Fagocitose. Os fagócitos ingerem os microrganismos e os matam, e os anticorpos e células T auxiliares aumentam as habilidades microbicidas dos fagócitos. Morte celular. Os linfócitos T citotóxicos (CTLs) destroem as células infectadas pelos microrganismos que são inacessíveis aos anticorpos e à destruição fagocítica.
Os macrófagos e neutrófilos possuem receptores para a região Fc do anticorpo (FcR). Em resumo, os fagócitos reconhecem microrganismos através de receptores capazes de ligar moléculas presentes na superfície de microrganismos.
Imunidade adaptativa A principal defesa contra os helmintos é mediada por linfócitos Th2, resultando na produção de IgE e ativação de eosinófilos. A interleucina 4 (IL-4) estimula a produção de anticorpos IgE e a IL-5 a ativação e desenvolvimento de eosinófilos e mastócitos.
Algumas bactérias são resistentes à degradação no interior dos fagócitos e ativam essas células, que passam a produzir IL-12. Esta citocina ativa células NK, as quais aumentam a capacidade microbicida dos fagócitos através da produção de IFN-γ.
Quando micróbios invadem o seu corpo, entram em ação os glóbulos brancos, células especializadas na defesa do organismo que circulam no seu sangue. Os macrófagos e os neutrófilos (dois tipos de glóbulos brancos) eliminam a maior parte dos invasores, engolindo-os num processo chamado fagocitose.
Esses resíduos podem ser depois capturados por protozoários, também por meio da fagocitose, para que sejam utilizados como nutrientes. Dependendo do agente que realiza a fagocitose, a fagocitose pode ser realizada com dois objetivos diferentes:
A defesa contra os microrganismos é realizada pelos mecanismos efetores da imunidade inata, que realiza a defesa inicial, e da imunidade adaptativa, que atua com uma resposta mais efetiva e prolongada. Muitos microrganismos são resistentes à resposta inata, tornando a imunidade adaptativa a única responsável pela defesa.
No entanto, nem todos os microorganismos são patogênicos, existindo até mesmo aqueles que são benéficos à saúde humana, como é o caso das bactérias da flora intestinal. Vírus: parasitas celulares. O nome vírus vem do latim, vírus, que significa peçonha ou veneno.
A destruição de micróbios é uma função crítica dos fagócitos, e é executada tanto dentro do fagócito (destruição intracelular) como fora do fagócito (destruição extracelular). Quando um fagócito ingere bactérias (ou qualquer outro material), o seu consumo de oxigénio aumenta.
Como fazer uma solução supersaturada de açúcar?
Qual é o prazo para responder um despacho de mero expediente?
Quanto de açúcar tem o algodão doce?
O que é turbidez E o que causa turbidez na água?
Qual é o aplicativo mais usado em 2021?
Qual foi o dia mais frio 2021?
Qual o melhor suplemento vitamínico para idosos?
Quais são os principais problemas da região sul?
O que é repertório na redacao?
Como fazer o parcelamento de dívida ativa?
Qual o valor de uma pia esculpida?
Quais são os 10 primeiros bilionários do Brasil?
Quantas pessoas falam inglês na Suíça?