*Fundações diretas rasas são aquelas com profundidade de até 2 metros onde a camada de resistência do solo é mais superficial, são os blocos e alicerces, sapatas e radier. ... · FUNDAÇÕES INDIRETAS: As fundações indiretas são sempre profundas devido à forma de transmissão de carga para o solo.
Na fundação direta, as cargas da edificação são transmitidas ao solo pela base da fundação, enquanto, na indireta, as cargas da edificação são transferidas ao solo pelo atrito que ocorre entre a fundação e o solo.
Os tipos de fundações diretas mais comuns são:Sapata Isolada. As sapatas isoladas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência. ... Viga Baldrame. A viga baldrame fica localiza abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção. ... Radier. ... Sapata Corrida. ... Estacas.
As fundações profundas ou fundações indiretas são aquelas executadas nas camadas mais profundas do solo e, em sua grande maioria, são realizadas com o auxílio de um equipamento de escavação ou cravação. São exemplos de tipos de fundações profundas as estacas, tubulões (a céu aberto ou a ar comprimido) e os caixões.
Existem três tipos de fundações rasas: as sapatas, divididas em isolada e corrida, o radier e o bloco de fundação. Em todos esses métodos é necessário fazer uma escavação do solo e para conferir a resistência é preciso utilizar um dos materiais de construção civil mais conhecido, o concreto.
29 curiosidades que você vai gostar
As fundações são classificadas em DIRETAS e INDIRETAS de acordo com a forma de distribuição das cargas da estrutura para o solo. As DIRETAS são aquelas que distribuem as cargas da edificação para as camadas de solo capazes de suportar sem grandes deformações.
De acordo com a NBR 6122/2010, fundações rasas, diretas ou superficiais, são aquelas onde a carga da edificação é predominantemente transmitida ao terreno através da base da fundação. Além disso, a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.
· FUNDAÇÕES INDIRETAS: As fundações indiretas são sempre profundas devido à forma de transmissão de carga para o solo. A carga é transmitida pelas pressões sob a base da fundação e por atrito e adesão ao longo da sua superfície lateral. Essas fundações são chamadas de “estacas”.
Fundação profunda ou indireta
Este tipo de fundação pode transmitir a carga através de das regiões: base e/ou superfície lateral. Geralmente é utilizada em em obras em que os solos superficiais são pouco competentes ou quando se têm carregamentos horizontais muito grandes quando comparados ao carregamento vertical.
A fundação indireta é empregada quando os solos próximos à superfície do terreno apresentam baixa capacidade de carga e/ou alta compressibilidade, não permitindo o uso de fundações rasas (ou diretas).
...
Enquadram-se neste tipo de fundação;Estacas;Tubulões;Caixões.
Entre os principais tipos de fundações profunda, destacamos:Estacas de fundação;Estacas de deslocamento;Estacas pré-moldadas de concreto;Estacas metálicas;Estacas de madeira;Tubulões.
Assim, para escolher o tipo de fundação é preciso saber quais serão os esforços sobre a edificação, as características do solo e dos elementos que formam as fundações. Basicamente há dois tipos de fundações: as superficiais (rasas ou diretas) e as profundas, definidas pela ABNT NBR 6122/2010.
Confira a seguir os principais tipos de estacas:1 – Estaca escavada: ... 2 – Estaca Franki: ... 3 – Estaca Strauss: ... 4 – Estaca raiz: ... 5 – Estaca hélice contínua: ... 6 – Estaca pré-moldada de concreto: ... 7 – Estaca metálica: ... 8 – Estaca de madeira:
Uma fundação direta contínua, ou rasa contínua, é um tipo de fundação direta onde existe continuidade entre os elementos constituintes da estrutura da fundação (um baldrame, por exemplo) ou quando toda a fundação é constituída por um único elemento consolidado (um radier, por exemplo).
Diferenças entre fundações rasas e profundas
As fundações rasas geralmente são utilizadas em obras relativamente mais simples — como a construção de residências. Já as fundações profundas são utilizadas em obras mais complexas, como na construção de grandes pontes e edifícios, por exemplo.
Os seguintes elementos devem ser considerados para escolha do tipo de fundação: Proximidade dos edifícios limítrofes bem como seu tipo de fundação e estado. Natureza e características do subsolo no local da obra. Grandeza das cargas a serem transmitidas a fundação.
Para escolher o melhor tipo de fundação para sua obra, é essencial conhecer as caraterísticas do solo, dos elementos da fundação e saber quais serão os esforços sobre a edificação. O tamanho da construção, a presença de vizinhos, assim como os fatores econômicos, também devem ser levados em conta na hora da escolha.
A solução mais barata é aquela em que você consegue apoiar a fundação nas camadas superficiais do terreno, o que exige menos escavação e executivamente é mais simples. Então, a primeira solução de fundação que sempre é pensada para qualquer tipo de obra é a fundação direta.
Uma Fundação é, em síntese, um patrimônio destinado a um fim de interesse público ou social que adquire personalidade jurídica, na forma da lei civil. É, segundo o Código Civil, uma pessoa jurídica, assim como as sociedades civis e associações.
Fundações rasas ou superficiais são aquelas em que a carga da estrutura da edificação é transmitida ao solo pelas pressões distribuídas pela base da fundação. Este tipo de fundação deve ser assentada em profundidade inferior ao dobro de sua menor dimensão em planta.
São tipos de fundações superficiais as sapatas (sapatas isoladas, sapatas associadas, vigas de fundação e sapatas corridas), os blocos, os radiers.Sapatas. As sapatas são elementos de fundação com base em planta geralmente quadrada, retangular ou trapezoidal. ... Blocos de fundação. ... Radiers.
Tipos de fundações superficiaisSapata. São elementos com uma base quadrada, retangular ou trapezoidal. ... Viga Baldrame. ... Estacas. ... Caixões. ... Tubulações.
As fundações, nada mais é que um processo de transmissão de cargas da construção ao solo e se dá pelo uso de elementos que permita esta distribuição através das vigas, pilares paredes, sapatas e estacas afim de garantir a estabilidade da estrutura.
Podem ser utilizadas em solos coesivos, não coesivos e com presença de nível d água, desde que utilizem técnicas de encamisamento.Estaca Franki. ... Estaca Strauss. ... Estacas a trado rotativo ou mecanizado. ... Estaca Hélice Contínua. ... Estaca Ômega. ... Estaca raiz. ... Estacas pré-moldadas de concreto. ... Estacas metálicas.
As estacas escavadas são aquelas em que ocorre a retirada de material em sua perfuração no solo. São do tipo moldada “in loco” e podem ser realizadas com ou sem revestimento, com ou sem a utilização de fluido estabilizante. Podem ser estacas do tipo Strauss, trado rotativo, hélice contínua e estacas raiz.
O que é NR 10 E o que devemos fazer?
O que é compliance e qual sua importância?
Quais animais possuem nadadeiras?
Quais são os elementos que compõem a DRE?
Qual é o significado da palavra injuriarem?
Quais as etapas do processo administrativo?
Pode pedir as contas no mês das férias?
O que é eletrização por atrito exemplos?
O que os Anti-inflamatórios podem causar?
Qual o melhor produto para impermeabilizar o alicerce?
Quem saiu do The Masked Singer Brasil 5 eliminado?
Quanto tempo uma pessoa pode ficar com a bolsa de colostomia?
Quantas calorias tem 400 gramas de batata frita?
Quantos copos de água equivale a 1 litro?
Quem é a esposa do dono da Cimed?
Quais os benefícios da atividade física para o corpo humano?