O nome “Arthropoda”, vem do grego e significa pés (podas) articulados (arthro). Porém, não são apenas as patas desses animais que apresentam essa novidade evolutiva nos animais. Antenas, asas, aparelhos bucais… todas essas estruturas possuem articulações nos Artrópodes.
Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas). O fato de esses animais apresentarem metameria leva à suposição de que os artrópodestêm parentesco evolutivo com os anelídeos.
Ao longo do desenvolvimento das plantas, outras novidades evolutivas surgiram: vasos condutores, sementes, flores e frutos. A ausência e existência dessas e de outras características fazem com que as plantas sejam divididas em 4 grupos de plantas: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
A maioria é ovípara, sendo o ovo dos répteis uma importante novidade evolutiva, uma vez que apresenta casca que impede o ressecamento. Aves: tetrápodes que se destacam pela presença de penas. São animais endotérmicos e apresentam uma série de adaptações ao voo.
Os primeiros artrópodes (Filo Arthropoda) surgiram a mais de um bilhão de anos, nos mares do Pré-Cambriano e, a partir de um provável ancestral único e exclusivo, estes animais passaram por uma enorme irradiação evolutiva, ocupando atualmente os mais variados ambientes no planeta.
25 curiosidades que você vai gostar
Os artrópodes se reproduzem de forma assexuada, ou seja, com gametas que maioria das vezes possuem sexos separados. A maior parte desses animais realiza fecundação interna, mas alguns deles, como crustáceos, realizam fecundação externa.
Sua enorme capacidade adaptativa permitiu que sobrevivessem praticamente em todos os ambientes, são os animais com maior sucesso na colonização de habitats terrestres (RUPPERT; BARNES, 2005).
As características principais dos cordados são a presença de notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas branquiais e cauda em alguma etapa da vida. São triblásticos, celomados, metamerizados e deuterostômios. A maioria possui esqueleto e sistema circulatório fechado, com coração ventral.
A principal característica dos cordados é a presença, durante sua formação embrionária de um cordão fibroso disposto no dorso do embrião: a notocorda.
Todos os cordados (protocordados e vertebrados) apresentam notocorda e fendas branquiais em pelo menos uma das fases da vida. ... As características fundamentais e exclusivas de um cordado são a notocorda, o tubo nervoso ou tubo neural e as fendas faríngeas ou branquiais.
No tópico anterior, mencionamos a aquisição de uma novidade evolutiva. Como mencionamos a capacidade de voo no tópico anterior sobre radiações adaptativas, o surgimento de asas na evolução pode ser um exemplo apropriado. ...
Os moluscos têm simetria bilateral, são triblásticos e possuem celoma, uma novidade evolutiva em relação aos nematelmintos.
Com isso, veio a noção de que diversas características dos peixes ósseos, como a existência de placas ósseas na cabeça e nas arcadas dentárias, formariam um conjunto de novidades evolutivas. Devido à falta dessas características, os peixes cartilaginosos como o tubarão seriam formas muito primitivas.
Eles apresentam simetria bilateral, o corpo é segmentado, as suas extremidades são articuladas, além de contarem com um exoesqueleto quitinoso e resistente, que lhes confere proteção. Esses animais estão classificados em cinco grupos: insetos, crustáceos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes.
Além dessa característica, podemos destacar as pernas articuladas, fundamentais para a locomoção e obtenção de alimento, e o corpo segmentado. Tradicionalmente, costumamos dividir os artrópodes em cinco grupos: insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes.
Estes foram um dos primeiros a apresentar sistema digestivo completo, ou seja, possuem boca, cavidade digestória e ânus. Contudo, a serpente-do-mar, representante de uma das 5 classes, ainda possui o sistema incompleto, um resquício evolutivo!
1) (UFRGS) São características diferenciais e exclusivas dos cordados presentes pelo menos nas primeiras fases do desenvolvimento: a) simetria bilateral, corpo segmentado e notocorda. ... d) tubo nervoso dorsal, notocorda e fendas branquiais.
Os cordados se dividem em protocordados, os cordados mais primitivos, destituído de coluna vertebral e caixa craniana e os eucordados, mais evoluídos, pois, além de apresentarem coluna vertebral têm crânio com encéfalo.
Os mamíferos possuem características exclusivas, como a presença de glândulas mamárias e do músculo respiratório diafragma, entre outras.
Das características abaixo, aquela que não é comum a todos os Chordatas é: a) fendas branquiais. ... Todos os cordados apresentam fendas branquiais, tubo nervoso dorsal, notocorda e celoma, entretanto, a respiração apresenta-se variada, com indivíduos com respiração pulmonar, branquial e cutânea.
Não possuem coração. Os anfioxos são animais de sexos separados, com fecundação externa. Eles passam por um estágio larval plantônico, após o qual se assentam no substrato e sofrem metamorfose, dando origem ao adulto.
Uma explicação para o sucesso dessa classe está na presença de algumas características como olhos compostos – que garantem a formação de uma imagem mais completa, assim como a presença de asas que permitiram a colonização de diversos ambientes e também a metamorfose, uma transformação que permitiu a adaptação máxima ao ...
A independência da água fez com que os artrópodes ocupassem outros nichos que ainda não tinham sido explorados. O desenvolvimento de apêndices articulados também foi importante para o sucesso evolutivo desses animais. ... Dessa forma, os artrópodes poderiam se locomover melhor e alcançar diferentes ambientes.
→ Decomposição de matéria orgânica: algumas larvas de insetos se alimentam de matéria orgânica em decomposição, ou seja, de cadáveres de animais e de plantas. Isso contribui muito para o meio ambiente, pois faz a reciclagem de nutrientes necessários ao metabolismo de todo ser vivo, seja ele animal ou vegetal.
Em crustáceos, a respiração é branquial, ou seja, através de projeções chamadas de brânquias, o oxigênio presente na água é capturado. A classe dos insetos, por outro lado, apresenta respiração traqueal, na qual o corpo do inseto possui uma pequena abertura chamada espiráculo, por onde ocorrem as trocas gasosas.
Qual o orixá que traz prosperidade?
Pode fazer drenagem depois de aplicar enzima?
Quem usa ácido pode fazer limpeza de pele?
É possível engravidar com FSH baixo?
Qual a penalidade para quem falsifica uma assinatura?
O que uma pessoa cardíaca não pode comer?
Qual é a diferença entre capitalismo e comunismo?
Como resetar iPhone com os botões?
Qual é o adjetivo derivado de carinho?
Qual a melhor vitamina para concentração?
O que é uma resenha é uma sinopse?
Para que serve o ventilador do forno?
O esqueleto humamo tem duas funcoes quais sao?
Como fazer parar de chover para sempre no Minecraft?
Como colocar a seta de voltar no Motorola g7?
Qual a diferença entre código aberto e fechado?