Atualmente, com suas semelhanças e diferenças, há várias correntes da psicologia identificadas como a Terceira Força em Psicologia Humanista, algumas delas são a Gestalt-terapia, a Psicoterapia centrada na pessoa, o Psicodrama, a Psicologia fenomenológico-existencial e o Daseinsanalyse.
RESUMO A teoria humanista enfatiza as relações interpessoais, na construção da personalidade do indivíduo, no ensino centrado no aluno, em suas perspectivas de composição e coordenação pessoal da realidade, bem como em sua habilidade de operar como ser integrado.
A psicologia humanista tem como principal característica considerar o ser humano como um todo. Ela se baseia no fato de que há múltiplos fatores envolvidos na saúde mental. Todos eles convergem e estão interligados: as emoções, o corpo, os sentimentos, o comportamento, os pensamentos, etc.
O humanismo propõe uma abordagem terapêutica não-diretiva e centrada na pessoa. Parte-se do pressuposto que é o indivíduo que possui a responsabilidade pela condução e pelo sucesso do tratamento. O humanismo é considerado como uma abordagem otimista.
As 3 Grandes Forças em Psicologia: psicanálise, behaviorismo e humanismo.
25 curiosidades que você vai gostar
As 4 Forças da PsicologiaA PSICOLOGIA. ... 1ª FORÇA: PSICANÁLISE. ... 2ª FORÇA: BEHAVIORISMO OU PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL. ... 3ª FORÇA: HUMANISTA. ... 4ª FORÇA: TRANSPESSOAL.
A partir dessas investigações surgem ramificações, movimentos e escolas próprias como o estruturalismo, o funcionalismo, o behaviorismo (1ª grande força), a psicanálise (2ª grande força) e a psicologia humanista-existencial (3ª grande força).
Com a Abordagem Humanística o foco não é mais a tarefa ou a organização, mas sim as pessoas. A teoria surgiu como consequência da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e tem como objetivo a humanização e democratização, deixando de lado a rigidez existente até então.
Aparece a preocupação com fatores como motivação, comunicação, liderança, trabalho em equipe, em contraponto à outros fatores como autoridade, departamentalização, tarefas etc, como era anteriormente. Com a Teoria das Relações Humanas há maior atenção com a natureza do homem.
Vertentes do humanismo
Geralmente são humanistas os deístas, panteístas, agnósticos, ignósticos ou ainda ateus.
Entre as principais características do humanismo destaca-se:Período de transição entre Idade Média e Renascimento;Valorização do ser humano;Surgimento da burguesia;Ênfase no antropocentrismo, ou seja, o homem no centro do universo;As emoções humanas começaram a ser mais valorizadas pelos artistas;
O objeto de estudo da Psicologia Humanista, sendo os processos e experiências distintamente humanos, apresenta dificuldades maiores ainda. Como já foi exposto, a ciência moderna, à qual a Psicologia Humanista pretende estar aderida, depende em alguma medida da quantificação dos fenômenos que estuda.
A Psicologia Humanista entende que os indivíduos estão em constante busca pela autorrealização. Este segmento da psicologia foca na maneira como o comportamento de uma pessoa se relaciona com seus sentimentos íntimos e como eles afetam sua imagem.
2. Fundamenta a ética e moral em valores humanos. O humanismo estabelece que valores como amor, respeito e honestidade devem ser desenvolvidos através de experiências individuais e mundanas.
A abordagem Humanista privilegia os aspectos da personalidade do sujeito que aprende. Corresponde ao "ensino centrado no aluno". O conhecimento, para essa concepção, existe no âmbito da percepção individual e não se reconhece objetividade nos fatos. ... Por decorrência, defende o processo de autoavaliação do aluno.
Trata-se, por exemplo, da doutrina que tem por base a integração dos valores humanos. O humanismo também é um movimento renascentista que se propôs a voltar-se para a cultura greco-latina a fim de restaurar os valores humanos. ... Trata-se de uma doutrina antropocêntrica em que o homem é a medida de todas as coisas.
A produtividade era alta e os processos produtivos mais eficientes, tal que quando resolvidos os problemas econômicos, as empresas passaram a preocupar-se com o atendimento dos problemas humanos, basicamente com sua motivação, no intuito de aumentar a produtividade pela mudança do paradigma administrativo.
As principais críticas a essa Teoria foram: a oposição cerrada à Teoria Clássica; inadequada visualização dos problemas das relações industriais; concepção ingênua e romântica do trabalhador; limitação do campo experimental; parcialidade das conclusões; ênfase nos grupos informais e enfoque manipulativo das relações ...
Índice1 Objetivo.2 1ª Fase - Os Estudos da Iluminação.3 2ª Fase - Sala de montagem de relés. 3.1 Conclusão dessa fase. 3.2 3ª Fase - O programa de entrevistas. ... 4 Conclusões da Experiência de Hawthorne. 4.1 Nível de Produção é Resultante da Integração Social. 4.2 Comportamento Social dos Empregados. ... 5 Referências.
A abordagem humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa (através da Administração Científica) e na estrutura organizacional (como na Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das ...
Segundo Orlickas (2001, p. 24), com a abordagem humanística “tomou-se o rumo da humanização das empresas, reduzindo-se a valorização do poder e do status, ou seja, valorizaram-se os grupos sociais, as comunicações, a motivação, a liderança, as abordagens participativas e a satisfação no trabalho”.
A Psicologia Humanista surgiu na década de 50 e ganhou força nos anos 60 e 70, como uma reação às idéias de análise apenas do comportamento, defendida pelo Behaviorismo e do enfoque no inconsciente e seu determinismo, defendido pela Psicanálise.
Esta corrente é definida por Abraham Maslow, um de seus fundadores, como a quarta força da Psicologia, antecedida pelo behaviorismo de Pavlov, pela Psicanálise criada por Freud e pela linha humanista, baseada na Fenomenologia e no Existencialismo. ...
Em 1962, Abraham Maslow publicou Toward a Psychology of Being , em que descreveu a psicologia humanista como a “terceira força” em psicologia. ... Algumas das principais ideias e conceitos que surgiram como resultado do movimento humanista incluem uma ênfase em coisas como: Conceito próprio. Hierarquia de necessidades.
Quais são as 4 principais abordagens da psicologia?Psicanálise. Essa, provavelmente, é a abordagem da Psicologia mais conhecida pelas pessoas em geral. ... Humanismo. ... Behaviorismo ou Psicologia comportamental. ... Terapia cognitivo-comportamental. ... 4 thoughts on “Quais são as 4 principais abordagens da psicologia?”
Como Triple Bottom Line pode ser aplicado nas empresas?
Como é a reprodução do tubarão baleia?
Como melhorar o sinal do roteador vivo?
Quais são os benefícios do suco de romã?
O que significa a relação PaO2 FiO2?
Qual maneira o tratamento da água ajuda a evitá las?
Como melhorar os gráficos do Call of Duty Mobile?
Quando o pâncreas identifica glicose em excesso ele libera?
O que fazer para melhorar aterramento?
Como começou o turismo no Brasil?
O que é bom para endurecer a barriga?
Quais são os principais motivos dos Turismos nos dias atuais?