O tecido cartilaginoso apresenta uma coloração esbranquiçada ou cinzenta. É encontrado em várias partes do corpo humano, como: nariz, traqueia, laringe, orelhas, cotovelos, joelhos, tornozelos, dentre outras.
Dessa forma, existem três tipos de cartilagem: hialina, elástica e fibrosa (ou fibrocartilagem). A cartilagem hialina é uma forma avascular de tecido conjuntivo, composta de células denominadas condrócitos e de matriz extracelular de aparência homogênea e altamente especializada.
Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares, onde absorve choques, e facilita o deslizamento dos ossos na articulação. ... A cartilagem é essencial para a formação e crescimento do osso longo, na vida intra-uterina e depois do nascimento.
A cartilagem é avascular, por isso a nutrição é feita através do pericôndrio. PERICÔNDRIO: membrana do tecido conjuntivo, este pericôndrio reveste o tecido cartilaginoso OBS: A cartilagem fibrosa não apresenta pericôndrio por isso a nutrição é feita através da difusão do líquido sinovial.
A cartilagem é um tecido amortecedor que reveste a superfície do osso ao nível das articulações, protegendo-as. Tem uma enorme capacidade de resistência à carga e permite o amortecimento e o fácil deslizamento, sem contacto das superfícies ósseas.
22 curiosidades que você vai gostar
“A cartilagem é um tecido resistente que recobre as extremidades ósseas dentro das articulações. Ela permite que essas mesmas articulações tenham mobilidade livre, o que resulta nos movimentos do nosso corpo”, afirma o ortopedista Mauricio Raffaelli.
Existem três tipos de cartilagem, são elas: a cartilagem hialina, a cartilagem elástica e a cartilagem fibrosa. A cartilagem hialina é encontrada em nossa traqueia, brônquios, pontas de nossos ossos. É esse tipo de cartilagem que forma os embriões dos vertebrados, como já vimos no segundo parágrafo.
Os tipos de crescimento da cartilagem são aposicional e intersticial. No crescimento aposicional há formação de cartilagem sobre a superfície de cartilagem já existente por células provenientes do pericôndrio. Já o crescimento intersticial ocorre no interior da cartilagem pela divisão dos condrócitos.
No crescimento aposicional a cartilagem cresce através da adição de nova matriz na superfície da cartilagem pré-existente. Neste processo , as novas células cartilaginosas, denominadas de condroblastos, são derivadas da camada interna do pericôndrio.
A cartilagem é formada a partir de células mesenquimais (indiferenciadas), que originam as células jovens, os condroblastos. Elas depois crescem e se transformam em células maduras, os condrócitos.
Durante o desenvolvimento, é a cartilagem epifisária a responsável pelo crescimento longitudinal e diametral (lateral) do osso. ... A estrutura responsável pelo crescimento ósseo longitudinal é a Placa Epifisária que está localizada na Metáfise. A epifise é dividida em 3 partes.
Ela tem a função de sustentação e promove o revestimento das superfícies articulares, facilitando os movimentos, sendo de fundamental importância para o crescimento dos ossos longos. Nos tecidos cartilaginosos não existem nervos, nem vasos sanguíneos.
Cartilagem fibrosa → Possui grande quantidade de fibras colágenas, ocupando quase que a totalidade dos espaços intercelulares, assemelhando-se ao tecido conjuntivo denso. È encontrado principalmente entre as vértebras, formando os discos intervertebrais, contribuindo com a flexibilidade e amortecimento.
O tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, é uma forma de tecido conjuntivo mais rígido que possui uma cicatrização lenta por ser avascular, é branco ou acinzentado, aderente às superfícies articulares dos ossos. Também é encontrado em outros locais como na orelha, na ponta do nariz.
Constituição do tecido cartilaginoso
O tecido cartilaginoso possui dois tipos celulares, os condrócitos e os condroblastos, e uma matriz.
Cartilagem elástica – possui alto teor de fibras elásticas (elastina) em sua matriz, mas também pouca quantidade de colágeno. Esse tipo é encontrado no aparelho auditivo, formando o pavilhão externo da orelha, na laringe e na válvula epiglote.
b) Qual é o tipo de crescimento no qual participa e como isso ocorre? ... Crescimento intersticial, que ocorre por divisão mitótica dos condrócitos. Crescimento por aposição, que ocorre por diferenciação de células situadas na superfície das peças cartilaginosas que têm potencialidade para se desenvolver em condrócitos.
A matriz da cartilagem é formada por fibrilas (conjunto de fibras de calibres variados) de colágenos tipo ll em associação a proteoglicanos (são proteínas que tem a função de dar rigidez à matriz, resistindo à compressão e preenchendo espaços) e a condronectina (glicoproteínas estruturais). ...
A cartilagem fibrosa é nutrida pelo líquido sinovial, devido a ausência do periôcondrio.
Na condrogênese, as células mesenquimatosas ficam aprisionadas na matriz intercelular e desenvolvem os condroblastos e depois os condrócitos, não recebendo nenhum aporte sanguíneo, pois a cartilagem é um tecido avascular e os vasos ficam restritos ao pericôndrio.
Crescimento por aposição – ocorre por acréscimo de condrócitos pelo pericôndrio que reveste a peça (veja mais adiante). No crescimento intersticial, devido à consistência semirrígida da matriz, as células resultantes de uma divisão tendem a permanecer próximas entre si.
Tecido Cartilaginoso. O tecido cartilaginoso possui consistência rígida (ligações eletrostáticas entre glicosaminoglicanos sulfatados, o colágeno e a água de solvatação) e reveste superfícies articulares facilitando no deslizamento, além de absorver choques e dar suporte a tecidos moles.
O tecido cartilaginoso, também chamado de cartilagem, é um tipo de tecido conjuntivo que se destaca por sua consistência rígida, mas relativamente flexível. Esse tipo de tecido é encontrado em várias regiões do corpo, tais como nariz, orelhas e na superfície de órgãos.
Conforme as diversas necessidades funcionais do organismo, as cartilagens se diferenciam em três tipos histológicos: hialina, elástica e fibrosa. A cartilagem elástica possui poucas fibrilas de colágeno tipo II e abundantes fibras elásticas, sendo mais flexíveis.
Em biologia, condrócitos são células presentes no tecido cartilaginoso. ... Estão isolados em pequenas cavidades no tecido, denominadas lacunas. No entanto, essas lacunas podem estar extremamente próximas, separadas por apenas uma fina porção da matriz.
Como marcar reumatologista pelo SUS?
Como agendar casamento no civil online?
Qual o remédio pode substituir risperidona?
Como lavar na máquina Brastemp 12kg?
O que acontece no vencimento das opções?
Tem como pagar a conta da Oi com cartão de crédito?
Como nivelar terreno para fazer piso?
Como assentar vaso sanitário em piso desnivelado?
O que fazer para ter um escritório de advocacia de grande sucesso?
Como neutralizar a água oxigenada?
Quanto é a taxa do Banco 24 Horas?