5 elementos obrigatórios na proposta de intervençãoAgente da proposta ou agente interventor. ... O conteúdo da proposta. ... O meio de execução da proposta. ... A finalidade da proposta. ... A fundamentação da proposta.
A proposta de intervenção é uma exigência da redação do Enem na qual você precisa indicar uma ação que ajude a combater o problema exposto no tema. Ela possui 5 elementos: ação, agente, modo, efeito e detalhamentos.
O que é necessário para resolver o problema? (Explicação e Ação) Quem deve resolver o problema? (Agente social) Como o problema deve ser resolvido? (Meio ou modo) O que será conquistado com o fim do problema? (Finalidade)
Essa proposta precisa, além de levar em consideração o recorte temático feito por você, conter cinco elementos que a caracterizem como completa. São eles: agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento.
A proposta de intervenção deve ter vínculo com a tese e ser coerente com os argumentos usados na redação. Fique ligado, pois o texto precisa ter um encadeamento lógico. A proposta bem elaborada deve conter um detalhamento do que fazer, como fazer, os meios e os participantes da proposta.
22 curiosidades que você vai gostar
“Proposta de intervenção” é o conjunto de argumentos que você precisa apresentar na redação a fim de resolver, propor melhorias ou ao menos lidar com a situação do tema.
Na redação do Enem, os candidatos precisam escrever um texto dissertativo-argumentativo (com introdução, desenvolvimento e conclusão), de no máximo 30 linhas, a partir de uma coletânea sobre um tema específico.
Proposta de intervenção é a parte da redação ENEM na qual o autor demonstra a sua capacidade de enfrentar a situação problema. Para garantir uma proposta detalhada e eficiente é necessário desenvolver os elementos: ação, agente, meios, finalidade e detalhamento.
Para fazer uma boa conclusão e buscar a nota máxima na correção você precisa de três elementos: 1 - Conectivo de conclusão; 2 - Retomada dos objetivos do texto; 3 - A Proposta de intervenção.
5 elementos obrigatórios na proposta de intervençãoAgente da proposta ou agente interventor. ... O conteúdo da proposta. ... O meio de execução da proposta. ... A finalidade da proposta. ... A fundamentação da proposta.
Uma redação deve apresentar em sua estrutura três elementos fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão.
No geral, é preciso fechar com um bom argumento que resuma as ideias mais importantes que foram abordadas. No caso do Enem, essa finalização deve conter uma proposta de intervenção para o tema pedido, com o propósito de dar uma solução para o problema, mostrando resultados.
A conclusão fecha a linha de raciocínio desenvolvida ao longo do texto dissertativo-argumentativo. É fundamental, portanto, que o seu posicionamento fique bem claro ao final da redação e que evite frases redundantes ou imprecisas.
A conclusão de uma redação apresenta uma síntese do que foi abordado na introdução e no desenvolvimento. (Foto: Pixnio). Depois de ter feito a introdução e desenvolvido o tema, é na conclusão de uma redação que deve estar o resumo do que foi escrito, de maneira objetiva, fazendo uma conexão com todo o texto.
3. Modo/meio (como a ação será desenvolvida) Além de pontuar a ação, você deve mostrar como ela será desenvolvida. Ou seja, não basta apenas dizer que “a escola deve promover a igualdade”, por exemplo: você deve dizer “como”.
O que é avaliado na competência 5? Essa competência avalia se o estudante sabe "elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos".
Por fim, vale lembrar que além de citar os agentes públicos, existem outros agentes que também podem ser mobilizados na sua proposta de intervenção, como o setor privado, escolas, hospitais, profissionais diversos, entre outros.
Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos.
A proposta de intervenção é a quinta competência avaliada na Redação Dissertativa Argumentativa do Enem. Ela corresponde a uma intervenção do problema apresentado, deve respeitar os direitos humanos e ser factível, ou seja, realizável.
Intervenção é o substantivo feminino que significa o ato ou efeito de intervir e indica uma intercessão ou mediação em alguma situação adversa. No âmbito da medicina, uma intervenção é uma operação ou procedimento cirúrgico, feito com o objetivo de tratar algum problema de um paciente.
GOMIFES é uma sigla utilizada para denominar os possíveis agentes responsáveis pela realização da proposta de intervenção. Existem sete agentes que podem ser utilizados na hora de criar seu parágrafo conclusivo, que são eles: Governo.
Pode-se definir a argumentação como a ação verbal pela qual se leva uma pessoa e/ou todo um auditório a aceitar uma determinada tese, valendo-se, para tanto, de recursos que demonstrem sua consistência.
ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA NA CONCLUSÃO
Portanto, o (agente) deve (ação), por intermédio de (meio/modo), com (detalhamento). Como resultado dessa nova perspectiva, (indicar o que se realizaria – finalidade).
Como liberar todo o mapa do GTA San Andreas?
Como enfrentar a dor da separação?
O que fazer para melhorar o desempenho em matemática?
Como deixar os ícones no meio da barra de tarefas do Windows 10?
Como importar dados do GCAP 2019 para 2020?
Como mudar a tela de bloqueio do Xiaomi?
Como fazer uma planilha do Excel caber em uma folha?
Como eliminar a tinta da impressora Epson l375?
Como mudar a senha do repetidor de sinal?
Como passar um desenho de milímetros para metros no AutoCAD?
Como mudar a unidade de medida do Photoshop?
Como mudar a textura de um item no Minecraft?
Quanto tempo demora a transferência de maquininha PagSeguro?
Como colocar 100% preto no Corel?
Como solicitar a vistoria do bombeiro?
Como solicitar advertência por escrito DETRAN?
Quando volta o passe livre 2020?