A pleura é a serosa que envolve o pulmão e é constituída por dois folhetos, o parietal e o visceral, que são contínuos na região do hilo do pulmão. Ambos são formados por mesotélio e uma fina camada de tecido conjuntivo, que contém fibras colágenas e elásticas.
A pleura é, portanto, essencial para a proteção dos pulmões e para garantir a adequada ventilação pulmonar durante a respiração. Assegura que os pulmões estejam abertos às trocas gasosas e possam realizar seus movimentos sem sofrerem lesões decorrentes de atritos com a caixa torácica.
A pleura parietal é dividida em partes costal, mediastinal, diafragmática e cúpula da pleura.
Existem duas cavidades pleurais, uma para cada pulmão. A primeira camada é a camada visceral, que reveste o tecido pulmonar e suas fissuras. A segunda é a camada parietal, que reveste a parede torácica ao se prender no aspecto interno do tórax.
A pleura é uma pequena camada de tecido fino que reveste os pulmões (pleura visceral) e a parede interna do tórax (pleura parietal).
A pleura é uma membrana fina e transparente composta por duas camadas que reveste os pulmões e o interior da parede torácica. A camada da membrana que reveste os pulmões fica em contato direto com a camada que reveste a parede torácica.
Os alvéolos pulmonares são responsáveis pelas trocas gasosas entre o meio ambiente e o organismo. Essas estruturas redondas e pequenas ficam em uma região do pulmão de grande vascularização, ou seja, por onde passa muito sangue.
Os pulmões são órgão elásticos, que preenchem a maior parte da cavidade torácica. Estão protegidos pela caixa torácica, que é uma estrutura formada por diversos músculos e ossos, e ficam apoiados no músculo denominado diafragma.
A caixa torácica e suas paredes protegem esta cavidade e suas estruturas, e têm grande importância na ventilação pulmonar. O diafragma e uma variedade de outros músculos também estão envolvidos no processo da ventilação.
A primeira camada é a camada visceral, que reveste o tecido pulmonar e suas fissuras. A segunda é a camada parietal, que reveste a parede torácica ao se prender no aspecto interno do tórax. Existem quatro regiões da pleura que são nomeadas de acordo com a estrutura anatômica a que se encontra adjacente.
Sua função é manter a parte inferior do pulmão posicionada. Como todas as outras serosas do corpo, a pleura é recoberta por epitélio simples pavimentoso de células nucleadas. Essas células são corpúsculos modificados de tecido conjuntivo, e repousam sobre uma membrana basal.
A cavidade pleural contém o líquido pleural seroso, que permite o deslizamento das camadas de pleura durante a respiração. As pleuras parietal e visceral são contínuas no hilo do pulmão formando o ligamento pulmonar, que se estende entre o pulmão e o mediastino, imediatamente anterior ao esôfago.
Quanto é 20 por cento de 3000?
Quantos dias dura o leite de vaca fervido?
O que liga o cérebro a medula?
Quem tem pedra nos rins pode tomar café?
Quantas unidades de frango vem em uma caixa?
Quantas horas tem The Witcher 3 com DLC?
O que preencher em caixa postal?
Quem toma Escitaloprám pode doar sangue?
Quais são os critérios de competência absoluta?
Qual a torcida mais fanática da Inglaterra?
Quais são as frequências de cura?
Quanto tempo para eclodir ovo de varejeira?
Tem que tomar banho antes de coletar urina?
Como eliminar conjuntivite rapidamente?