Essas doenças são transmitidas por gotículas de saliva (tuberculose, lepra, difteria, coqueluche), por contato com alimento ou objeto contaminado (disenteria bacilar, tétano, tracoma) ou por contato sexual (gonorréia, sífilis).
Nas infecções respiratórias, é possível observar a diferença na textura e na cor do muco quando se trata de vírus ou bactéria. Secreções claras e mais líquidas indicam, em geral, que o mal-estar está sendo causado por vírus. Secreções mais densas, esverdeadas ou amareladas, indicam a infecção por bactéria.
Basicamente, a diferença entre doenças virais e bacterianas está no modo como elas se desenvolvem no hospedeiro. Uma vez que todos os tipos de vírus necessitam das células para se reproduzir, a progressão do problema se dá na proporção em que células são afetadas. As bactérias, por outro lado, não necessitam disso.
Ao assoar o nariz ou expectorar, verifique a coloração do corrimento. Não é algo nojento, mas sim importante para saber se a infecção é viral ou bacteriana. Assim, quando o muco é claro e fino, a infecção deve ser viral. Por outro lado, se ele apresentar um aspecto verde-escuro, ela pode ser bacteriana.
A transmissão da doença pode ocorrer diretamente, pelo contato com pessoas infectadas, ou indiretamente, pelo contato com superfícies ou objetos utilizados pela pessoa infectada.
Doenças Causadas por Vírus 1 AIDS (SIDA) 2 Catapora 3 Caxumba 4 COVID-19 5 Dengue 6 Ebola 7 Febre Amarela 8 Febre Chikungunya 9 Febre Zika 10 Gripe Comum
→ Sintomas de doenças causadas por bactérias. Os sintomas das doenças bacterianas são variados e dependem da bactéria causadora da doença. A seguir vamos mostrar alguns sintomas comuns em doenças bacterianas e também com qual doença o sintoma está relacionado. O sintoma de uma bacteriose depende da bactéria causadora.
Apesar dos contrastes, ambos tem uma coisa em comum: a grande e complexa capacidade de causar doenças graves. Vírus e bactérias nem sempre provocam esses problemas, mas são potenciais patógenos de enfermidades graves. Quer entender melhor o assunto? Continue a leitura. Pouquíssimas são as similaridades entre os dois organismos.
Os vírus e as bactérias são mesmo uma ameaça tão grande? Para entender a resposta, é preciso conhecer bem os micro-organismos. Saber como eles “pensam” e, principalmente, nos colocarmos no nosso lugar. Os micróbios são mais do que uma ameaça. E nós, menos do que vítimas. Somos apenas passageiros num mundo criado por eles.
Com que idade é considerado idoso?
O que é metabolismo é um exemplo?
Quais exames fazer para quem quer engravidar?
Quanto tempo dura maionese na geladeira?
Como era a higiene no século 17?
Como jogar o Xbox na tela do notebook?
Porque os judeus foram proibidos de comer carne de porco?
Qual o exame que detecta síndrome de Down na gravidez?
Como o açúcar se transforma em algodão doce?
Vai ser feriado no carnaval 2021 em SP?
O que é mais importante na cultura organizacional?
Quais são as técnicas de sobrevivência?
O que eu perco ao cancelar um consórcio?
Quais os principais mecanismos de transporte de fármacos através das membranas?
Qual o remédio bom para ameba?