Farmácia clínica área da farmácia voltada à ciência e prática do uso racional de medicamentos, na qual os farmacêuticos prestam cuidado ao paciente, de forma a otimizar a farmacoterapia, promover saúde e bem-estar, e prevenir doenças.
Parágrafo único - As atribuições clínicas do farmacêutico visam proporcionar cuidado ao paciente, família e comunidade, de forma a promover o uso racional de medicamentos e otimizar a farmacoterapia, com o propósito de alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida do paciente.
O profissional especializado em farmácia clínica tem sido cada vez mais procurado e valorizado pelo mercado da saúde. É uma área em plena expansão em hospitais, farmácias, drogarias e indústrias farmacêuticas. O foco de atuação desse profissional será sempre a saúde e a qualidade de vida dos pacientes.
O serviço de farmácia clínica trabalha promovendo a saúde, utilizando diretrizes terapêuticas baseadas em evidencias, intervindo e contribuindo na prescrição médica, tanto em aspectos técnicos, como em aspectos econômicos, com o objetivo de alcançar melhores resultados clínicos ao paciente (SANTOS et al., 2013).
O termo farmácia clínica surgiu nos anos 1960 nos Estados Unidos e define a área da farmácia hospitalar voltada para otimizar tratamentos e diminuir os riscos causados por remédios. Por promover o uso racional de medicamentos, o farmacêutico clínico promove também a saúde do paciente.
27 curiosidades que você vai gostar
O farmacêutico poderá prescrever medicamentos industrializados, alopáticos, dinamizados, plantas medicinais, drogas vegetais e qualquer outra classe de substâncias que venham a ser autorizadas pelo órgão sanitário federal.
Na prática, o farmacêutico realiza análise técnica das prescrições médicas, avalia resultados de exames clínico-laboratoriais do paciente; faz visita diária dos pacientes à beira leito, com a proposta de auxiliar na definição do plano terapêutico, além de desenvolver atividades educativas, com objetivo de incentivar o ...
Geralmente, para atender as necessidades de saúde do paciente, da família e da comunidade, como rastreamento em saúde, educação, manejo de problemas de saúde autolimitados, dispensação, monitorização terapêutica de medicamentos, conciliação dos remédios, revisão da farmacoterapia, gestão da condição de saúde, entre ...
O farmacêutico clínico atua diminuindo a alta incidência de erros de medicação, de reações adversas a medicamentos, interações medicamentosas e incompatibilidades e a implantação de um Serviço de Farmácia Clínica possibilita o aumento da segurança e da qualidade da atenção ao paciente, redução de custos e aumento da ...
Qual limite de Kwai Golds por dia?
Como se calcula a pressão de vapor?
Quais são os vícios de linguagem exemplos?
O que é um sistema de comunicação?
Quem foi que escreveu o Salmo 27?
Quanto tempo inquilino tem para sair?
Quantas calorias tem um grama?
Qual é a diferença entre os processos de radiação do calor e condução e convecção?
Qual a pena por dirigir embriagado?
O que e dissertação argumentativa?
O que se passa na madeira antes do verniz?
Como tirar print no a21s passando a mão na tela?
Quanto tempo demora os sintomas de gravidez?
Quem está de aviso pode trabalhar domingo?
Quantos inscritos no Revalida 2021?
Quanto de cerveja para uma festa de 40 pessoas?
Como descobrir a resolução da TV LG?