A indústria da moda é responsável por 8% da emissão de gás carbônico na atmosfera, ficando atrás apenas do setor petrolífero. O poliéster, uma das fibras mais utilizadas no mercado fashion, é responsável pela emissão anual de 32 das 57 milhões de toneladas globais.
Além de ajudar na construção da identidade individual das pessoas, visto que a roupa também funciona como um instrumento de inserção em contextos sociais, o vestuário acompanha todas as transformações e interações sociais, e os processos históricos da raça humana, podendo ser estudado em nível sociológico e ...
Dessa forma, o setor têxtil causa diversos problemas ambientais, tais como poluição do ar, do solo e da água. Além disso, há grande consumo de água, energia e outras fontes de recursos durante o processo de produção.
A moda tem a capacidade de mudar e dar sentido à vida graças à conexão pessoal que tem com todos nós. Todos nós precisamos usar roupas, e cada peça que compramos representa uma escolha pessoal. Essa relação intrinsecamente humana entre nós e nossa moda que transforma a questão em algo político.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o faturamento do setor foi de R$ 37 bilhões em 2016. A parte mais agressiva desse contexto é a existência de trabalho escravo ao longo dos processos.
42 curiosidades que você vai gostar
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil – ABIT, as indústrias de moda representam mais de 5% do Produto Interno Bruto (PIB), contribuindo sobremaneira com o crescimento da economia brasileira. Além de proporcionar emprego para quase 2 milhões de pessoas.
A indústria da moda é responsável por 8% da emissão de gás carbônico na atmosfera, ficando atrás apenas do setor petrolífero. O poliéster, uma das fibras mais utilizadas no mercado fashion, é responsável pela emissão anual de 32 das 57 milhões de toneladas globais.
A moda é uma forma de comunicação não-verbal que envolve pessoas de todas as faixas etárias mundialmente. Nos jovens, ela tem uma grande participação na formação da identidade e do círculo de amizades do indivíduo, uma vez que os primeiros fatores determinantes da aproximação são os estímulos visuais.
Para os adolescentes, a moda é antes de tudo uma afirmação social. É um meio de expressão fora de seus pares e no resto do mundo. Identidade: A Moda também fornece aos adolescentes um sentido de identidade, sinalizando que os "agrupamentos" a que pertencem ("emo","punk","gótico",etc.)
A moda é um fenômeno sócio cultural que expressa hábitos ,usos, costumes da sociedade, num determinado momento. ... As tendências da moda surgem, associadas a uma passagem das estações.
A produção de roupas também é uma fonte considerável de emissões e de consumo de recursos.
...
Impactos ambientaisfabricar uma calça jeans emite o equivalente a dirigir um carro por 128 quilômetros;roupas descartadas feitas de tecidos não biodegradáveis podem permanecer em aterros por até 200 anos;
Dos danos podemos considerar a degradação do ambiente natural, a perda de biodiversidade, mudanças climáticas, aumento do efeito estufa, deterioração dos solos, desperdício e o uso leviano dos recursos naturais e o crescimento excessivo do lixo.
Além dos impactos ambientais mencionados acima, o setor têxtil causa poluição do ar e do solo. Do ar devido à queima de óleos e lenhas nas caldeiras que liberam dióxido de enxofre e gás carbônico, gerando respectivamente chuva ácida e efeito estufa. E do solo por meio das infiltrações de água contaminada.
A roupa informa o sexo, a idade, a classe social, e pode ir além, mostrando até falsamente origem, personalidade, gostos e o humor naquele momento.
A moda é abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento. Já o estilismo e o design são elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos.
Um conhecimento básico sobre história da moda é a ponte que nos permite identificar no espaço e tempo a relação entre o desenvolvimento de valores, hábitos e costumes das sociedades ocidentais não apenas por meio da indumentária, mas também da arte, da literatura, do design, da publicidade, do jornalismo, entre outros.
A moda tem papel significativo no que se refere à identidade, atuando entre o indivíduo e a sociedade. Isso porque, por meio do vestuário, é possível se expressar e comunicar. Para a sociologia a moda é, sim, artística e, ao mesmo tempo, econômica, sociológica, política e remete a questões de identidade social.
Quanto à maneira de se vestir, roupas básicas e despojadas em tons pastéis, tênis da marca Vans e Nike e as famosas sandálias ;crocs; são itens indispensáveis no closet dos adeptos da tendência.
Entretanto,a psicóloga afirma que “as pessoas se vestem na moda para se sentirem reconhecidos, serem aceitos". Alguns escolhem pelo estilo de vida, outras por uma rápida combinação escolhida ao se vestir. É mais uma busca pessoal sobre o que combina com seu dia a dia e suas preferências.
Roupas oversized
Conforto é a pegada número 1 dessa geração, nada de roupa justa, eles preferem peças largas, o chamado oversized, quase sempre numa pegada mais despojada e misturando peças casuais com peças esportivas.
Um dos estilos mais ouvidos pelos jovens brasileiros atualmente é RnB / Rap Acustico, gêneros que se encaixam exatamente nesse mood “pegação”. Essa playlist se joga nesses estilos e apresenta as melhores tracks pra se pegar ou pensar no moreno/morena.
A moda sustentável é baseada na preservação do meio ambiente em todas as suas etapas de produção, buscando, por exemplo, reduzir a quantidade de poluentes usados na fabricação dos produtos e minimizando a retirada de matérias-primas da natureza.
Indústrias que mais poluem o meio ambiente: 3 exemplosIndústria têxtil. Entre todas as indústrias, a têxtil é a que mais gera efluentes líquidos. ... Indústria alimentícia. ... Indústria petroquímica.
O setor têxtil, inclusive confecções e vestuário, tem grande importância na economia brasileira, por ser um forte gerador de empregos, com grande volume de produção e exportações crescentes. O valor da produção da cadeia têxtil em 2003 foi de US$ 22 bilhões.
Um dos setores que mais emprega no país, a indústria da moda conta com uma série de profissionais atuando em diversas atividades, numa verdadeira cadeia de produção que envolve desde a idealização, passando pela confecção, divulgação até a venda de cada peça produzida.
O que se pode conseguir com a força do pensamento?
Como furar a parede sem danificar?
Qual a maneira correta de furar o alumínio do narguilé?
Como calcular o passivo ambiental?
Quais são as regras do jogo Mata-mata?
Como mensurar resultados nas redes sociais?
Como acelerar a mudança de voz?
O que fazer para memorizar rápido?
Como funciona a bala de uma arma?
Como aumentar o sinal do Wi-fi do roteador?
Qual a condição para que ocorra as correntes de convecção?