Basicamente, o resumo tem como principal característica apresentar com fidelidade as ideias reproduzidas em um texto, primando por elementos inerentes à construção textual. Já o esquema tem como objetivo destacar apenas aquilo que é essencial para um texto, como se fosse um esqueleto formado por tópicos.
Quais são os 3 tipos de resumo?
Lembre-se: o resumo é um texto que aborda as partes essenciais de determinado material. Ou seja, tudo o que for imprescindível à compreensão da obra original deve estar presente no resumo, para permitir que o leitor saiba do que trata o original, ainda que não o leia.
1. resumo informativo: informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original. 2. Resumo indicativo: indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc.
O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.
1. resumo informativo: informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original. 2. Resumo indicativo: indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc.
O resumo é um gênero textual que consiste em extrair as ideias e pontos principais de uma obra original e reproduzi-las em um novo texto mais curto e objetivo. Não se trata, portanto, de uma cópia, mas, sim, de uma síntese.
O resumo informativo, o mais utilizado em universidades, exige do produtor um profundo conhecimento da obra original a ser resumida. ... Expõe as referências bibliográficas, os gêneros do texto, o resumo do conteúdo, o assunto, metodologia, objetivo, resultados e conclusão.
Resumo é a apresentação concisa das idéias de um texto (Norma NBR 6028 , da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT ) . Os resumos são documentos que abreviam a informação de um outro conteúdo. O resumo conta o (s) fato (s) que consta (m) do texto original.
O resumo pode se apresentar de várias formas, conforme o objetivo a que se destina. No sentido estrito, padrão, deve reproduzir as opiniões do autor do texto original, a ordem como essas são apresentadas e as articulações lógicas do texto, sem emitir comentários ou juízos de valor.
Resumir corretamente: Lê o texto e tenta compreendê-lo, identificando as ideias principais parágrafo a parágrafo; Para isso, recorre aos sublinhados e aos esquemas, que ajudarão a organizar o texto e os parágrafos. Começa a escrever o teu resumo, respeitando o conteúdo do texto e o pensamento do autor.
Indicativo, informativo e crítico – esses são os três tipos de resumo TCC, Monografia, Dissertação, Tese... tais modalidades nos remetem a um contexto voltado para o universo acadêmico, as quais resultam de um trabalho acurado de pesquisa, de métodos de observação, estudo de caso, enfim, dados comparativos.
Qual é o esporte mais praticado?
O que montar em uma cidade litoral?
Que ano Romário ganhou Bola de Ouro?
Qual é o grupo de pescado mais capturado no mundo?
É normal ter dilatação e não sentir dor?
O que fazer para se tornar uma pessoa marcante?
Quanto tempo devo tomar Labirin?
O que quer dizer quando a pupila dilata?
Qual o melhor horário para tomar água com limão?
Qual é a alimentação dos platelmintos?
O que é simbolismo na educação infantil?
O que é comunicação escrita exemplos?
Quais línguas Camila Mendes fala?