Aleluias
Melhores poemasPoesias: (Edição portugueza)1910PoesiasPoesia completa: Segundo volume
Raimundo Correia/Livros
- Faleceu de tuberculose, em Paris (França), aos 52 anos, em 13 de setembro de 1911. Principais características do seu estilo literário: - Embora seja um escritor do Parnasianismo, sua primeira obra, Primeiros Sonhos, é identificada com o Romantismo.
Sua temática, como de todo poeta parnasiano, estava concentrada na exaltação das formas estruturais na composição do poema, na contemplação da natureza, na perfeição dos objetos, na métrica rígida. Enfocava também um forte pessimismo marcado por desilusão dos sonhos que podem não ser realizados.
São Luís, Maranhão
Raimundo Correia/Local de nascimento
Olavo Bilac | |
---|---|
Ocupação | poeta |
Obras destacadas | Poesias (1888) |
Escola/tradição | parnasianismo |
Movimento estético | parnasianismo |
Apesar de sua poesia ser marcada pelo sentimentalismo, o poeta, um dos mais famosos no início do século XX, é vinculado ao parnasianismo brasileiro, estilo caracterizado pela objetividade, descritivismo e rigor formal.
Na coletânea de poemas da obra Sinfonia, encontram-se algumas das mais famosas poesias que o tornaram célebre, entre elas: As Pombas, Mal Secreto, Cavalgada e Americana. No Parnasianismo brasileiro, Raimundo Correia é conhecido como o “Poeta das Pombas”.
Estreou na literatura em 1879, com o volume de poesias Primeiros sonhos. Em 1883, publicou as Sinfonias, onde se encontra um dos mais conhecidos sonetos da língua portuguesa, “As pombas”. Este poema valeu a Raimundo Correia o epíteto de “o Poeta das pombas”, que ele, em vida, tanto detestou.
Raimundo Correia (Raimundo da Mota de Azevedo Correia), magistrado, professor, diplomata e poeta, nasceu em , a bordo do navio brasileiro São Luís, ancorado na Baía de Mogúncia, MA, e faleceu em Paris, França, em 13 de setembro de 1911.
Um tom suave de melancolia... A partir de 1883, Raimundo Correia dedicou-se intensamente à carreira de juiz de Direito da comarca do Rio de Janeiro. Vai servir em São João da Barra e em Vassouras, entre 18.
Os temas adotados por Raimundo Correia giram em torno da perfeição formal dos objetos. Ele se diferencia um pouco dos demais parnasianos porque sua poesia é marcada por um forte pessimismo, chegando até a ser sombria. Ao analisar a obra de Raimundo Correia percebe-se que há nela uma evolução.
Na coletânea de poemas da obra Sinfonia, encontram-se algumas das mais famosas poesias que o tornaram célebre, entre elas: As Pombas, Mal Secreto, Cavalgada e Americana. No Parnasianismo brasileiro, Raimundo Correia é conhecido como o “Poeta das Pombas”. Junto com Alberto de Oliveira e Olavo Bilac forma a chamada tríade parnasiana.
Quanto custa uma interdição judicial?
O que é plágio acadêmico e como evitá lo?
O que está em alta no Instagram 2021?
Como descobrir a chave de acesso do meu fone Bluetooth?
Pode comer doce uma vez na semana?
Quantas colheres de feijão devo comer para não engordar?
Como fazer adubo para árvores frutíferas?
Qual era o nome dado ao rei de Mali?
Quais são as noções de grandeza?
Quais são os elementos de um processo?
Como reverter a esteatose hepática?
Quais são as dívidas que temos que pagar primeiro?
Quais os vermes que Anitta combate?
Quando devo usar o floculante na piscina?
Qual o jogo de console mais vendido do mundo?
Quais são os 7 tipos de pronomes?
Para que um designer gráfico precisa ter um portfólio?