a) Grau de Dependência I: um cuidador para cada 20 idosos, ou fração, com carga horária de 8 horas/dia; b) Grau de Dependência II: um cuidador para cada 10 idosos, ou fração, por turno; c) Grau de Dependência III: um cuidador para cada 6 idosos, ou fração, por turno.
Assim, para se conhecer o grau de (in)dependência de idosos, torna-se necessário avaliar a sua capacidade funcional, a qual se expressa por meio da avaliação do desempenho das Atividades de Vida Diária. A avaliação da capacidade funcional é relevante e diretamente associada a indicadores de qualidade de vida do idoso.
Uma das escalas mais utilizadas para avaliar o desempenho nas atividades da vida diária é a Escala de Independência em Atividades da Vida Diária (EIAVD), ou Escala de Katz 4,5,6,7,8,9,10,11. Ela foi desenvolvida para a avaliação dos resultados de tratamentos em idosos e predizer o prognóstico nos doentes crônicos.
Por outro lado, existem os idosos semi-dependentes de cuidados. São os que precisam, sim de cuidados, porém conseguem realizar totalmente ou parcialmente as atividades cotidianas, necessitando apenas de algum auxílio para uma ou outra situação.
Testes para avaliação da capacidade funcionalCapacidade aeróbica (Teste de Caminhada de 6 minutos e Escala de Borg) ... Teste de força de membros superiores (Dinamômetro de mão) ... Teste de força de membros inferiores (Teste de sentar e levantar da cadeira) ... Teste de mobilidade funcional (Timed up and Go)
26 curiosidades que você vai gostar
A capacidade funcional está relacionada com aspectos físicos, cognitivos e emocionais do indivíduo. Por exemplo, um idoso com hipertensão arterial e diabetes é considerado saudável se mantém o controle dessas doenças crônicas e sua capacidade funcional preservada.
A avaliação funcional determinará, necessariamente, o grau de dependência da pessoa idosa e os tipos de cuidados que vão ser necessários, além de como e por quem os mesmos poderão ser mais apropriadamente realizados.
A situação dos idosos quando se tornam dependentes
Ou seja, são muitas pessoas que necessitam de cuidados específicos. Chega um momento em que essas pessoas não irão mais conseguir realizar as suas atividades sozinhas sem a presença de um responsável para auxiliá-las, isso acontece por causa do envelhecimento.
A independência do idoso é a capacidade de fazer suas atividades do dia a dia sem precisar da ajuda de terceiros. Esse ponto tem mais relação com a habilidade física do que a mental.
Quando suspeitar de IAM de VD?
Qual é a primeira etapa do tratamento de esgoto?
Como tirar porcentagem no excel?
Em que situação a drenagem linfática deve ser evitada?
O que o mandamento da retenção faz?
Como se chama a placa de gesso?
Qual cor de acessórios combina com a cor marsala?
Como regular o intestino e desinchar?
Quais os princípios que devem ser respeitados nas mensagens publicitárias?
Quanto custa uma rasga mortalha?
Como eles descobriram que as galinhas são parentes dos dinossauros?
Como eu faço para criar um novo E-mail?
O que é um transtorno dissociativo?
Qual o caça mais moderno do Brasil?
Como diferenciar sangue nas fezes de hemorroida?
Quais são os três maiores grupos de imigrantes que chegaram ao Brasil em 2015?
Qual o principal pressuposto da execução penal?
O que é propaganda institucional exemplos?
Qual o tempo do horário de almoço?
Qual a contribuição dos rótulos ambientais para o meio ambiente para as empresas e para a sociedade?