Quais são os efeitos práticos da suspensão e interrupção do contrato de trabalho?

Pergunta de Fernando Magalhães Teixeira em 03-10-2025
(38 votos)

São consequências da suspensão: o empregador não pagar salário; o período de suspensão não é computado como tempo de serviço; o empregado não trabalha e não se mantém à disposição da empresa.

Quais os efeitos da interrupção e da suspensão no contrato e trabalho?

Efetivamente, na suspensão os efeitos do contrato ficam ausente provisoriamente visto que o trabalho não é prestado bem como a renumeração (GARCIA, 2017 p. 332). Já na interrupção existe uma ausência provisória de prestação de serviço, mas sendo devido o salário e computado o tempo de afastamento.


Quais são os efeitos da suspensão do contrato de trabalho?

Efeitos da suspensão do contrato de trabalho

Então, como já mencionamos no início desse artigo, o principal efeito da suspensão do contrato de trabalho consiste na cessação temporária das principais obrigações, ou seja, o empregado não desempenha seus serviços e, consequentemente, o empregador não o remunera.

Quais são as causas de suspensão do contrato de trabalho?

Suspensão por motivo legal atribuível ao empregadoEncargo público não obrigatório;Eleição para cargo de diretor de Sociedade Anônima;Participação pacífica em greve;Eleição para cargo de direção sindical;Afastamento para qualificação profissional do trabalhador;

Quando ocorre a suspensão do contrato de trabalho?

Interrompem o contrato de trabalho, por exemplo, as férias, o DSR e o afastamento do empregado por doença até o 15º dia. Já na suspensão, o empregado não recebe pelo tempo inativo e tal período não conta como tempo de serviço. Acarretam a suspensão do contrato de trabalho a falta injustificada, o período de greve, etc.

Suspensão, Interrupção e Cessação do Contrato de Trabalho - Suspensão x Interrupção


25 curiosidades que você vai gostar

Quando um funcionário pode ser suspenso?

A suspensão visa disciplinar, resgatar o comportamento do empregado conforme as exigências da empresa. Ela pode ocorrer após advertências ou até mesmo logo após o cometimento de uma falta de maior relevância. Esta falta terá que ser bastante grave, pois haverá prejuízo ao empregado e ao empregador.

Quem teve suspensão de contrato pode ser demitido?

Os trabalhadores com contrato de trabalho suspenso ou redução de salário e jornada têm direito a um período de estabilidade. As empresas que escolherem recorrer ao novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e demitirem os funcionários durante esse período terão que arcar com indenizações.

Como fica o seguro-desemprego para quem teve o contrato suspenso?

Quem tiver o contrato de trabalho suspenso receberá o valor integral do seguro-desemprego (que vai de 1.100 reais a 1.900 reais). Se tiver o contrato suspenso, o empregado não poderá prestar nenhum serviço à empresa durante esse período, nem por teletrabalho.

Quem ficou com contrato suspenso tem direito a seguro-desemprego?

Lembrando que o Governo Federal fica responsável por uma parte do pagamento do salário destinado aos trabalhadores regidos pelo BEm durante o período de vigência do programa. Porém no que compete à dúvida: “Perco o direito ao seguro-desemprego quando o contrato de suspensão ou redução terminar?”. A resposta é, não!



Outras questões

Como fazer instalação por wi-fi?

O que faz o colesterol ruim aumentar?

O que são beneficios flexiveis?

O que e terapia hormonal?

Como reduzir os poros?

O que sao ongs e quais seus objetivos?

Como achar pessoas no facebook por cidade?

O que significa em transito?

Quanto custa um filhote de golden retriever?

O que é twitter e como funciona?

Qual a diferença entre Oyá e Iansã?

Pode demitir antes do feriado?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2025 - todasasrespostas.com