje no Brasil um dos mais importantes produtos devido à produção do álcool combustível, cuja obtenção se dá também por fermen- tação.
Trissacarídeos: carboidratos formados pela junção de três monossacarídeos, por exemplo a rafinose (glicose + frutose + galactose); Polissacarídeos: carboidratos formados inúmeros monossacarídeos em uma longa cadeia polimérica, como por exemplo amido, quitina e celulose.
Dissacarídeos: carboidratos formados pela junção de dois monossacarídeos, por exemplo a lactose (glicose + galactose); Trissacarídeos: carboidratos formados pela junção de três monossacarídeos, por exemplo a rafinose (glicose + frutose + galactose);
Como é feito o cálculo de insalubridade para aposentadoria?
Como se chama babá de cachorro?
O que fazer com lentes de contato vencidas?
O que é cloreto no exame de sangue?
O que quer dizer devagar e sempre?
Qual a importância dos jogos e brincadeiras no ensino médio?
Quantos watts um carregador de celular tem?
Quantas possibilidades de senha de 4 números?
Pode usar graxa branca na corrente da moto?
Onde eu colocar as mãos abençoado será?
Qual o regime aduaneiro aplicado na Zona Franca de Manaus?
Como se escreve bem casado docinho?
Como bloquear iPhone à distância?
Qual o diferencial da mola bonnel?