Farmácia clínica área da farmácia voltada à ciência e prática do uso racional de medicamentos, na qual os farmacêuticos prestam cuidado ao paciente, de forma a otimizar a farmacoterapia, promover saúde e bem-estar, e prevenir doenças.
Parágrafo único - As atribuições clínicas do farmacêutico visam proporcionar cuidado ao paciente, família e comunidade, de forma a promover o uso racional de medicamentos e otimizar a farmacoterapia, com o propósito de alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida do paciente.
O profissional especializado em farmácia clínica tem sido cada vez mais procurado e valorizado pelo mercado da saúde. É uma área em plena expansão em hospitais, farmácias, drogarias e indústrias farmacêuticas. O foco de atuação desse profissional será sempre a saúde e a qualidade de vida dos pacientes.
O serviço de farmácia clínica trabalha promovendo a saúde, utilizando diretrizes terapêuticas baseadas em evidencias, intervindo e contribuindo na prescrição médica, tanto em aspectos técnicos, como em aspectos econômicos, com o objetivo de alcançar melhores resultados clínicos ao paciente (SANTOS et al., 2013).
O termo farmácia clínica surgiu nos anos 1960 nos Estados Unidos e define a área da farmácia hospitalar voltada para otimizar tratamentos e diminuir os riscos causados por remédios. Por promover o uso racional de medicamentos, o farmacêutico clínico promove também a saúde do paciente.
27 curiosidades que você vai gostar
O farmacêutico poderá prescrever medicamentos industrializados, alopáticos, dinamizados, plantas medicinais, drogas vegetais e qualquer outra classe de substâncias que venham a ser autorizadas pelo órgão sanitário federal.
Na prática, o farmacêutico realiza análise técnica das prescrições médicas, avalia resultados de exames clínico-laboratoriais do paciente; faz visita diária dos pacientes à beira leito, com a proposta de auxiliar na definição do plano terapêutico, além de desenvolver atividades educativas, com objetivo de incentivar o ...
Geralmente, para atender as necessidades de saúde do paciente, da família e da comunidade, como rastreamento em saúde, educação, manejo de problemas de saúde autolimitados, dispensação, monitorização terapêutica de medicamentos, conciliação dos remédios, revisão da farmacoterapia, gestão da condição de saúde, entre ...
O farmacêutico clínico atua diminuindo a alta incidência de erros de medicação, de reações adversas a medicamentos, interações medicamentosas e incompatibilidades e a implantação de um Serviço de Farmácia Clínica possibilita o aumento da segurança e da qualidade da atenção ao paciente, redução de custos e aumento da ...
Como mudar a renderização do PC?
Quantos km um Onix 1.0 faz com 1 litro de gasolina?
Qual a diferença entre alcalinidade e pH da piscina?
Como podemos exercer nossa cidadania e sermos éticos?
O que significa multa com notificação de autuação?
Qual o valor de uma chinchila?
O que é a interpretação da norma jurídica?
Quando a KLBN11 paga dividendos?
Quais são os cartões de crédito mais fácil de ser aprovado?
O que acontece depois da impugnação ao cumprimento de sentença?
Como rediscar a última chamada recebida fixo?
O que deve conter na capa de um trabalho?
Onde está o maior telescópio do mundo?
Como resolver problemas com cartão de crédito?