Conotativo é o sentido que damos a uma palavra em função de seu contexto, que não corresponde ao seu significado literal. Quando, por exemplo, diz-se de alguém que está "morto de cansaço" sabemos que a pessoa não faleceu efetivamente.
Uma palavra é usada no sentido conotativo quando apresenta diferentes significados, sujeitos a diferentes interpretações, dependendo do contexto frásico em que aparece.
Conotação é o emprego de uma palavra tomada em um sentido incomum, figurado, circunstancial, que depende sempre do contexto. Muitas vezes é um sentido poético, fazendo comparações. Exemplos: A frieza do olhar não se esconde.
Denotação, também referida como sentido denotativo e sentido literal, é o emprego de palavras ou enunciado no seu sentido próprio, comum, habitual, preciso. A linguagem denotativa é basicamente informativa, ou seja, não produz emoção ao leitor.
Quando uma mensagem está em sentido literal, ou seja, de acordo com o significado do dicionário, ela é chamada de denotativa. Por outro lado, se uma mensagem possui um sentido mais subjetivo e figurado, dizemos que ela é conotativa.
40 curiosidades que você vai gostar
O sentido conotativo, como já explicado, é aquele que utiliza palavras e expressões em outros sentidos que não o real. O seu uso depende do contexto, sendo bastante comum na literatura. Algumas palavras carregam em si uma grande força expressiva de sentimentos e emoções.
Meu pai tem uma criação de porcos há anos. (sentido denotativo, a palavra “porco” é empregada em seu sentido literal); Aquele menino é um porco! (sentido conotativo, a palavra “porco” é empregada em sentido figurado, que dá a entender que o menino do exemplo é pouco higiênico).
As palavras denotativas (e por conseguinte as locuções denotativas) classificam-se em função da ideia que expressam: a) inclusão: ademais, até, inclusive, também. b) exclusão: afora, apesar, apenas, salvo, menos, exceto. c) explicação: isto é, por exemplo, a saber, ou seja.
a) Palavras denotativas de inclusão: até, inclusive, mesmo, até mesmo, também. Exemplo: Todos ficaram impressionados com o resultado das vendas, inclusive o proprietário da loja. b) Palavras denotativas de exclusão: apenas, senão, salvo, só, somente.