A internet emergiu como uma ferramenta democrática, facilitadora e de interação entre os usuários. No entanto, com o seu advento ocorreram mudanças de ordem emocionais e comportamentais na sociedade. Percebe-se a dependência digital como um dos impactos dos efeitos negativos do uso excessivo das redes sociais.
Os pequenos passos ideais para se livrar do vício em redes sociais consistem em desativar algumas notificações, a vibração, ou ainda optar por aplicativos que fazem o monitoramento do tempo gasto no smartphone. O próprio Instagram, inclusive, conta com essa função.
Uma nova realidade que precisa de tratamento completo e de novas formações profissionais como mestrados e pós-graduações em vícios comportamentais. Por este motivo, em Psicologia-Online, abordamos as causas, consequências e soluções para o vício em redes sociais.
Denota uma necessidade constante de estar conectado a redes como Facebook, Instagram, Twitter ou Whatsapp. "Quando, por alguma razão, o acesso não é possível, pode-se sentir uma grande ansiedade e frustração", explica a psicóloga Sylvia.
De acordo com ela, a compulsão por redes sociais é um tipo de vício comportamental em que a pessoa deixa de fazer suas atividades diárias para ficar conectado às redes sociais, o que compromete atividades básicas do cotidiano, como alimentação, trabalho, estudos, vida social e, em alguns casos, até higiene pessoal.
Qual é a religião de Dan Brown?
Pode dar batata doce para jabuti?
Qual o principal elemento do método científico?
Qual é o filme mais caro da Marvel?
Quanto tempo demora para cair no sistema o IPVA pago?
Como saber se é metal ou não metal?
Qual remédio tomar para desinchar a gengiva?
Qual o melhor WhatsApp Plus ou GB?
Quais são as seis práticas corporais?
Precisa de carta convite para entrar na Espanha?
Quais são as regiões temperadas?
Qual a melhor frequência Hz para dormir?
Como fazer um resumo para faculdade?