A kipá é outro adereço masculino, usado pelos homens judeus, conhecido, também por solidéu [1]. Cobrir a cabeça expressa respeito e consciência que sempre há algo acima do homem. Esta obrigação não provém de nenhuma injunção bíblica, é um sinal de reverência a D'us (Tratado Shabat, 156b).
O solidéu popularizou-se entre os judeus, desde o século XIX, como forma mais comum de quipá. A popularização foi tal que por vezes o solidéu passou a ter a designação de «chapeuzinho de judeu» e o sinônimo de quipá.
O solidéu é um chapéu semelhante ao quipá judaico, usado pelo Papa, bispos e cardeais. Inicialmente, tinha uma utilidade prática: proteger a cabeça dos religiosos do frio. Depois, passou a indicar hierarquia: o solidéu dos cardeais é vermelho, o dos bispos é roxo e o do Papa é branco.
Uma quipá (em hebraico כיפה, kipá, "cobertura") é o chapéu, boina, touca ou outra peça de vestuário utilizada pelos judeus tanto como símbolo da religião como símbolo de temor a Deus.
As origens dos Judeus Asquenazes permanece altamente controversa. Mesmo os estudos genéticos realizados até ao momento – baseados no cromossoma Y herdado por via paterna, no ADN mitocondrial herdado por via materna e nos autossomas com contributo de ambos os progenitores – têm levado a conclusões contraditórias.
Ouvir: Judeus na história. Crenças, perseguição e lutas dos judeus Desde a Antiguidade até a criação do Estado de Israel, no século XX, os judeus sempre percorreram e ocuparam diferentes regiões pelo mundo. Por onde passaram e se fixaram, acabaram exercendo grandes atividades intelectuais, comerciais ou foram perseguidos pelas populações locais.
Os habitantes do Reino de Israel ficaram conhecidos como israelitas; e os habitantes do Reino de Judá foram chamados de judeus. Após a divisão das doze tribos de Israel, enormes crises sucederam no ano de 721 a. C. Os assírios submeteram o Reino de Israel ao seu domínio, fato que levou ao desaparecimento das dez tribos.
Ocupando diferentes regiões pelo mundo, os judeus conviveram em pequenas comunidades. Apesar de não possuírem um Estado (território), eram considerados uma nação (povo) e procuravam conservar sua identidade cultural por meio da língua, religião, costumes e hábitos.
O que fazer quando se está muito tempo desempregado?
Como modificar teclado Samsung?
O que supremo tribunal federal faz?
Qual o principal responsável pelo avanço da internet?
Para que serve ursacol em cães?
Substituir a palavra desrespeitando?
Qual o melhor índice para correção de contratos?
Para que serve a vacina pneumocócica 10v conjugada?
O que significa inadvertidamente?
Qual o m2 mais caro de Brasília?
Alheios a nossa vontade tem crase?
Diferencie concretismo de neoconcretismo?
O que pode ser plantado no verão?