O texto deve ser dissertativo-argumentativo, respeitando a estrutura composta por introdução, em que apresentamos o tema e a tese; desenvolvimento, responsável pela argumentação e defesa do ponto de vista; e a conclusão, que faz o fechamento das ideias e apresenta a proposta de intervenção.
Um bom texto dissertativo é construído com três elementos principais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa estrutura contribui para a organização das ideias e distribui as informações ao longo da redação.
Confira abaixo as principais características de um texto dissertativo. Apresentar um ponto de vista ou opinião do autor. Realizar uma análise crítica. Apresentar argumentos, fatos e/ou dados para justificar e/ou defender ideias.
São características da dissertação: a) Defesa de uma tese através da organização de dados, fatos, ideias e argumentos em torno de um ponto de vista definido sobre o assunto em questão. Nela, deve haver uma conclusão, e não apenas exposição de argumentos favoráveis ou contrários sobre determinada ideia.
Nessa modalidade textual, o objetivo do texto é convencer/persuadir o leitor a acatar os pontos de vista do autor a respeito de determinado assunto. Nesse sentido, o autor deve selecionar, organizar e relacionar argumentos em defesa de seu ponto de vista.
18 curiosidades que você vai gostar
O texto deve ser dissertativo-argumentativo, respeitando a estrutura composta por introdução, em que apresentamos o tema e a tese; desenvolvimento, responsável pela argumentação e defesa do ponto de vista; e a conclusão, que faz o fechamento das ideias e apresenta a proposta de intervenção.
CaracterísticasPresença de uma tese (ponto de vista) – em geral, no primeiro parágrafo do texto;Desenvolvimento com argumentos que comprovem a tese;Conclusão em forma de síntese ou com propostas de solução para os problemas discutidos no texto;Uso da norma-padrão da língua portuguesa.
De forma simplificada, a introdução, além de informar o conteúdo dos parágrafos seguintes, também precisa motivar o leitor a continuar a leitura. Ou seja, ela é um convite para que o texto seja lido até o final. Por essa razão, é fundamental apresentar o tema de forma esclarecedora e atrativa.
Os tipos de introdução são:Narração. Você pode pensar: “Narração no texto dissertativo-argumentativo?”. ... Exemplificação. Esse recurso pode ser desenvolvido de duas formas: dados estatísticos e relatos de acontecimentos de conhecimento geral (fatos divulgados pelas mídias). ... Alusão histórica. ... Definição. ... Citação.
Eles podem se dividir em parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão.
Dicas para planejar e escrever um boa dissertaçãoCertifique-se de que você entendeu o tema.Conheça todas as etapas da redação.Levante os seus argumentos antes de começar a escrever.Estruture o que vai conter em cada parágrafo.Desenvolva o texto com lógica e clareza.Lembre-se de apresentar soluções para o problema.
Para construir um texto dissertativo perfeito, siga a seguinte ordem:Domine a gramática.Conheça o tema.Compreenda as ideias sobre o tema.Exponha as ideias.Sintetize os argumentos.Posicione-se opinando.Conclua a argumentação com soluções.
Além disso, esse tipo de texto é reconhecido por ter uma estrutura bastante rígida, dividida em três partes fundamentais: introdução, argumentação e conclusão, conforme se explica a seguir.
Como começar uma redação dissertativaEscolha seus argumentos. Após entender qual é a proposta apresentada, é hora de se posicionar sobre ela. ... Introduza o tema corretamente. A introdução é um dos pontos mais delicados do texto. ... Desenvolva com clareza. ... Traga soluções. ... Esteja atento ao português. ... Revise e transcreva seu texto.
Texto dissertativo é um formato de escrita que busca defender uma ideia central a partir da argumentação, valendo-se, portanto, de opiniões e provas, como dados, levantamentos, estatísticas, fatos, exemplos e quaisquer outros elementos que sejam capazes de sustentar a tese apresentada.
Cinco passos para escrever um bom texto dissertativo Ler e compreender a proposta de redação. ... Para escrever qualquer tipo de texto, o autor deve considerar as suas condições de produção. ... Fazer um planejamento textual/projeto de texto. ... Atribuir um título ao texto.
A dissertação escolar é um gênero textual que constrói uma opinião em torno de uma questão proposta. Geralmente, é produzida no contexto escolar por alunos do Ensino Médio. O aprendiz escreve atendendo a uma solicitação do professor, a fim de melhorar sua capacidade argumentativa.
Tipos de ParágrafoLongos: muito utilizado em textos acadêmicos, monografias, teses e artigos, pois apresentam conceituações, definições e exemplificações.Médios: normalmente encontrado nos meios de comunicação como as revistas e os jornais. ... Curtos: encontrados nos textos infantis ou propagandas de publicidades.
Tipos de parágrafoCurtos: são comumente vistos em textos de propaganda e publicidade ou ainda em contos infantis. ... Médios: são constantemente encontrados em jornais e revistas. ... Longos: geralmente são utilizados em textos acadêmicos, como artigos, monografias, dissertações e teses.
Os parágrafos podem ser curtos, médios, longos, dissertativos, narrativos ou descritivos. Fundamentalmente, as estruturas dos parágrafos se dividem em introdução, desenvolvimento e conclusão.
O número mínimo de parágrafos para uma dissertação argumentativa é três (introdução, desenvolvimento e conclusão). Mas o número recomendável é de quatro a cinco. Assim você terá um espaço reservado para cada argumento.
Já o parágrafo frasal é aquele composto por apenas um período (que, por sua vez, é uma frase que possui apenas uma oração, ou seja, apenas um verbo), o que não é adequado, pois indica pouca capacidade de estabelecer coesão por meio dos conectivos, além de tornar o texto mal articulado e a leitura cansativa.
Na redação legal, em geral, o artigo indica a idéia central, os parágrafos são desdobramentos, onde podem ser previstos condições ou exceções, já os incisos enumeraram uma lista com sentido de complementar um artigo ou condicionar uma situação totalmente independente.
De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.Texto Narrativo. ... Texto Descritivo. ... Texto Dissertativo. ... Texto Expositivo. ... Texto Injuntivo.
A não ser que você seja o novo José Saramago, a maior parte dos seus parágrafos terá no mínimo 4 e no máximo 6 linhas. A regra é: uma ideia, um parágrafo. Se você escrever apenas 3 linhas, provavelmente sua ideia não estará completa.
O que significa sonhar com chuva forte?
Quem pode registrar o filho no cartório?
Qual é o código de segurança do cartão da Caixa?
Qual a diferença entre um artigo é um texto?
Como saber se a pessoa tem um imóvel em seu nome?
Em que ano Hagrid foi expulso?
Em qual país fica a maioria dos falantes da língua portuguesa?
Como ocorre o processo de polinização das plantas?
Quais são os cuidados que devemos ter com o solo?
Qual é a fórmula para calcular o perímetro?
Quantas questões de espanhol tem no Enem?
Qual a idade que morreu Alexandre o Grande?
Quais os benefícios das metodologias ágeis?
Quais são as principais características da agricultura familiar?
Que animal começa com a letra G?
Quanto ganha por mês um caminhoneiro autônomo?