São quatro as principais escolas antropológicas elencadas pela literatura científica da área. Elas ficaram conhecidas como Escola Evolucionista, Escola Funcionalista, Escola Difusionalista e Escola Estruturalista. Vamos saber um pouco mais sobre cada uma delas!
A antropologia evolucionária está preocupada com a evolução biológica e cultural dos seres humanos, passado e presente. Baseia-se em uma abordagem científica e reúne áreas como arqueologia, ecologia comportamental, psicologia, primatologia e genética.
A hipótese difusionista sustenta que os diversos povos terrestres receberam influências dos vizinhos e dos diversos contactos que estabeleceram ao longo da História e que a maior parte das inovações sociais, técnicas, mitos, entre outros, se propagaram pelas migrações e pelos contactos estabelecidos entre os povos.
Ainda sobre a Escola Evolucionista é possível destacar que a antropologia buscava explicar a diferença nas evoluções das sociedades, e acreditava que se um individuo possuísse nível de sabedoria elevado, este seria capaz de viver em qualquer outra sociedade, pois se tratava de um individuo extremamente evoluído.
Aborda o caráter uno e plural da experiência humana, as diferentes formas de organização societária, a articulação entre sociedade, cultura e educação com ênfase nas sociedades contemporâneas.
35 curiosidades que você vai gostar
Trata-se também de defender porque indubitavelmente a antropologia tem ferramentas analíticas as mais adequadas para que o universo da educação escolar (o reino da homogeneidade) lide mais adequadamente com a diversidade que teimosamente permeia seu tecido normativo.
O diálogo teórico entre Antropologia, Sociologia e Educação objetiva favorecer a compreensão do fenômeno educativo em suas múltiplas relações com a cultura e a realidade social. A disciplina introduz reflexões sobre a educação, representativas dos autores clássicos do pensamento sociológico ocidental.
O Evolucionismo Social foi a escola do século XIX responsável pela sistematização do conhecimento acerca dos “povos primitivos”, o qual foi organizado em trabalhos de gabinete, sem a observação "in locu".
O evolucionismo social é uma teoria da antropologia que afirma que toda sociedade começa de forma primitiva e evolui ao longo do tempo. ... Já a teoria do evolucionismo está subordinada à antropologia biológica, e considera que os organismos são capazes de sofrer alterações conforme as necessidades do meio exigem.
A antropologia evolucionista que propunha uma única linha de desenvolvimento para a humanidade em geral e o racialismo, teoria que faz julgamentos de valor dos indivíduos a partir de características fenotípicas, eram dominantes até a primeira metade do século XX, quando Franz Boas, através de artigos e conferências ...
Sobre as teorias antropológicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A teoria difusionista compreende que cada cultura é composta de particularidades individuais, resultado de uma estrutura macro, possível de estabelecer comparações.
[ Antropologia ] Teoria ou corrente que defende a difusão cultural ou a transmissão de elementos culturais de um povo ou de uma sociedade a outro povo ou sociedade, como factor importante de inovação, mudança e desenvolvimento.
O difusionismo ajuda a explicar a aculturação, mas não é capaz de explicar todos os aspectos culturais como os primeiros difusionistas acreditavam. Existem exemplos de culturas em contato próximo que não partilham muitos traços.
A teoria evolucionista de Darwin pode ser descrita da seguinte forma: as espécies de seres vivos se transformam ao longo dos tempos, pois sofrem seleção natural, que prioriza os seres mais adaptados ao ambiente em que vivem, devido a suas características serem adequadas ao meio onde vivem.
O evolucionismo cultural acredita na unidade da condição humana. Sendo iguais, todos os povos produziriam cultura igualmente, pelo apren- dizado. Todos conteriam os germes da evolução, não existindo diferenças biológicas que justificassem as diferenças entre os diversos povos.
A antropologia evolucionista foi o primeiro movimento de estudos antropológicos liderado pelo antropólogo e biólogo inglês Edward Burnett Tylor e pelo geógrafo e biólogo Herbert Spencer.
Evolucionismo é uma teoria elaborada e desenvolvida por diversos cientistas para explicar as alterações sofridas pelas diversas espécies de seres vivos ao longo do tempo, em sua relação com o meio ambiente onde elas habitam.
Segundo o evolucionismo social, a sociedade tende a uma evolução civilizacional, que em seu curso natural, culminará numa sociedade de indivíduos plenamente livres e autônomos. Não necessitando sequer da intervenção do Estado.
O Evolucionismo Social, também conhecido por "Darwinismo Social" ou "Racismo Científico", é uma corrente de pensamento antropológico que utiliza os princípios da Teoria da Evolução das espécies para justificar o desenvolvimento das sociedades.
Escola Evolucionista
Ela tem início no século XIX e é marcada pelo pensamento dicotômico que divide as sociedades em “primitivas” e “civilizadas”. Os pensadores que contribuíram para a Escola Evolucionista, de modo geral, defendiam uma espécie de evolucionismo das sociedades humanas.
O Evolucionismo Cultural Franz Boas faz uma crítica a antropologia cultural evolucionista do século XIX e mostra o perigo do pensamento evolucionista, primeiramente porque não utilizavam a pesquisa de campo como forma de entrar em contato com a realidade social, então essa realidade social e cultural não era uma ...
(Tylor, 1871, p. 1). A primeira corrente teórica que propriamente pode ser chamada de antropológica, o evolucionismo cultural pressupunha uma unidade psíquica do ser humano.
O objetivo principal da antropologia é compreender a diversidade humana e a diferença cultural, enquanto a sociologia é mais orientada para a solução com o objetivo de corrigir os problemas sociais por meio de políticas.
A Sociologia é uma disciplina de suma importância para a educação no Ensino Médio, pois colabora com o crescimento do educando, buscando resgatar a importância de um convívio social saudável.
A Sociologia no currículo escolar é importante, pois traz a sala de aula um debate muitas vezes deixado de lado e é esse debate que abrirá espaço ao estudante de compreender e questionar o mundo das relações e das ações sociais.
Como saber se a aranha e marrom?
O que causa aderência após cesárea?
Qual marca de argila é melhor?
Como saber se a antena do celular está funcionando?
Como saber se uma ação está cara?
Como verificar a autenticidade de um documento assinado digitalmente?
O que acontece quando a sonda lambda está ruim?
Quais os sintomas de arritmia grave?
Como ver se tem direito a correção do FGTS?
O que é tirar a água do joelho?
Como saber se o hímen já foi rompido?
Como conservar o gel da babosa?
Como escreve dreno de pigtail?
Como tirar o interruptor da parede?
Como dar uma boa aula de língua portuguesa?