A explicação para isso é a seguinte: podem fazer pós-graduação todos os profissionais que possuem um diploma ou certificação de ensino superior. Dessa forma, os cursos técnicos ou livres não poderão ser utilizados para a realização de uma matrícula na pós-graduação.
Para o ingresso, geralmente, é necessário apenas que o estudante comprove sua conclusão do ensino superior com documentos, como o diploma. Já para uma pós-graduação stricto sensu, é preciso realizar uma prova ou apresentação de um projeto de pesquisa, além do comprovante de conclusão do ensino superior.
Contudo, a graduação não é a única maneira de obter dita certificação. Assim, é possível fazer pós-graduação e graduação ao mesmo tempo, se: Não for a sua primeira graduação; ou. Você já tiver um diploma de curso tecnólogo.
As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
A resposta é muito simples: sim, você pode. Acontece que qualquer pessoa que possua um diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) pode cursar uma pós-graduação lato sensu (especialização).
19 curiosidades que você vai gostar
De acordo com o Ministério da Educação, uma pós só pode ser iniciada por pessoas que possuem diploma da graduação. Portanto, fica claro que não é possível cursar uma especialização antes de terminar a faculdade. A graduação é um curso amplo, ou seja, que aborda diversos ramos de uma mesma profissão.
Qualquer pessoa portadora de um diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) pode cursar uma pós-graduação lato sensu (especializações) e/ou stricto sensu (mestrados e doutorados) em qualquer área, quantas vezes quiser.
No sítio http://emec.mec.gov.br é possível consultar a situação de instituições de educação superior e de cursos de graduação, assim como seus respectivos atos autorizativos.
No que se referente aos cursos lato sensu (especializações e MBA - Mestrado em Administração de Negócios), a carga mínima regularizada pelo Ministério da Educação (MEC) é de 360 horas-aula.
O primeiro passo para poder protocolizar pedido de credenciamento especial para oferta de cursos de especialização, consiste no Cadastramento de Usuário do Sistema de Acompanhamento de Processos das Instituições de Ensino Superior – SAPIEnS, que se inicia com o preenchimento completo de formulário próprio, denominado ...
Mas é nesse ponto que surge o questionamento: será que eu posso fazer 2 faculdades ao mesmo tempo? Sim, é possível cursar duas graduações juntas, e é isso que você vai entender melhor neste texto.
É possível fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo? Sim. É possível optar por realizar mais de uma pós-graduação online ao mesmo tempo, essa inclusive é uma oportunidade de conquistar grande valorização profissional em um curto espaço de tempo.
Como posso fazer duas faculdades ao mesmo tempo? Não há nada que impeça você de cursar duas faculdades ao mesmo tempo em uma instituição particular. Outra opção é fazer um dos cursos na universidade pública e o outro na faculdade particular. O importante é que você não ocupe duas vagas públicas.
Para fazer um Mestrado, você precisa ter algumas qualificações, mas ter uma pós-graduação está longe de ser uma delas. Isso porque o Mestrado em si já é considerado uma forma de pós-graduação, porém, é muito mais aprofundado que os demais cursos de especialização que encontramos nas instituições de ensino.
Uma vez que as pós-graduações lato sensu são voltadas à atuação prática no profissional no mercado de trabalho, os mestrados são mais indicados aos profissionais que têm um perfil acadêmico ao formar pesquisadores e docentes para o ensino superior.
Entende-se por pós-graduação todos aqueles cursos feitos depois de graduados, ou seja, que pedem o diploma do curso superior. A especialização é um dos principais tipos de pós. No Brasil, inclusive, utilizamos o termo “pós-graduação” para nos referirmos às especializações.
Qual a duração de um curso de especialização? Os cursos de especialização englobam uma carga horária mínima de 360 horas-aula. Geralmente essa carga horária pode ser cumprida em torno de um ano. Para a conclusão do curso, entretanto, o aluno deverá fazer um trabalho de conclusão de natureza individual.
Quanto tempo dura uma pós-graduação especialização
Assim, em geral, as pós-graduações de especialização devem ter no mínimo 2 anos de duração, a qual equivale a 360 horas estipuladas pelo MEC – Ministério da Educação.
Os cursos de formação continuada podem ser desenvolvidos nas modalidades de cursos de extensão, com carga horária de 30 a 120h; cursos de aperfeiçoamento, com carga horária mínima de 180h; e cursos de especialização, com carga horária igual ou superior a 360h.
Para verificar se você está cursando uma pós-graduação reconhecida pelo MEC na modalidade lato-sensu, a verificação deverá ser feita a partir do nome da instituição de ensino. Para isso, basta acessar o portal eletrônico https://emec.mec.gov.br/.
Se você quer descobrir se um curso EAD é reconhecido pelo MEC, basta acessar o site do órgão e fazer os seguintes passos:Clique em “Consulta Avançada”Em “Buscar por”, selecione “Curso de Graduação”Escreva o nome do curso que deseja pesquisar.
– Consulte o sistema e-MEC http://emec.mec.gov.br . Esse é o site oficial onde é possível encontrar todas as informações oficiais sobre as Instituições de Ensino Superior no Brasil.
As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma.
A primeira diferença mais marcante é a finalidade de cada uma. Isso porque o lato sensu é voltado mais para os profissionais do mercado de trabalho. Enquanto o stricto sensu é focado naqueles que desejam seguir na vida acadêmica, seja como professor ou pesquisador.
Lato sensu e stricto sensu nas leis
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as pós-graduações stricto sensu se referem aos “programas de mestrado e doutorado”. Já as pós lato sensu são os “programas de especialização” e “incluem os cursos designados como MBA”.
Quais os três tipos de consciência fonológica?
Qual a doença do Thomas Shelby?
Quais as hipóteses de nulidade do casamento?
O que precisa para fazer o CPF nos Correios?
Onde tirar segunda via do CPF mudança de nome?
Quanto tempo de caminhada para perder 300 calorias?
O que diz o artigo 41 da Lei 7.885 89 sobre o controle de ponto?
O que apresenta unicamente características da Caatinga?
O que é a responsabilidade socioambiental?
Quanto ganha um observador de espaço confinado?
Qual a carga horária de uma pós?
Qual capítulo o Blast aparece?
Qual o melhor cardio para perder barriga?
Qual a nova cerveja da Heineken?
O que acontece se eu colocar água oxigenada no cabelo?