As tecnologias leves são tecnologias de relações, como acolhimento, vínculo, autonomização, responsabilização e gestão como forma de governar processos de trabalho(1). A utilização destas tecnologias nos processos gerenciais do enfermeiro pode interferir na produção do cuidado.
As tecnologias duras, nesse exemplo específico, são representadas por equipamentos, como glicosímetro, aparelho de pressão, balança, formulários para registro de atividades da prática de grupo, também são utilizadas no processo de cuidado (FERNANDES; SILVA; SOARES, 2011).
As tecnologias leves são as produzidas no trabalho vivo em ato, condensam em si as relações de interação e subjetividade, possibilitando produzir acolhimento, vínculo, responsabilização e autonomização.
Tecnologias leves
Este conceito é aplicado a empresas, atividades comerciais e serviços. Uma metodologia educativa, um sistema de contabilidade, um procedimento de logística ou uma campanha de marketing são exemplos de tecnologias leves.
As tecnologias leves são as das relações; as leve-duras são as dos saberes estruturados, tais como as teorias, e as duras são as dos recursos materiais. A adoção das tecnologias leves no trabalho em saúde perpassa os processos de acolhimento, vínculo e atenção integral como gerenciadores das ações de saúde.
15 curiosidades que você vai gostar
Segundo o eixo teórico deste estudo, as tecnologias em saúde são classificadas em três categorias: tecnologia dura, relacionada a equipamentos tecnológicos, normas, rotinas e estruturas organizacionais; leve-dura, que compreende todos os saberes bem estruturados no processo de saúde; e a leve, que se refere às ...
No contexto da Portaria Nº 2.510/GM de 19 de dezembro de 2005, considera-se tecnologias em saúde: medicamentos, materiais, equipamentos e procedimentos, sistemas organizacionais, educacionais, de informações e de suporte, e programas e protocolos assistenciais, por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são ...
INTRODuÇÃO: A escuta qualificada permite adquirir informações sobre cada paciente, que possibilitarão escolhas e resoluções de suas necessidades, tornando-se uma forma de prestar uma assistência de qualidade, pois, por meio dela, é possível reconhecer e acolher, empaticamente, as necessidades do paciente, bem como de ...
O trabalho vivo em ato : a pro- dução na saúde realiza-se, sobretudo, por meio do trabalho vivo em ato , isto é, o trabalho humano no exato momento em que é executado e que determina a produção do cuidado.
O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.
Mais recentemente, o processo tem sido definido como uma forma sistemática e dinâmica de prestar cuidados de enfermagem, que é realizado por meio de cinco etapas interligadas: avaliação, diagnóstico, planejamento, implementação e evolução(1-2).
O conceito de cuidado
O campo da saúde não tem ou não deveria ter como objeto único a cura ou a promoção e proteção da saúde, mas a produção do cuidado, ou seja, é o lugar de produção de atos, ações, procedimentos e cuidados com os quais pode se chegar à cura ou a um modo qualificado de se levar a vida (MERHY, 2002).
Assim, "lidar" com o paciente é voltar-se à lesão, à doença; manter contato com a família é dar margem ao aspecto relacional, afetivo. Outro comportamento que atesta a necessidade de distanciamento, de "ver menos para sofrer menos", é a freqüência com que as profissionais de enfermagem ausentam-se da sala.
As tecnologias leves são tecnologias de relações, como acolhimento, vínculo, autonomização, responsabilização e gestão como forma de governar processos de trabalho(1). A utilização destas tecnologias nos processos gerenciais do enfermeiro pode interferir na produção do cuidado.
Tecnologia dura, leve-dura e leve é como Merhy (1997) classifica as tecnologias envolvidas no trabalho em saúde. A leve refere-se às tecnologias de relações do tipo produção de vínculo, autonomização, acolhimento, gestão como uma forma de governar processos de trabalho.
Tipos de tecnologia na enfermagemTecnologia de informação.Tecnologia da comunicação.Tecnologia biomédica.Prontuários eletrônicos.Emissão de laudos à distância.
O campo trabalho real Acumulado contém o trabalho real realizado por todos recursos atribuídas a tarefas, acumulado ao longo do tempo. Há várias categorias de campos Trabalho Real Acumulado. Forma de cálculo Quando você cria uma tarefa, o campo Trabalho Real Acumulado está em branco.
A mais valia representa a disparidade entre o salário pago e o valor produzido pelo trabalho. ... No sistema capitalista, com o afastamento do trabalhador de seu produto final, ele é incapacitado de medir o valor de seu trabalho, o que, de acordo com Marx, possibilita ao capitalista apropriar-se de parte desse valor.
Estas valises representam caixas de ferramentas tecnológicas, enquanto saberes e seus desdobramentos materiais e não-materiais 3. ... Por exemplo, a valise das tecnologias duras permite processar, com os seus equipamentos, imagens, dados físicos, exames laboratoriais, entre outros.
O usuário tece os elementos necessários para uma escuta qualificada, que são a liberdade, confiança, compreensão, paciência, prontidão para ajuda, atenção, abertura à fala para a fluência dos conteúdos mais profundos, não recriminação, e sigilo.
Pode ser realizada pelas instituições da rede de promoção e proteção, formada por profissionais da educação e da saúde, conselhos tutelares, serviços de assistência social, entre outros. O depoimento especial é a oitiva da vítima, criança ou adolescente, perante a autoridade policial ou judiciária.
A escuta permite “num primeiro momento, acolher toda queixa ou relato do usuário mesmo quando possa parecer não interessar diretamente para o diagnóstico e tratamento” (BRASIL, 2007, p.
Sistemas operacionais mais seguros, dispositivos de monitoramento e controle da saúde, prontuários eletrônicos e até robôs em salas de cirurgia são alguns exemplos das contribuições da tecnologia para a saúde.
A Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) é a síntese do conhecimento produzido sobre as implicações da utilização das tecnologias e constitui subsídio técnico importante para a tomada de decisão sobre difusão e incorporação de tecnologias em saúde. ...
O cuidado em saúde é uma ação integral fruto do entre-relações de pessoas, ou seja, ação integral como efeitos e repercussões de interações positivas entre usuários, profissionais e instituições, que são traduzidas em atitudes, tais como: tratamento digno e respeitoso, com qualidade, acolhimento e vínculo.
O que é semiologia na educação?
Como eliminar o cheiro de carniça?
O que a caseína causa no organismo?
Quais os benefícios da pomada pasta d'água?
O que são métodos hermenêuticos?
Quais as características da suspensão condicional da pena simples?
Como mudar a linha de impressão no LibreOffice?
Quais consultas o enfermeiro pode fazer?
Qual a companhia aérea mais cara do mundo?
Como transformar objeto em array JavaScript?
Como funciona seguro hospitalar?
O que os frutos representam para as angiospermas?
Quais são as formas artificiais de imunização?
Quem toma multa gravíssima tem que fazer reciclagem?
O que significa sentir que algo vai acontecer?
Em que consiste a estabilização da tutela antecipada e quais seus requisitos?