Os fatores relacionados ao alimento, a forma química e o estado físico no qual as vitaminas se encontram na matriz do alimento afetam diretamente sua absorção. Essas propriedades podem ser influenciadas pelos efeitos do processamento ou preparação do alimento com possíveis conseqüências na absorção de seus nutrientes.
Os fatores relacionados à dieta que afetam a biodisponibilidade dos nutrientes incluem a sua forma química, as interações entre os nutrientes e outros componentes dos alimentos e o processamento do alimento.
A absorção da maior parte dos nutrientes ocorre no intestino delgado, enquanto a absorção de água se dá principalmente no intestino grosso, que é a parte final do trato intestinal. No entanto, antes de serem absorvidos, os alimentos precisam ser quebrados em partes menores, processe que inicia desde a mastigação.
Tempo de cocção
Escaldar as verduras em água fervente ou cozinhá-las por muito tempo pode reduzir a quantidade de vitamina C no alimento, já que o nutriente é hidrossolúvel e acaba se diluindo na água em que está sendo fervida.
Portanto, o baixo consumo de alimentos fontes de vitamina D e insuficiente exposição solar podem interferir na absorção do cálcio. A eficiência da absorção do cálcio é influenciada, entre outros fatores, pela idade, genética e estado hormonal.
39 curiosidades que você vai gostar
Ferro e cafeína podem atrapalhar absorção de cálcio
De acordo com Bruna, para que o cálcio seja absorvido de forma eficiente, é importante que ele seja ingerido sem alimentos que contenham cafeína, ferro, proteínas e sal em excesso, além de chocolates e refrigerantes.
“Entre elas estão o excesso de sal, fitatos e oxalatos, encontrados na aveia, no trigo e no espinafre, por exemplo, além de café, chocolate e refrigerante.” Quem consome esses alimentos com frequência e em excesso pode ter problemas. Outra substância que dificulta a utilização de cálcio pelo organismo é o ferro.
Então vamos lá, (1) para aumentar a biodisponibilidade da vitamina C, é importante evitar a ingestão de alimentos ricos em caféina, como café, chá mate, refrigerante cola e chocolate, como também, evitar alimentos fontes de cálcio, como leite e derivados imediatamente após a suplementação.
Alimentos ricos em vitamina CBrócolis - 122 mg;Couve - 108 mg se estiver crua e 46mg se estiver cozida;Pimentão amarelo - 127 mg;Caju - 200 mg;Goiaba - 228 mg;Mamão - 61 mg;Manga - 43 mg;Acerola - 1.800 mg;
A vitamina C, ou ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, solúvel em água (na proporção de 1g em 3ml). Por não ser sintetizada pelo organismo, deve ser obtida pela alimentação. É absorvida no intestino delgado (no jejuno e íleo) na presença de sódio.
O intestino delgado é o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo.
Para serem absorvidas, é necessária a presença de lipídios, além de bile e suco pancreático. Após a absorção no intestino, elas são transportadas através do sistema linfático até aos tecidos onde serão armazenadas. As vitaminas lipossolúveis são: A, a D, E e K.
Já as hidrossolúveis são todas as vitaminas do complexo B e a vitamina C. Estas são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos onde são utilizadas.
Nessa classificação, podem ser considerados: ângulo de contato; temperatura e a umidade; concentração da solução; pH da solução; e luz.
A absorção é o processo pelo qual os nutrientes, resultantes da simplificação molecular dos alimentos durante a digestão, passam para o meio interno, através das paredes do sistema digestivo.
Essas alterações podem incluir a doença de Crohn, infecções locais, espru tropical, doença célica, doença de Whipple, retocolite ulcerativa, tumores na região do intestino delgado, entre outras doenças. Mardem Machado explica que as causas podem ser variadas para o organismo não conseguir absorver os nutrientes.
A absorção do ácido ascórbico ocorre no jejuno e no íleo, que são porções distais do intestino delgado, sendo para isto necessária a presença de sódio na luz intestinal.
Combinações que aumentam a absorção de nutrientes
Aliás, para aumentar o aproveitamento desse mineral pelo organismo, consuma-o com alimentos ricos em vitamina C. Feijões e vegetais verde-escuros são ricos em ferro e devem ser combinados com alimentos como laranja, limão, acerola e outros.
A deficiência pode ser causada ao não ingerir uma quantidade suficiente de frutas e verduras. As pessoas se sentem cansadas, fracas e irritáveis. A deficiência grave, chamada escorbuto, causa hematomas, problemas nas gengivas e nos dentes, cabelo e pele secos e anemia.
Os principais motivos da falta de cálcio no organismo são a má alimentação, que fornece baixa quantidade do nutriente e compromete as reservas naturais. Algumas alterações hormonais, doenças e síndromes genéticas podem afetar a absorção do nutriente e causar a deficiência do cálcio.
São eles: espinafre, quiabo, beterraba, batata-doce, cacau em pó, chocolate, café, soja, feijão, nozes, amendoim, castanhas, sementes e cereais", conta a profissional. Vale destacar que esses alimentos "roubam" o cálcio do organismo por conta de substâncias que dificultam a absorção do mineral.
As principais causas da falta de cálcio no corpo são a baixa ingestão de alimentos ricos neste mineral, alterações hormonais e o hipoparatireoidismo. No entanto, algumas situações que afetam a absorção de nutrientes também podem estar na deficiência de cálcio, como pancreatite e algumas síndromes genéticas.
Vegetais verde escuros, castanhas, frutas, feijões, gema de ovos e mel são algumas boas opções para potencializar ao máximo a absorção do cálcio”, indica a nutricionista Carla Cotta.
Redução de estrogênio na menopausa
Nelas, a quantidade de estrogênio cai drasticamente, prejudicando a reposição de cálcio nos ossos. Como consequência, a densidade mineral do esqueleto é reduzida e ele se torna mais frágil e mais suscetível a ocorrência de fraturas.
As vitaminas hidrossolúveis são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos do corpo humano, onde vão ser aproveitadas. Elas não podem ser armazenadas e o organismo usa somente o necessário e dispensa o resto.
Quanto custa a reforma de uma cozinha?
Como pedir segunda via certidão de nascimento em outro Estado?
Como registrar rubrica no cartório?
Onde tiro a segunda via do RNE?
O que fazer quando o marido e frio?
Como prorrogar financiamento Santander 60 dias?
Como se cadastrar no Bolsa Família gestante?
Como pedir novo Recibo de veículo?
Quem paga as custas processuais no processo do trabalho?
Como sobrepor tabelas no Excel?
Como se pronúncia TT em inglês?
Por que as usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2 são diferentes da de Chernobyl?
Como soldar vetor Illustrator?
Como funciona o AliExpress para o Brasil?
Como solicitar o Bolsa Família 2020?
Como fortalecer o músculo do antebraço?