O Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares, cuja sigla é IRS, é um imposto direto e progressivo, que incide sobre os rendimentos anuais dos contribuintes singulares, tendo esses rendimentos sido auferidos em Portugal.
O IRS é a sigla para Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares. Por outras palavras, é o imposto que tributa o rendimento dos cidadãos, salvo algumas exceções previstas na lei (ver destaque “Quais os rendimentos não sujeitos a IRS”).
O Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) aplica-se ao rendimento dos cidadãos residentes em território português e dos não residentes que obtêm rendimento em Portugal. ... Neste caso, o imposto é cobrado sobre a soma dos rendimentos das pessoas que compõem o agregado familiar.
Dedução só com pagamento de IRS
Os contribuintes que não pagam IRS não podem deduzir quaisquer despesas. As deduções são um abatimento fiscal. Se não há lugar ao pagamento de imposto, não pode existir desconto.
Simulador do Portal das Finanças
A Autoridade Tributária e Aduaneira tem disponível no Portal das Finanças um simulador relativo ao IRS. Basta aceder através desta página e descarregar a aplicação.
29 curiosidades que você vai gostar
Portal das Finanças
Logo após preencher o IRS online com os devidos dados, pode descobrir o valor a receber (ou a pagar) de IRS, antes de submeter a sua declaração. Basta gravar a declaração de IRS e selecionar “validar”, verificando se existem erros na declaração.
Um contribuinte que declare as rendas no IRS pode deduzir até 15% dos gastos, até um máximo de 502 euros. No entanto, saiba que se o rendimento auferido estiver no primeiro escalão, para o caso dos contribuintes com rendimentos mais baixos, até 7.112 euros, o limite pode subir até aos 800 euros.
Entre as despesas médicas dedutíveis na declaração de IR estão gastos com internação, exames, consultas, aparelhos e próteses; e planos de saúde, realizados em benefício de quem declara ou de seus dependentes.
O primeiro passo para aumentar o reembolso do IRS é conhecer o calendário fiscal. Isto é, os prazos para apresentar declarações, validar ou contestar despesas e para entregar a declaração. Falhar prazos, além de poder obrigar, nalguns casos, ao pagamento de multas, pode fazer diminuir o valor de eventuais reembolsos.
O que é necessário para fazer o curso MOPP?
O que é o relaxamento no cabelo?
Como regularizar IPTU na dívida ativa?
Que tipo de ferro não enferruja?
Como saber se o cliente é ou não contribuinte?
Qual a importância da aceitação?
Qual a diferença entre o Border collie é collie?
O que eram as missões ou reduções?
Porque algumas mulheres tem a voz mais grossa?
Quais são os deuses existentes?
Quem é o fundador da antropologia?
O que é a metodologia de um planejamento?
Qual gás componente do ar atmosférico foi descoberto séculos mais tarde?
Qual a diferença entre o ano solar é o ano do calendário?
É possível a retratação da representação na ação penal pública condicionada?