Efeitos adversos, se consumidos em excessoIntoxicação;Cálculo renal;Sobrecarga de órgãos responsáveis pelo metabolismo, como fígado e rins;Dor de cabeça;Reações cutâneas;Fadiga;Insônia ;Reações gastrointestinais;
O uso de suplementos alimentares sem orientação adequada pode trazer riscos à saúde do indivíduo pelo uso indevido, podendo sobrecarregar o fígado e acometer doenças cardiovasculares, neurológicas, problemas renais, entre outras.
Os órgãos mais afetados são: o rim, que realiza a filtração do sangue e produz a urina, já que esses suplementos podem elevar a formação de substâncias tóxicas como ureia e amônia; e o fígado, que é o órgão "laboratório" do corpo, local onde todos os compostos químicos passam, e o excesso desse contato pode inflamá-lo.
Os suplementos, a princípio, devem ser recomendados somente para atletas profissionais, gestantes e portadores de doenças gastrointestinais, enfermidade que pode dificultar a absorção de vitaminas no organismo.
Entre os produtos naturais, os grandes vilões foram os comprimidos com extrato de Camellia sinensis — cuja planta em si é muito usada para chás —, itens da empresa Herbalife e a planta Garcinia cambogia. O motivo mais frequente para ingerir esses suplementos era a tentativa de emagrecer (59% dos casos).
20 curiosidades que você vai gostar
Por sua vez, o site Liver Support defendeu que a não ser que a pessoa tenha uma forma avançado de doença no fígado que restringe o consumo de proteínas, a suplementação com proteínas em pó, em particular o Whey Protein, pode ser útil para quem possui um fígado debilitado.
Sua utilização incorreta por acarretar sintomas desagradáveis como transpiração excessiva, flatulência, aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, insônia, cansaço, aumento da desidratação e hipertermia, alteração da percepção de dor, o aumento do peso, sobrecarga renal gerando doenças renais, ...
É importante observar, no entanto, que uma dieta equilibrada e saudável, seguindo as necessidades de cada organismo, pode ser suficiente para suprir as necessidades do corpo. O uso incorreto de suplementos alimentares pode acarretar alguns problemas para a saúde, como sobrecarga hepática (fígado) e renal (rim).
Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumidos em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa.
Pode dar ovo cozido para sabia?
O que acontece quando arranca um pelo?
Quais as faculdades que duram apenas 2 anos?
Como fazer análise de dados quantitativos?
Quem são os imigrantes amarelos?
Como aumentar o capital intelectual de uma empresa?
O que é substantivo gramatical?
O que pode queimar um celular?
Que cor que combina com marsala?
Como guardar joias de prata para não escurecer?
Pode comer abacate com açúcar à noite?
Quais as formas de obtenção do metano?
Como atualizar Guia do Simples Nacional vencida?
Quem se aposentar compulsoriamente aos 75 anos?
Qual a maior fonte de recursos da administração pública?