A valeriana, bastante conhecida por seus efeitos calmantes, é uma das plantas medicinais mais comuns, ideal para diminuir os nervos e a ansiedade e facilitar o sono. No entanto, apesar de ser um produto natural, é importante conhecer o modo adequado de ingeri-la além de saber em que casos seu consumo é contraindicado.
Valeriana officinalis é indicado como sedativo moderado, como agente promotor do sono e no tratamento de distúrbios do sono associados à ansiedade.
Se utilizada em excesso, a valeriana pode causar: 1 Cansaço; 2 Tremedeiras; 3 Dor de cabeça; 4 Alterações visuais; 5 Alucinações; 6 Dor estomacal; 7 Instabilidade emocional. More ...
Apesar de ser um medicamento natural e com poucos efeitos colaterais relatados, a valeriana deverá ser recomendada por um fitoterapeuta, pois em doses excessivas pode provocar tremores, dor de cabeça, vertigem, alucinações, instabilidade emocional, diarreia e sensação de “ressaca”.
O nome científico desta planta é Valeriana officinalis e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias e alguns supermercados, sob a forma de raízes secas para fazer infusões, óleos ou cápsulas. Por ser um calmante natural, a valeriana pode ser usada como tratamento natural para diversos distúrbios como:
Como fixar cortina no banheiro?
Como pegar o ovo Pokémon FireRed?
Como faço para encontrar minha conta do Facebook?
Como encontrar a veia para tirar sangue?
Quem tem o contrato suspenso tem direito a férias?
Qual é o inferno astral de Aquário?
Como resetar a BIOS da placa mãe Gigabyte?
Como recuperar minha auto estima e confiança?
O que acontece quando a carteira de habilitação e apreendida?
O que acontece com o estômago na gravidez?
O que fazer quando a chave do produto Key não funciona?
Quais as aplicações terapêuticas da manipulação genética?
Como recuperar o E-mail da Globo?
O que acontece se dirigir com a CNH vencida?
Como recuperar a autoestima após o fim de um relacionamento?