A Cultura Material e Imaterial representam os dois tipos de patrimônio cultural, e que juntos constituem a cultura de determinado grupo. A cultura material está associada aos elementos materiais e, portanto, é formada por elementos palpáveis e concretos, por exemplo, obras de arte e igrejas.
O Patrimônio Cultural é dividido em dois grupos, que variam de acordo com a sua natureza. São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região.
Cultura material e cultura imaterial são dois tipos de patrimônio que expressam a cultura e características de determinado grupo ou região. A cultura material é composta por elementos concretos, como construções e objetos artísticos. Já a cultura imaterial é relacionada a elementos abstratos, como hábitos e rituais.
O patrimônio material protegido pelo Iphan é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza, conforme os quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.
Patrimônio Cultural Material
O conceito de patrimônio material se refere a bens culturais de caráter tangível. Ou seja, bens que podem ser percebidos e reconhecidos pela coletividade a partir de sua existência física/material.
28 curiosidades que você vai gostar
Segundo o Decreto-Lei nº 25/1937, patrimônio material é o conjunto de bens culturais móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.
Falando em patrimônio cultural, por exemplo, temos manifestações culturais que compõem um conjunto patrimonial material, como construções e obras de arte, e um conjunto patrimonial cultural imaterial, como festas, festivais, danças, músicas e estilos musicais, culinária etc.
Diferença entre o Patrimônio Histórico e Patrimônio Cultural
Enquanto o Patrimônio Histórico está relacionado à bens materiais e naturais, o Patrimônio Cultural pode ser dividido em Patrimônio Cultural Material e Patrimônio Cultural Imaterial.
Eles estão divididos em bens imóveis – núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais – e móveis – coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.
A gestão do patrimônio pelo IPHAN é dividida em quatro categorias:Patrimônio Material:Patrimônio Imaterial.Patrimônio Arqueológico.Patrimônio Mundial:
Unesco divide patrimônio em três tipos: culturais, naturais e mistos. Brasil tem 18 patrimônios reconhecidos pela Unesco.
Podem ser bens considerados patrimônio histórico cultural: obras de artes plásticas (pinturas, esculturas, ilustrações, tapeçarias e artefatos artísticos históricos em geral); construções e conjuntos arquitetônicos (cidades, casas, palácios, casarões, jardins, monumentos); festas e festividades; músicas; elementos ...
Os patrimônios privados pertencem às pessoas físicas e às empresas. Já os patrimônios públicos são bens coletivos que servem a toda comunidade.
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, o patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo.
Alguns dos patrimônios históricos mundiais são as "Pirâmides de Gizé" (Egito), Machu Picchu (Peru), Estátua da Liberdade (Estados Unidos), Muralha da China, Torre de Pisa (Itália), Coliseu de Roma (Itália), Palácio de Versalhes (França), Torre Eiffel (França) e Acrópole de Atenas (Grécia).
O patrimônio histórico representa os bens materiais ou naturais que possuem importância na história de determinada sociedade ou comunidade. Pode ser prédios, ruínas, estátuas, esculturas, templos, igrejas, praças, ou até mesmo parte de uma cidade, por exemplo, o centro histórico.
PATRIMÔNIO IMATERIAL - Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito às práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas ...
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) define como patrimônio imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os ...
São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.
13 Patrimônios Culturais da Humanidade no Brasil1 – Centro Histórico de Ouro Preto, Minas Gerais. ... 2 – Centro Histórico de Olinda, Pernambuco. ... 3 – Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul. ... 4 – Centro Histórico de Salvador, Bahia. ... 5 – Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Minas Gerais.
Os bens materiais são aqueles tangíveis, ou seja, palpáveis, que possuem corpo, forma, matéria. Pode ser uma casa, uma fazenda, uma gruta, um quadro, uma roupa. Os bens imateriais são os intangíveis, aqueles que não possuem matéria, e por isso não podem ser tocados.
Os espaços públicos de Salvador - Praça Municipal, Terreiro de Jesus, Caminho de São Francisco, Largo do Pelourinho, Largo de Santo Antônio e Largo do Boqueirão - decorrentes dos traçados de suas ruas, ladeiras e becos formam um dos mais ricos conjuntos urbanos de origem portuguesa.
Patrimônio Privado
São todos os bens que pertencem a um indivíduo específico, seja uma pessoa ou empresa. Ou seja, não estão abertos à utilização de todos, a não ser que tenham sido liberado pelo proprietário.
Conjunto de bens que pertencem ao domínio do Estado e que se institui para atender a seus próprios objetivos ou para servir à produção de utilidades indispensáveis às necessidades coletivas.
Dentre os patrimônios públicos, estão inclusos alguns bens materiais, como edifícios, sedes de serviços públicos, postos de saúde, escolas ou até mesmo praças e monumentos. Além destes, também podem ser incluídos bens imateriais, como valores históricos, éticos e econômicos.
Quando usar a modalidade pregão?
Em que ano escolar Harry está em Prisioneiro de Azkaban?
Porque Baco e o deus do vinho?
Quando começou a história da imprensa no Brasil?
Quais os segmentos de reta são congruentes?
Qual novela Rafael Vitti vai fazer com Larissa Manoela?
Quanto tempo vale uma procuração ad judicia?
Quem julga os embargos à execução?
Qual é a diferença entre gengivite e periodontite?
Quais são os tipos de legítima defesa?
Como eram conhecidos os caldeus?
Qual é o prazo de validade da medida provisória?
Quantas latas de cerveja engorda?
Qual é o melhor formato de vídeo para o YouTube?