As cavalhadas são representações teatrais com base na tradição européia da Idade Média, as mais importantes cavalhadas ocorrem na cidade de Pirenópolis, Goiás. No século VI, Carlos Magno, um guerreiro cristão, batalhou contra os sarracenos, de religião islâmica, pela defesa da região sul da França.
Introduzida no Brasil pelos padres jesuítas com a função de catequizar índios e escravos, a festa das Cavalhadas é uma tradição que, desde 1820, mobiliza e emociona a população de Pirenópolis. ... As Cavalhadas é para muitos, o maior espetáculo da festa e reúne o maior público de todos os eventos que a compõe.
Tudo começou em 1808, na cidade de Morretes, onde as Cavalhadas foram realizadas pela primeira vez no Paraná. A cultura foi trazida pelos portugueses após uma grande disputa entre Mouros e Cristãos que aconteceu na Europa. Mas, foi em Guarapuava que o movimento realmente ganhou destaque!
Pela segunda vez na história, as tradicionais Cavalhadas de Pirenópolis, que aconteceriam nos dias 14 e 22 de maio, foram canceladas em 2021, assim como ocorreu no ano passado, por conta da pandemia do coronavírus.
As cavalhadas chegaram ao Brasil com os portugueses e espanhóis, no início do século 16. Enquanto a festa de Pirenópolis tem origem espanhola, a de Palmeiras de Goiás possui tradição portuguesa. O traço comum entre ambas as cavalhadas é a participação da banda de música, com composições típicas da cavalaria.
43 curiosidades que você vai gostar
Instituídas pela rainha Isabel, de Portugal, motivada por novos conflitos religiosos, as cavalhadas representam a luta entre os cavaleiros vestidos de azul (cristãos) ou vermelho (mouros), armados de lanças e espadas. ... No final, os cristãos vencem os mouros, que se convertem ao cristianismo.
Sobre os 200 anos de tradição do evento, o político afirmou que as Cavalhadas busca valorizar a tradição, além de preservar e incentivar a manifestação da história, folclore e religiosidade do povo goiano. “O estado de Goiás conseguiu ser referência nacional na divulgação de eventos culturais e religiosos.
A mais famosa cavalhada brasileira é a de Pirenópolis, no estado de Goiás. As apresentações acontecem durante a Festa do Divino (entre maio e junho) e se estendem por três dias.
As Cavalhadas, propriamente dita, inicia-se no Domingo às 13:00 h no campo oficial construído para este fim, o Campo das Cavalhadas. Rodeando o Campo são erguidos camarotes rústicos feitos de paus e telhados de palha, semelhantes às palafitas.
No Estado do Rio de Janeiro, a única Cavalhada em atividade é denominada Cavalhada de Santo Amaro, encenada no dia 15 de janeiro, na Festa de Santo Amaro, no município de Campos dos Goytacazes.
Significado de Cavalhada
substantivo feminino Cavalgada. Manada de cavalos. ... substantivo feminino, plural [Folclore] Justas ou torneios em que há jogo da argolinha e outras diversões. (São reminiscências dos torneios da Idade Média, em que os cavaleiros exibiam, em espetáculo público, sua destreza e valentia.).
Principais características e informações sobre a cavalhada:
- Consiste numa espécie de teatralização ao ar livre de uma batalha entre cavaleiros cristãos e mouros (muçulmanos). ... - Os principais personagens das cavalhadas são: rei, príncipe, cavaleiro mouro, princesa, embaixador e general.
Mascarados são uma manifestação folclórica de Pirenópolis, que acontece durante as Cavalhadas, na Festa do Divino Espírito Santo. ... E os mascarados são a principal ferramenta da população pirenopolina que quer se expressar, sem ser identificado, claro.
Os Cristãos se vestem com as cores azul e branco, e se apresentam pelo lado do poente. Os Mouros entram no campo pelo lado do nascente, vestidos de vermelho. Vale lembrar que, na cidade, tais cavaleiros são prestigiados pela saudosa população, que apoia e se orgulha do trabalho que eles realizam a cada ano.
Sabemos que As Cavalhadas é um teatro com duração de três dias, que acontece sempre 50 dias após a páscoa e que é o principal evento cultural do município de Pirenópolis, certo?
Cavalhadas em Pirenópolis: tradições e sociabilidade no interior de Goiás.
Há, portanto, regras rígidas na conduta dos cavaleiros, há um ritual e normas internas a serem seguidas, o que revela o papel das Cavalhadas como um elo social, uma expressão importante da identidade local e por isso é preciso preservar a imagem de seus personagens, especialmente dos cavaleiros.
É uma grande festa religiosa que cultua o Divino Espírito Santo. ... Esse festejo reúne diversas manifestações religiosas e folclóricas, como as “Cavalhadas de Pirenópolis“, a folia rural, novenas, missas, procissões, roqueira, mascarados, pastorinhas, congadas e apresentações de grupos folclóricos.
As Cavalhadas sempre foram corridas ao som ao vivo de uma banda de música. As peças musicais apresentadas foram compostas especialmente para a ocasião e são: Galope: Dos Mouros e dos Cristãos; ... Galope Final: A Cavalhada acabou.
Conhecidos também como “curucucus” os mascarados de Pirenópolis surgiram nas Cavalhadas há muitos anos. Alguns dizem que a sua origem está ligada a Portugal, podendo também ser de influência africana. Já outros acreditam que os mascarados surgiram para “espantar“ os maus espíritos.
A cidade foi fundada como um pequeno arraial em 1727, quando Manoel Rodrigues Tomás, chefe de um grupo de garimpeiros submetidos ao bandeirante Anhanguera e guiado por Urbano do Couto Menezes, chegou à região com a missão de descobrir novas jazidas de ouro.
Interessa-nos enfocar com mais atenção a primeira parte do ritual, quer dizer, o combate dos cristãos contra os mouros. 4Nesse caso, há luta simulada entre dois grupos de cavaleiros, em batalha campal.
À noite, a tradição é cantar para os mortos nos cemitérios. Todos os túmulos são enfeitados com velas, incensos e flores, enquanto shows acontecem em diferentes pontos dos cemitérios. Algumas famílias aproveitam o momento para consumir comidas e bebidas típicas próximo ao lugar de descanso de seus entes queridos.
A data é de tradição cristã e, ao contrario do que muitos pensam, não tem ligação com o dia dos Mortos, que é comemorado no México. Na ocasião, os mexicanos realizam banquetes e festas em referência a antiga cultura dos indígenas daquela região não sendo comemorado junto com o Dia de Finados, e não tendo ligação.
Quanto tempo demora uma cremação?
O que fazer para a ansiedade passar?
O que fazer em natal em 6 dias?
Como consolar alguém que perdeu um ente querido?
Quanto custa a multa de pneu careca?
Com quantos meses senta o bebe?
Quanto tempo demora para aprender a tocar violão sozinho?
Quanto custa exame para saber tipo sanguineo?
Como por musica noa stories do instagram?
Para que serve a casca de laranja?