A prática pedagógica através da ludicidade pode proporcionar o desenvolvimento de atividades que estimulem o raciocínio lógico, a criatividade e o crescimento pedagógico de forma mais significativa. De acordo com Gulinelli (2008 p. 9), “a atividade lúdica é um fator muito importante para o desenvolvimento da criança.
O professor deve ter uma relação mediadora nesse processo de atividades lúdicas e a prática pedagógica, para que ocorra uma aprendizagem significativa e não seja somente uma forma de diversão da criança.
O lúdico promove na educação infantil uma pratica educacional conhecimento de mundo, oralidade, pensamento e sentido. ... Os jogos ensinam os conteúdos através de regras, pois possibilita a exploração do ambiente a sua volta, os jogos proporcionam aprendizagem maneira prazerosa e significativa assim agrega conhecimentos.
O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.
O método lúdico é muito similar ao brincar, sendo importante meio de desenvolvimento total durante a infância, de modo especial em crianças das séries iniciais. O desenvolvimento infantil é realizado através da experiência social da criança. A imitação de situações cotidianas dos adultos cria um aprendizado pleno.
29 curiosidades que você vai gostar
Para o desenvolvimento de atividades lúdicas no ambiente escolar, faz-se necessário que o educador tenha conhecimento dos tipos de brincadeiras e seu papel na construção da aprendizagem. Devemos oportunizar às crianças brincadeiras que desenvolvam a criatividade, a agilidade, equilíbrio e a imaginação.
É preciso aplicar estratégicas de forma lúdica, seja através das brincadeiras, do ritmo de uma música, das poesias, das rimas ou do envolvimento da turma nas elaborações de atividades. Os jogos precisam estar no planejamento do professor e ele deve motivar seus alunos na criação de novos jogos.
Ludicidade é a capacidade de ensinar e de aprender através de brincadeiras tornando as aulas prazerosas, através das brincadeiras as crianças podem ter acesso, ou seja, conhecer outras culturas e vai adquirindo elementos que contribuirão para a formação de sua personalidade, facilitando assim a uma aprendizagem ...
A ludicidade é um meio de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, pois através da mesma o aluno é instigado a desenvolver o senso de experimentar, descobrir, elaborar, assimilar e assim contribuir para a construção intelectual da criança.
São muitos os autores que fazem referência ao brincar, afirmando que este é fator fundamental ao desenvolvimento de aptidões físicas e mentais da criança. Brincando, a criança estabelece vínculos sociais, descobre a personalidade, aprende a viver em sociedade, prepara-se para a idade adulta.
Os desenvolvimentos pessoais que a ludicidade proporciona, associados aos fatores sociais e culturais, colaboram para uma boa saúde física e mental, facilitando o processo de socialização, comunicação, construção de conhecimento, além de um desenvolvimento pleno e integral dos indivíduos envolvidos no processo de ...
O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam.
O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção de conhecimento.”
Quando o professor passa a estruturar a brincadeira, organizando os espaços para o brincar e apresentando os materiais e brinquedos em que a criança é estimulada a usar está assumindo um papel-chave nesse processo ao estimular, desafiar e possibilitar às crianças o brincar de forma mais desenvolvida, ou seja, além de ...
Uma proposta lúdico-educativa torna-se um desafio à prática do professor, pois além de selecionar, preparar, planejar e aplicar os jogos, ele precisa participar no decorrer do jogo, se necessário jogar, brincar com as crianças, mas sempre observando, no desenrolar, as interações e trocas de saberes entre eles.
Observar as interações; Perseguir os interesses das crianças; Colaborar com materiais de apoio; Trabalhar a escrita com materiais de apoio (identificados a partir da observação dos rumos das brincadeiras);
Que serve para divertir ou dar prazer.
Os jogos e brincadeiras auxiliam a criança no processo de pensar, imaginar, criar e se relacionar com os demais. “A brincadeira é atividade física ou mental que se faz de maneira espontânea e que proporciona prazer a quem a executa”.
A Relação da Ciência com o Lúdico:
O lúdico no ensino contribui para que o aluno atinja níveis mais complexos em seu desenvolvimento cognitivo, desperta o interesse, a criatividade e o gosto pela ciência.
De acordo com Vygotsky (1989), o lúdico interfere no desenvolvimento da criança, pois através do jogo são aflorados aspectos importantes como iniciativa, autoconfiança, curiosidade, linguagem, pensamento e concentração, incentivando a aprendizagem.
Ressaltamos que a presença do lúdico na prática de ensino possibilita a superação de dificuldades do ensino de conteúdos geométricos. PALAVRAS-CHAVE: lúdico; ensino; aprendizado; geometria. O lúdico está presente e é uma característica na vida do ser humano, em especial na da criança.
Mencionamo-nos renomados autores como Vygotsky (1992), Winnicott (1975), Huizinga (1990), Marcelino (1990), Friedman (1992), Rego (2001), entre outros que de tal modo abordam a importância do lúdico no desenvolvimento infantil na Educação Infantil.
Faça parte da brincadeira – A participação do adulto, principalmente do professor, em quem eles se espelham na fase de formação, é fundamental para estimular a entrada da criança no universo imaginário, além de permitir que você conduza a experiência para os seus objetivos pedagógicos.
A brincadeira é uma prática muito importante para a educação como um todo.
...
Você pode iniciar o processo de alfabetização e letramento com brincadeiras com:Jogo dos 7 erros.Caça palavras.Jogo da memória com letras.Adivinhando a palavra.
A criança ao brincar organiza seu espaço, desenvolve a noção casualidade e representação. E quando isso flui em sala de aula, torna-se favorável para o educador descobrir a realidade de cada criança.
Como descobrir o objeto direto?
Qual o antifúngico mais potente?
Qual a palavra de passe do mestre maçom?
Quanto vale um ano de vida de um gato?
Quem foi o criador de Hollywood?
Para que serve a esfera cromoterapia azul?
Pode fazer barulho no domingo?
Como saber se a mandioca está estragada?
Quando o alternador está ruim?
Como comprovar que trabalhei na prefeitura?
O que são registros da língua portuguesa?
Qual o substantivo composto de pé?
Como calcular o metro da calha?