Os principais componentes do clínquer são C3S (3CaO. SiO2), C2S (2CaO. SiO2), C3A (3CaO. AlO3) e C4AF (4CaO.
O clínquer é constituído, em sua maior parte, por silicatos (75%) e numa proporção menor, de aluminatos e ferro- aluminatos cálcicos [3, 4, 6-8]. Os principais componentes do clínquer são C3S (3CaO. SiO2), C2S (2CaO. SiO2), C3A (3CaO.
Em termos mineralógicos, o clínquer portland constitui-se de quatro componentes principais: alita (Ca3SiO5), belita (Ca2SiO4), C3A (Ca3Al2O6) e C4AF (Ca4Al2Fe2O10).
O clínquer é constituído basicamente por 67% CaO, 22% SiO2, 5% Al2O3, 3% Fe2O3 e 3% de outros componentes. As quatro fases principais são os silicatos alita e belita, em torno de 75%, e em menor quantidade pela fase aluminato, aluminato tricálcico (C3A), e fase ferrítica, ferro aluminato tetracálcico (C4AF).
O material utilizado para a fabricação deve conter em sua composição química os principais óxidos componentes do clínquer, CaO, SiO2, Al2O3 e Fe2O3. O calcário e a argila são as matérias-primas mais comuns como fontes dos três primeiros, sendo o minério de ferro a principal fonte de Fe2O3.
21 curiosidades que você vai gostar
O cimento é composto principalmente do material clínquer – uma mistura de calcário, argila e componentes químicos – e diferenciado conforme a adição de outros materiais, como: gesso, que aumenta o tempo de pega; escória, que aumenta a durabilidade na presença de sulfato, mas, quando em grandes quantidades, pode ...
Os componentes principais, cuja determinação é feita a partir de uma análise química, são: cal (CaO), sílica (SiO2), alumina (Al2O3), óxido de ferro (Fe2O3), magnésia (MgO), álcalis (Na2O e K2O) e sulfatos (SO3).
O clínquer é o produto granulado que surge após a queima de calcário misturado com argila e pode receber adições (gesso, pozolana, fíler, calcário e escória). Das adições é feita a moagem de cimento a partir dos separadores dos componentes minerais.
O clínquer Portland é obtido a partir da queima das matérias-primas (fontes de CaO, SiO2, Al2O3 e Fe2O3, entre outros) em um forno rotativo a temperaturas de até 1450 ºC.
O clínquer é um material granular e rígido, como pode ser observado na imagem abaixo. De maneira geral, pode-se dizer que o clínquer é considerado um pó homogêneo (farinha), de diferentes matérias-primas moídas e misturadas que, quando submetido a altíssimas temperaturas, se transforma em rocha.
Cimento portland é a denominação convencionada mundialmente para o material usualmente conhecido na construção civil como cimento. O cimento portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água.
SIGNIFICADO DE CLÍNQUER
O clínquer é a matéria prima básica de diversos tipos de cimento, inclusive o cimento Portland, onde, no seu processo de fabricação, o clínquer sai do forno a cerca de 80°C, indo diretamente à moagem onde é adicionado ao gesso.
As pozolanas são materiais aglomerantes cuja composição silico-aluminosa diferem do cimento Portland somente pela ausência do elemento cálcio. Porém, quando devidamente moídas e hidratadas na presença da cal ou mesmo de cimentos, reagem e formam compostos cimentícios.
Moagem e homogeneização das matérias-primas (obtenção da farinha crua) Clinquerização da farinha crua em fornos rotativos (produção do clínquer) e posterior resfriamento do clínquer. Moagem do clínquer para e adição de gesso para obtenção do cimento. Ensacamento e expedição do produto final.
Clinquer é o produto artificial obtido pela calcinação a elevada temperatura (1400-1500°C) de uma mistura de calcário, e argila devidamente dosados e moídos. O Cimento portland é produzido a partir de mistura, calcinação e moagem de materiais calcários e argilosos em certas proporções.
– “O cimento é fabricado a partir da mistura e queima (cozimento) em alto forno, das matérias primas calcário e argila. Após serem trituradas e misturadas, eles passam por esse processo de cozimento e se transformam em um pó chamado farinha cru.
O vidro é composto por areia, calcário, barrilha (carbonato de sódio), alumina (óxido de alumínio) e corantes ou descorantes.
O clinquer pode ser definido como cimento numa fase básica de fabrico, a partir do qual se fabrica o cimento Portland, habitualmente com a adição de sulfato de cálcio, calcário e/ou escória siderúrgica.
O filler é uma matéria-prima que dispensa tratamento térmico (calcinação) – processo que, na fabricação de cimento, é responsável por mais de 80% do consumo energético e 90% das emissões de CO2.
Óxido de cálcio (CaO) 49,35% Óxido de magnésio (MgO) 26,45% Dióxido de silício (SiO2) 1,88% Óxido de alumínio (Al2O3) 0,26% Óxido de ferro (Fe2O3) 0,22% Óxido de potássio (K2O) 0,06% Óxido de estrôncio (SrO) 0,04% Óxido de cobre (CuO) 0,01% Carbono (C) 0,00% Perda ao fogo 21,74% Page 6 Analisando a Figura 1, observa-se ...
O mercado nacional dispõe de 8 opções, que atendem aos mais variados tipos de obras. O cimento Portland comum (CP I) é referência, por suas características e propriedades, aos demais tipos básicos de cimento Portland.
CP IV – O cimento pozolânico também possui muito mais pozolana do que seu irmão CP II-Z, sendo mais impermeável e durável, e muito utilizado em obras com ação de água corrente e ambientes agressivos. À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum.
Mas afinal qual diferença entre os cimentos CP2 e CP3 ? Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação.
Como lidar com a síndrome do impostor?
Como funciona a alfândega para compras na internet?
Como saber se tenho vínculo com o INSS?
Como eu sei que tenho vocação para ser engenheiro?
Como saber se você é Ambivertido?
Quem tem direito a receber a restituição do imposto de renda?
Como saber se preciso fazer o Enade?
Como modernizar uma cozinha branca?
Como quebrar o sigilo telefônico de um celular?
Como tirar o corpo da homeostase?
Quanto tempo vive o peixe tilápia?
Como fazer café torrado e moído?