Os grupos terapêuticos podem funcionar de maneira livre ou temática. A mais frequente é esta última, que reúne pessoas com vivências semelhantes. Podem existir grupos, por exemplo, para pais que estejam enfrentando a síndrome do ninho vazio, pessoas com determinado transtorno emocional, crianças tímidas etc.
Podem ser com adolescentes, gestantes, líderes comunitários, etc.; de caráter preventivo, de tratamento ou reabilitação. É importante ressaltar que os grupos operativos também resultam em benefícios terapêuticos.
O grupo terapêutico potencializa as trocas dialógicas, o compartilhamento de experiências e a melhoria na adaptação ao modo de vida individual e coletivo. Para Cardoso e Seminotti (2006), o grupo é entendido pelos usuários como um lugar onde ocorre o debate sobre a necessidade de ajuda de todos.
A terapia em grupo é um processo terapêutico do qual participam várias pessoas, geralmente, com um problema semelhante. Ela se diferencia da terapia individual pelo fato de a última ter como principal foco o próprio paciente. ... Depois, as pessoas do grupo podem expor seus sentimentos e suas vivências”, esclarece Natalie.
Existem dois tipos de grupos, sendo a família um grupo primário e os grupos secundários se referindo ao trabalho, estudos, instituições entre outros. Nos grupos, cada sujeito possui seu lugar e papel, seu modo de ser em coletividade, e o que constitui sua identidade.
19 curiosidades que você vai gostar
Alguns aspectos dos processos grupais que podemos destacar, conforme Alexandre (2002), são coesão, cooperação, conflito, formação de normas, liderança, status e papel social.
Grupos primários são aqueles em que os membros possuem contatos pessoais diretos, contatos mais íntimos. O maior exemplo de um grupo primário é a família. Grupos secundários são aqueles em que os contatos sociais são diretos, mas não há intimidade. Um exemplo de grupo secundário é um partido político.
Conforme Zimerman (2000), qualquer que seja a finalidade de um grupo terapêutico, seja em instituições públicas ou privadas, a formação desse grupo segue, basicamente, quatro etapas: planejamento, encaminhamento, seleção e composição.
A proposta do grupo deve ser aquela que permite que seus integrantes tenham voz, espaço e corpos presentes, que seja capaz de fazer com que os usuários sintam-se ativos, ouvidos em suas demandas, para então poder ouvir e colaborar com a demanda alheia (2).
Como funciona o treino na Smart Fit?
Como usar a série Anne with an e na redação?
Como usar o Brown Solution Ruby Rose?
O que é preciso saber ao comprar uma geladeira?
Como o canabidiol age na ansiedade?
Como descobrir se você gosta de uma pessoa?
Como colocar Auto-tune no discord?
Qual diferença entre guitarra passiva e ativa?
Para que serve o Avitrin complexo vitamínico?
Como interpretar resultado exame lactose?
Como saber em qual porta a impressora está instalada?
Como saber se a henna está oxidada?
Qual é o ponto de colheita da graviola?
Como as escolas podem promover o protagonismo juvenil democrático?