Exsudação é a tendência da água de amassamento vir à superfície do concreto recém lançado, devido ao sua densidade (1g/cm³) ser menor que a dos agregados (≈2,7g/cm³) e a do cimento (≈ 3,1g/cm³). Fenômeno faz com que o fator a/c da superfície fique enorme, reduzindo a resistência mecânica na região.
Falhas de processo como excesso de vibração (ou falta da mesma), excesso de água, baixo teor de cimento, cura incorreta (ou a falta dela), acabam provocando a exsudação. ...
Problemas da falta de controle de água
A ausência de controle de água é uma das principais causas de fissuras no concreto, que surgem devido à retração que ocorre durante o endurecimento da estrutura.
Caracteriza-se pela eliminação de água pelo fenômeno da exsudação (“suor do concreto”), que ocorre pouco antes do início da “pega” ou seu endurecimento. Fatores como exposição do material ao calor excessivo, ventos fortes, baixa umidade relativa do ar, entre outras situações podem ocasionar o fenômeno.
Já com relação a exsudação, a melhor maneira de se evitar esse problema é utilizar as proporções corretas de água na hora de fazer o concreto, fazendo com que o mesmo não fique com excesso de água e nem com falta dela, ou seja, deve ocorrer um equilíbrio na quantidade de água colocada na mistura.
35 curiosidades que você vai gostar
A exsudação é uma forma particular de segregação, em que a água da mistura tende a elevar-se à superfície do concreto recém-lançado. Esse fenômeno é provocado pela impossibilidade dos constituintes sólidos fixarem Page 9 8 toda a água da mistura e depende, em grande escala, das características do cimento.
Ou melhor, como podemos prevenir esse tipo de problema? A solução quando as trincas e fissuras já são predominantes em sua estrutura é através da aplicação de selante acrílico, tela de poliéster e também pela utilização de impermeabilizantes.
As causas da segregação do concreto ocorrem em função de algumas situações que precisam ser observadas e podem ser evitadas, tais como:Lançamento de concreto. ... Adensamento mecânico ou manual “Vibração” ... Escorrimento da nata de cimento. ... Compatibilização dos projetos de forma e armação com o traço de concreto.
Isso pode ser feito por:Redução do ponto de congelamento da água por meio de altas concentrações de sal.Aumento da temperatura no concreto.
Nesta etapa, o maior cuidado é evitar a chamada segregação do concreto, que consiste na separação dos materiais componentes, com o conseqüente aparecimento de “ninhos ou bicheiras”, que o adensamento não conseguirá eliminar. Neste caso, a grande porosidade será o fator causador da baixa qualidade da estrutura.
A água de amassamento é a água utilizada para misturar e hidratar os componentes secos durante a produção de concreto. Ela é responsável por unir o cimento com os agregados e aditivos da mistura, formando uma massa homogênea e de consistência adequada para uma boa trabalhabilidade na aplicação.
A resistência do concreto à compressão , para um mesmo cimento, sofre influência de alguns fatores, como: fator água/cimento, idade do concreto, forma e dimensão do corpo de prova e qualidade dos materiais.
Exsudação é a tendência da água de amassamento vir à superfície do concreto recém lançado, devido ao sua densidade (1g/cm³) ser menor que a dos agregados (≈2,7g/cm³) e a do cimento (≈ 3,1g/cm³). Fenômeno faz com que o fator a/c da superfície fique enorme, reduzindo a resistência mecânica na região.
O Exsudato Inflamatório é composto de proteínas plasmáticas e leucócitos que extravasam dos vasos e se acumulam no local inflamado. Tem a função de destruir o agente agressor, degradar (liquefazer) e remover o tecido necrosado.
Exsudato é a matéria resultante de um processo inflamatório, que sai dos vasos sanguíneos e deposita-se em tecidos ou superfícies teciduais. Ele é constituído de líquido, células, fragmentos celulares e proteínas. Figura 4.1: Uma ferida inflamada geralmente produz exsudato.
Exsudação, em engenharia de construção de estruturas de concreto ou similares, é o termo usado para designar o fenômeno migratório da água (subida da água) existente na composição para a superfície deste material, levando consigo uma nata de cimento.
“O uso do gelo é o mais indicado, pois o material tem cerca de oito vezes mais capacidade de reduzir a temperatura do concreto se comparado com a mesma quantidade de água”, compara Kuperman.
A adição de gelo impede que a temperatura da massa se eleve muito, controlando assim as tensões de origem térmica causadas pela expansão e retração do concreto. O tipo de gelo ideal a ser utilizado é em escamas, pois sua dissolução no concreto é mais rápida. Em cubos, o efeito de resfriamento ocorrerá mais lentamente.
A resistência superficial e a dureza do concreto influenciam o desgaste por abrasão. A utilização de agregados graúdos mais resistentes e o aumento da resistência à compressão, elevam a sua resistência à abrasão (ALMEIDA,2000).
A segregação pode ocorrer devido o transporte do concreto sem misturar, devido a presença excessiva de finos na mistura, vibração excessiva ou quando os concretos são muitos fluidos. A exsudação acaba como uma consequência da segregação, formando uma película de nata de cimento na superfície.
Em casos mais severos, essas falhas de concretagem podem levar à segregação do concreto e expor as armaduras, provocando sua corrosão e, em último grau, o colapso da estrutura. Daí a importância de evitar os vazios a qualquer custo.
Qual a causa da retração ocorrida nas argamassas e como podemos preveni-la? A retração das argamassas ocorre devido à rápida evaporação de água causando fissuras. Um traço bem ajustado, utilização de aditivos uma cura correta da argamassa, são maneiras de prevenir esta patologia.
Para trincas estabilizadas
Para trincas que já se encontram estabilizadas, o tratamento consiste no preenchimento das cavidades com material rígido. O material mais utilizado para este tipo de situação é a argamassa estrutural polimérica ou resina epóxi injetável.
Na retração hidráulica ou por secagem, a diminuição do volume é provocada por conta da perda de água do material já em estado sólido. Erros na dosagem do concreto podem ocasionar essa perda, assim como a cura não controlada do concreto nos primeiros dias, pode ocasionar esse tipo de retração.
Qual valor da multa de um coleiro?
Como está o uso da água em nosso país?
Qual é a diferença entre pelos e pelos?
Quais são os tipos de mercados que temos em destaque no marketing?
É possível no Brasil criar aves em cativeiro?
Quanto de proteína tem a ureia?
Quais as ações mais promissoras para 2022?
O que é First conditional exemplos?
Qual foi o primeiro banco a ser criado?
Quem trabalha 12 horas tem direito a quantos dias de folga?
Qual a diferença entre açúcar de confeiteiro e açúcar gelado?