Nas pessoas, a resiliência representa a capacidade de se adaptar ou até mesmo evoluir após momentos de adversidade. Para a psicologia, ser resiliente é ter a capacidade de dar a volta por cima, lidando e superando adversidades e transformando experiências negativas em aprendizado.
Contudo, na psicologia, resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse, algum tipo de evento traumático – sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, encontrando soluções estratégicas para ...
Veja quais são as 9 características das pessoas altamente resilientes:Elas têm grande capacidade de adaptação. ... Elas esperam que as coisas sempre terminem bem. ... Elas criam emoções positivas em épocas de crise. ... Elas aprendem continuamente com a experiência de vida. ... Elas sabem se defender. ... Elas têm uma sólida autoestima.
Como se tornar uma pessoa mais resilienteProcure alta performance na comunicação. Pessoas que são comunicativas e assertivas conseguem lidar melhor com as diferenças, sejam entre outros indivíduos ou do próprio ambiente em que vivem. ... Encare as mudanças como algo positivo. ... Defina seus objetivos. ... Aprecie a si mesmo.
Resiliência é a capacidade de voltar ao estado normal. No campo da psicologia, resiliência significa resistência ao choque, à adversidade. ... Assim, podemos definir resiliência como a capacidade de enfrentar e superar adversidades.
33 curiosidades que você vai gostar
8 sinônimos de resiliência para 2 sentidos da palavra resiliência: Reação positiva face às adversidades: 1 superação, recuperação, resistência, força, invulnerabilidade, inatacabilidade, estoicismo.
A palavra resiliência usualmente é utilizada para se referir capacidade que um indivíduo ou organização tem de superar momentos ou situações difíceis e principalmente a capacidade de enfrentar essas situações e outras adversidades. No Brasil, o uso do conceito de resiliência é recente.
Os pesquisadores britânicos, doutores Michael Pluess e Aneta Tunariu, afirmam que cada um de nós tem a capacidade para ser resiliente. Isso depende das fontes emocionais e pessoas que adquirimos ao longo da vida. “Muitas pesquisas sugerem que existem um componente genético para ser resiliente ou não resiliente.
8 benefícios mentais e emocionais que você terá ao desenvolver a resiliênciaMaior capacidade de adaptação. ... Pensamento positivo. ... Capacidade de vencer momentos de crise. ... Aprender mais com as experiências de vida. ... Saber se defender melhor. ... Maior autoestima. ... Criação de relacionamentos saudáveis. ... Ganho de criatividade.
Como o hipotálamo controla o sistema endócrino?
Como identificar as saponinas?
Como colocar o plafon de sobrepor?
Como o Governo português ocupou o território para garantir sua ocupação?
Como identificar gaps no processo?
Como é feito o diagnóstico de hipotireoidismo?
Como analisar os resultados do CopySpider?
O que significa quando as pupilas dilatam?
Como o handebol se tornou popular no Brasil?
O que é a Taxa Interna de Retorno?
Como saber quantos períodos tem um parágrafo?
Como interpretar o resultado do qui quadrado?
Como tratar Herpes-zóster no rosto?
Como identificar o estado na placa Mercosul?
O que fazer no tédio no WhatsApp?
Como saber se o exame de dengue é positivo?
Como usar o hidrogênio como combustível?