Nos casos em que o animal que já apresenta alguma afecção podal, que provoque claudicação, recomenda-se a intervenção do médico veterinário. Dentre os principais tratamentos adotados estão a limpeza e curetagem do local para remoção do tecido necrótico e aplicação tópica e sistêmica de antimicrobiano.
O tratamento indicado é o cirúrgico. É preciso aparar os cascos, moldando a unha até o mais parecido possível com a outra em estado normal, para que a pisada volte a ser feita corretamente. Se for o caso, deve ser feita uma limpeza, retirando todo o tecido morto no local.
Já fiz tratamento de gabarro com sucesso, da seguinte forma: com anestesia local, cortei por inteiro o gabarro, queimei com ferro quente todos os vasos até eliminar o sangramento; após feito isso, apliquei uma mistura de ungüento com sulfato de cobre e enfachei.
Como é feito o tratamento? A broca nos cascos costuma afetar a linha branca desta região, por isso, o primeiro procedimento é a retirada de toda a parte que foi afetada. Então, deve ser feita a extração da ferradura, seguido de uma boa limpeza da sola e da área do casco.
Conheça alguns cuidados que podem prevenir as doenças de cascos:
O que é ser uma pessoa resoluta?
Como se escreve uma gargalhada?
Como se escreve 2001 em século?
Como se faz tabela para não engravidar?
Pode vender combustível em garrafa pet?
Quais são as principais correntes da ética contemporânea?
Qual a melhor vitamina para o cansaço físico e mental?
Pode o enfiteuta renunciar ao seu direito?
Qual é a verdadeira vitamina C?
Que fatores contribuíram para o crescimento da população da região Sudeste?
Como editar um arquivo no Excel?
O que caracteriza a escrita de Clarice Lispector?
Quais os direitos dos professores efetivos?
Quantas páginas são 100 mil caracteres?
O que engorda mais cerveja ou tira gosto?