Assim, a adoção de hábitos posturais incorretos nessa fase pode ocasionar o surgimento de desvios anormais na coluna. As causas mais comuns destes desvios são má postura durante as aulas, o uso incorreto de mochila escolar, a utilização de calçados inadequados, o sedentarismo e a obesidade.
Dentre as principais causas que levam a problemas posturais, temos pessoas que ficam muito tempo sentadas. Outros fatores incluem o sedentarismo, o excesso de peso, tanto corporal quanto peso carregado, como em mochilas, por exemplo, e a falta de exercícios adequados para os músculos da coluna.
Desvios de coluna como cifose, lordose e escoliose ocorrem quando há redução ou aumento acentuado de uma ou mais curvaturas da coluna, o que compromete o alinhamento da coluna e prejudica o bom desempenho de suas múltiplas funções.
Chamamos de desvios posturais as alterações na coluna que se apresentam por meio de desvios anormais ou a acentuação das curvaturas que existem normalmente em nosso corpo. É o caso da hiperlordose, da hipercifose e da escoliose.
Consequências da má postura
A má postura pode acarretar alterações na coluna vertebral, especialmente nas regiões cervical e a lombar. A inversão da curvatura nessas regiões são os problemas mais encontrados, além de poder desencadear dores geralmente difusas e que se espalham para os ombros.
30 curiosidades que você vai gostar
As conseqüências são diversas envolvendo problemas no equilíbrio, alterações nos discos intervertebrais, alterações torácicas e consequentemente na mecânica respiratória, dores generalizadas nas costas, alterações estéticas e funcionais.
Esses podem levar ao uso incorreto das outras articulações corporais, uma vez que o corpo busca compensações para se manter o equilíbrio do indivíduo, podendo, também, causar enrijecimento e encurtamento dos músculos.
As principais alterações posturais na população infanto-juvenil são: Hipercifose torácica: desvio da coluna torácica “para frente”, o que ocasiona a posição de “corcunda”, com o pescoço, ombros e cabeça inclinados para frente. Escoliose tóraco-lombar: curvatura anormal da coluna vertebral para um dos lados do tronco.
As alterações capazes de levar a compensações patológicas, como a escoliose, a cifose e a hiperlordose lombar, têm grande incidência em alunos do 1º grau escolar(12-14).
Alterações Posturais: Escoliose, Hipercifose, Hiperlordose; Perna mais Curta (Discrepância de membros inferiores); Alterações dos Arcos: Pé plano (chato) ou pé cavos; Calcâneo Varo e Valgo (calcanhar desabado);
A lordose é a curvatura presente na coluna cervical e lombar, onde a concavidade é voltada para a parte de trás. A cifose é a curvatura presente no tórax e de concavidade voltada para frente. As curvas podem ser aumentadas ou diminuídas(por exemplo a hiperlordose) por diversas situações.
Sinais de má posturaOmbros curvados;Barriga saliente;Joelhos flexionados quando se está de pé ou andando;Cabeça que pende para a frente dos ombros;Dores nas costas;Dores no corpo;Fadiga muscular;Dores de cabeça.
Problemas causados pela má posturaEscoliose. A escoliose é uma deformidade que afeta a coluna vertebral. ... Cifose. ... Saliência abdominal. ... Encurtamento muscular. ... Algia na coluna. ... Atenção à posição adotada. ... Adequação dos ambientes. ... Uso de coletes ou fitas abdominais.
Saiba quais são os nove principais vícios de postura Abaixar o pescoço para usar o celular, se tornou tão popular que hoje quase todo mundo tem um aparelho nas mãos. ... Curvar-se e levar o tronco para frente ao usar o computador. ... Dormir de bruços. ... Sentar-se em cima da perna.
Por isso, é importante conhecer a educação postural. Essa é uma metodologia que ensina quais são as maneiras corretas de se locomover ou mesmo de ficar parado em pé, sentado ou deitado. É uma forma de garantir tanto a consciência corporal quanto manter o corpo saudável.
(2005) alerta para o fato de que a postura do adolescente pode ser afetada por vários fatores intrínsecos e extrínsecos, tais como hereditariedade, o ambiente ou as condições físicas nas quais o indivíduo vive, bem como dos fatores emocionais, socioeconômicos e as alterações conseqüentes do crescimento e ...
A coluna vertebral pode apresentar três tipos principais de desvios, denominados escoliose, cifose e lordose sendo que, na verdade, cifose dorsal e lordose cervical e lombar, já são as curvaturas naturais do corpo, ou seja, quando há um desvio excessivo, estas duas ganham os nomes de hipercifose e hiperlordose.
A má postura é um problema que atinge milhões de pessoas em todas as idades e é facilmente reconhecida. Seus sinais mais comuns são ombros caídos, joelhos dobrados quando se está em pé ou andando, cabeça inclinada para frente ou para trás, dor nas costas e fadiga muscular.
5 dicas para alcançar a postura corretaEvitar trabalhar com o tronco inclinado para frente. ... Dormir de lado. ... Apoiar o peso do corpo nos dois pés. ... Evitar carregar bolsas pesadas no ombro. ... Praticar exercícios físicos.
Ela pode ser provocada por vários motivos, sendo o principal o problema na postura. Sentar-se, deitar-se, abaixar-se de maneira incorreta ou carregar grandes quantidades de peso também podem desencadear a lombalgia.
A postura corporal, portanto, é a posição do corpo humano. Decúbito supino (deitado de barriga para cima), decúbito prono (deitado de barriga para baixo), decúbito lateral (de lado) e inclinado são alguns dos nomes técnicos que recebem certas posições corporais.
Conforme vimos, a lordose está presente na coluna cervical e lombar, já a cifose, na região torácica e sacral.
...
Queixas comuns incluem:Aumento da curvatura lombar ou cervical.Dores nas costas.Dores no pescoço.Fraqueza na musculatura abdominal.Formigamento no corpo.Celulite nos glúteos.Dificuldade para pegar peso.Rigidez.
Diferentemente de outras deformidades, a lordose é caracterizada por uma curvatura para dentro, o que ocasiona dores fortes na lombar. Mais comum em mulheres idosas e muitas vezes relacionada à osteoporose, a cifose é caracterizada pelo arredondamento acentuado das costas para frente.
A escoliose é um encurtamento da coluna causado por uma curvatura lateral. Normalmente, a coluna vertebral é reta e alinhada. Quando o paciente tem escoliose, a coluna acaba fazendo uma curva para um dos lados, em forma de “C” ou “S”, que pode causar problemas ao paciente.
O quadro 2 lista as principais alterações basais que levam a desvios angulares patológicos do joelho. Fratura. ... Infecção. ... Doença osteometabólica. ... Displasia óssea e casos sindrômicos. ... Tíbia vara de Blount. ... Angulação idiopática. ... Geno valgo do adolescente.
Como ocorre a condução cite exemplo?
Onde encontramos água própria para o consumo?
Como estão organizadas as metas do Plano Nacional de educação?
Como tapar os ouvidos com algodão?
Como é gerado o ar na estação espacial?
Como podemos fazer a contagem do tempo?
O que o mito de Ícaro representa?
Como tampar buraco no portão de ferro?
Como dividir as tarefas em uma empresa?
Qual a melhor forma de guardar sapatos?
Como organizar sua equipe de trabalho?
Quanto à prova no processo penal?
Onde deixar os sapatos na entrada do apartamento?