Da mesma forma, você recebe juros sempre que aplica seu dinheiro em um investimento, como a poupança, pois está abrindo mão de consumir hoje para consumir no futuro. Ou seja, ao antecipar o consumo, você paga juros; e ao adiar o consumo, você recebe juros.
Os juros funcionam como um custo do dinheiro no tempo, considerando os riscos da concessão do crédito. Em outras palavras, é uma espécie de aluguel que o credor recebe por ficar impossibilitado de utilizar seus recursos por determinado período e por correr o risco de crédito, isto é, de calote do devedor.
O mais importante para o dia a dia é compreender aquilo que nos atinge diretamente, que são os juros cobrados quando usamos o cheque especial, parcelamos a fatura do cartão de crédito, atrasamos o pagamento de carnês ou boletos ou pegamos um empréstimo.
Os juros simples fazem parte, juntamente com os juros compostos, dos regimes de cálculo dos juros. Assim sendo, é uma das formas mais conhecidas de se identificar como os juros incidem sobre determinado empréstimo. ... Isso acontece porque os juros, nesse caso, incidem apenas sobre o valor inicialmente aplicado.
Basicamente, juros são as taxas cobradas quando o consumidor pega um empréstimo. A maneira mais famosa de juros são as taxas cobradas pelas lojas em compras parceladas. É muito comum que esse tipo de compra venha acompanhada de algum tipo de juros, seja baixo ou alto.
22 curiosidades que você vai gostar
5 dicas para pagar contas em dia e se livrar dos jurosPriorize as contas: só gaste depois que tudo estiver pago. ... Use o débito automático: pague em dia sem risco de esquecimento. ... Concentre os vencimentos: evite gastar o dinheiro de algum compromisso. ... Use aplicativos de controle financeiro: conte com ajuda da tecnologia.
Para começarmos com uma interpretação literal, juros é o rendimento percebido quando emprestamos dinheiro a alguém, considerando um determinado período e condições preestabelecidas (seja em um documento, seja apenas verbalizadas).
Os juros simples estão mais presentes nas transações financeiras do dia a dia. Ele é usado, por exemplo, no cartão de crédito, em financiamentos e em alguns tipos de empréstimos. Ao contrário do “irmão” juros compostos, o valor dos juros simples nunca muda durante uma operação.
Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro (ou outro item). É expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos. O juro pode ser compreendido como uma espécie de "aluguel" de dinheiro.
Como transferir o dinheiro do Pix para a conta corrente?
Como pagar usando o Google Play?
Como enviar internet de um celular para o outro?
Como faço para saber quantos gigas tem o meu celular?
Como trabalhar com o tema drogas em sala de aula?
Como selecionar vários emails no Outlook para mover?
Como transferir a OAB para outro estado?
Como tirar uma conta adicionada no Instagram?
Como transferir meus pontos Esfera?
Como faço para remover uma conta do Instagram que adicionei?
Como passar música do YouTube para o WhatsApp?
Como transferir itens de uma conta Steam para outra?
Como transferir músicas para o iPhone sem cabo?
O que precisa para abrir uma lavanderia hospitalar?
Como usar o FGTS no Caixa tem?
Como é feita a gaita-de-foles?