Dentre os principais componentes de cada programa, houve predominância entre treinamento de força e equilíbrio, além de exercicios de coordenação, flexibilidade e aeróbios. Entretanto, não há indicação clara em relação a frequência, duração e intensidade das sessões.
Com relação aos fatores físicos destacam-se o aumento da força, massa muscular e densidade óssea, diminuição das dores articulares, prevenção e tratamento da osteoporose, melhora na capacidade aeróbica, diminuição da gordura corporal, entre outros (ROCHA et al., 2008).
A musculação é apontada como uma modalidade perfeita para as pessoas de terceira idade. Isso porque ela combate com eficácia a perda de massa muscular. Com o envelhecimento acontecem mudanças significativas na composição corporal, podendo levar ao desenvolvimento de danos funcionais físicos e lesões.
Assim, os principais benefícios de um comportamento ativo do idoso podem ser classificados basicamente nas esferas biológica, psicológica e social, destacando-se, entre esses benefícios: a) aumento/manutenção da capacidade aeróbia; b) aumento/manutenção da massa muscular; c) redução da taxa de mortalidade total; d) ...
8 melhores exercícios para a terceira idade
Atividades físicas para idosos: as mais indicadas
Práticas de pouco impacto são as mais indicadas para quem está acima dos 60 anos. Caminhadas, atividades na água, alongamento, dança e musculação são atividades que desenvolvem flexibilidade, equilíbrio e força muscular, e que são de fácil realização para não causar lesões.
A prática de atividade física é um elemento valioso de vida para as pessoas de todas as faixas etárias, especialmente para os idosos, pois é extremamente importante na manutenção da saúde, da flexibilidade e da longevidade, bem como atua na redução de dor e sintomas de doenças físicas.
Quanto aos ganhos psicológicos promovidos pela AF, os idosos declararam que a AF melhora a interação social, a sensação de bem-estar, o humor e a autoestima, reduz a ansiedade, tensão e depressão, aumenta as relações sociais pelo retorno ou a manutenção das atividades sociais que dão suporte ao bem-estar emocional dos ...
Atividade física na terceira idade como medida para prevenir doenças
Nos Estados Unidos, onde existem dados por faixa etária, a doença de Parkinson afeta até 2% das pessoas com mais de 70 anos, mas vai se tornando rara conforme a diminuição da idade. Dos 40 aos 50 anos, a doença está presente em 0,05% da população e, abaixo dos 40 anos, em apenas 0,005%.
A doença de Parkinson afeta geralmente pessoas com mais de 60 anos de idade, embora também possa acometer jovens, como o ator canadense Michael J. Fox - o Marty McFly da trilogia "De Volta Para o Futuro".
A estimulação dessas regiões bloqueia os sinais que causam os sintomas motores incapacitantes da Doença de Parkinson. A estimulação elétrica pode ser ajustada de forma não invasiva para maximizar os benefícios da terapia. O resultado disso é que muitas pessoas podem ter maior controle sobre seus movimentos corporais.
O principal remédio para controlar o quadro é chamado de amantadine, mas este possui diversos efeitos colaterais e nem sempre funciona. Embora seja hoje o principal medicamento no tratamento para Parkinson, o levodopa acaba levando alguns neurônios serotoninérgicos a liberarem dopamina de forma errática no organismo, provocando a discinesia.
O que é botox capilar alisa o cabelo?
Quanto tempo demora para regularizar o Caixa Tem?
Quem deve fazer o cadastro Ambiental rural?
O que vem depois de assistente?
Como calcular a altura de um pneu?
Quem toma penicilina pode tomar amoxicilina?
Por que não abrir uma franquia?
Quais são as caboclas de Xangô?
Quem morreu Dia 22 de Outubro?
Quem pode fazer uma Pós-graduação?
Quando o gato fica muito em cima do dono?
O que é o mapeamento cerebral?
O que é suspensão independente tipo McPherson?
Quais são os delimitadores que permitem a criação de comentários com mais de uma linha?